Querido, se não quiser que meus nervos entrem em colapso, siga esses passos

Ele sabe como fazer. Quando um homem ama você de verdade, ele faz com que qualquer raiva seja dissipada.

Fernanda Gonzales Casafús

Ah, vida em casal! Acordar ao lado dele com os raios de sol batendo em seu rosto e uma brisa suave entrando pela janela, em uma perfeita manhã de primavera. Não, espera! O que a toalha está fazendo no chão? Querido, por que você deixou o cachorro subir na cama, se ainda não o
demos banho nele? Acho que vou entrar em colapso!

Se essa situação soa muito familiar para você, continue lendo.

Você está feliz em um relacionamento, planejando ter filhos, ou já tem um, dois ou três. Você tem a família que sempre quis, mas às vezes fica a ponto de explodir, pois parece que está falando mandarim quando tenta se comunicar.

Um… dois… três… Ommm!

Suspiro, deixo para lá. Mais uma vez, respiro fundo e expiro. Agora sim, estou mais calma e vou perguntar a ele, com o meu melhor sorriso, por que colocou o casaco vermelho em nosso filho para ir à escola, e por que se esqueceu do nosso encontro na sexta-feira e convidou os avós para jantar.

Ele me olha um tanto confuso. Bem, realmente atordoado, “O que foi que eu fiz desta vez?!”, deve estar pensando. Ele fica surpreso quando, em vez de criticar, explico-lhe novamente, com toda parcimônia e calma, que este período do mês permite que ele não entenda bem a minha mensagem.

Advertisement

Então, eu pego um lápis e papel

Quero, primeiramente, dizer a ele que o amo e que adoro viver com ele, com seus erros e acertos. E que agradeço pela infinita paciência que tem para comigo (sim, como quase toda mãe e esposa, costumo ser meio intensa quando as coisas não saem do meu jeito).

Também quero dizer-lhes que a vida de casal merece uma renovação constante dos votos, estar em sintonia e ajudar-se mutuamente. Quero dizer que preciso que você me escute e entenda que, agora, nossos filhos estão crescendo, as necessidades da família estão mudando.

E como não há nada melhor do que nos comunicarmos e dizer-nos as coisas da melhor maneira, resolvo fazer uma lista, para que meu marido descubra quais são essas coisas que tiram a mim – e a maioria das mulheres – do sério e atentam contra uma convivência harmoniosa.

Mas que ele saiba, também, que tem características maravilhosas que o tornam especial, e que muitas vezes é ele quem consegue acalmar minha ansiedade e meus nervos.

Querido, quando não quiser que meus nervos entrem em colapso, você deve entrar em ação

1. Abrace-me quando eu menos merecer

Será quando eu mais precisar. Nesses dias em que fico muito nervosa, ou nada parece me agradar, um abraço seu resolve tudo. Sim, ainda vou lhe pedir que não se esqueça de levar o cachorro para passear ou que lave a louça, mas agora que você me abraça, minhas palavras serão tão suaves quanto uma pluma.

Advertisement

2. Ria comigo, ou de mim, não importa

Não há nada que faça uma mulher se apaixonar mais do que senso de humor. Eu amo quando você ri e me provoca quando eu repreendo você. Você segura as minhas mãos e me acalma completamente. Eu continuo “rosnando”, mas, aos poucos, começo a rir também. Se há uma coisa que fez com que me apaixonasse é o fato de você ser tão engraçado. E quando estou prestes a entrar em colapso, é bom para mim que você seja meu palhaço.

3. Surpreenda-me

Vamos, você sempre soube fazer isso muito bem. Mostre-me que você ainda é aquele menino galanteador que queria me surpreender. Adoro quando, após um dia enlouquecedor, sem dizer nada, você cuida das crianças e me deixa ir para a cama primeiro.

4. Encarregue-se das janelas e vidraças

A casa é grande, é impossível limpá-la em um dia. Eu fico louca quando chega na parte das vidraças. Mas aí está você, pronto para deixar as janelas impecáveis. E essa, certamente, é outra forma de me surpreender.

5. Faça elogios a mim, mesmo quando estou com uma cara rabugenta

Lembro-me, algum tempo depois de dar à luz nosso segundo filho, de me senti tão feia que não quis me olhar no espelho. Nada me servia e comecei a chorar silenciosamente porque meus hormônios estavam tão perturbados quanto minha vida. Seus elogios repletos de amor acalmavam minhas inseguranças.

6. Lembre-se de meus pedidos

Este é um pedido de todas as mulheres do mundo. Se você sabe que vai esquecer, escreva. Mas, por favor, não me faça repetir as coisas tantas vezes. Obrigada, amor.

Advertisement

7. Continue deixando roupas dobradas no cesto de roupa suja

Você é o único espécime humano nesta terra que deixa roupas dobradas no cesto de roupa suja. Quando penso em tudo o que tenho que fazer, e na quantidade enorme de roupa que há para lavar, lembro-me disso e fico bem. Simplesmente alegra o meu dia.

8. Continue se mostrando tão satisfeito com o jantar (mesmo que seja comida requentada)

Não tive tempo de preparar o jantar que esperava. Você sabe muito bem que isso me deixa de mau humor. Sem falar que o escondidinho de carne moída não estava do jeito que eu queria. E aí está você, com aquela cara de quem está comendo um prato do melhor restaurante gourmet do mundo. Você é simplesmente único!

9. Não deixe de me dizer o quanto é apaixonado por mim

Apesar dos momentos de tensão, das brigas e divergências que surgem entre nós, sei que guarda em seu coração um amor profundo por mim, assim como eu por você. E é isso que sempre nos salva.

Você, querido, é quem me resgata quando estou a ponto de entrar em colapso. E apesar de muitas vezes ser você mesmo ou suas ações que me deixam louca, você sabe muito bem como se redimir e nos fazer seguir em frente, juntos. Sempre lutando e progredindo lado a lado.

Traduzido e adaptado por Erika Strasburger, do original Cariño, si no quieres que colapse de los nervios, sigue estos pasos

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Fernanda Gonzales Casafús

Fernanda Gonzalez Casafús é argentina, mãe e formada em jornalismo. Ama os animais, daçar, ler e a vida em família. Escrever sobre a família e a maternidade se tornou sua paixão.