Querido, não tente entender-me, apenas compreenda-me

Conheça as coisas que toda esposa deseja dizer a seu marido, sem rodeios e com o coração em cada palavra.

Adriana Acosta Bujan

“Mas, o que você tem? O que há de errado com você? Por que essa cara? Vai começar a se sentir mal de novo! Não entendo porque você é assim, se lhe dou tudo!”

Estes questionamentos e afirmações, eram ditas pelo seu marido sempre que chegava em casa. Embora desejasse ocultá-lo, refletia tristeza em seu olhar, em seu semblante apagado e em seus ânimos decaídos.

O casal começou a ter mais de uma discussão por dia; ela argumentava que estava feliz e dizia que não tinha nada errado, inclusive pediu ao seu marido que a deixasse sozinha para poder pensar. Nunca entraram em um acordo, já que os dois não sabiam controlar suas emoções; em algumas ocasiões, disseram-se coisas que feriram gravemente seus corações e alma.

Como era lógico, o casamento não durou muito tempo, os dois decidiram separar-se por uns meses, para poder pensar com clareza. Entre lágrimas, desolação, angústia e tristeza, ela começou a escrever uma carta a seu esposo; naqueles momentos, não sabia se algum dia iria ter a força de entregá-la; no entanto, a escreveu.

Dois mundos diferentes com um só coração

Querido esposo:

Meu coração deseja expressar o que sente neste momento. Nunca imaginei que nossa relação terminaria assim, já que continuo amando-o com toda minha alma, como naquele dia de verão em que nos conhecemos. Agora que sinto a sua ausência e sinto falta do seu cheiro na minha cama, aprendi que ambos cometemos erros que podem ser corrigidos, se você apenas me compreendesse sem necessidade de me entender.

Advertisement

Somos dois mundos distintos, cada qual pensa diferente, atuamos e nos comportamos conforme cremos ser o correto; fomos egoístas, egocêntricos e orgulhosos. Muitas vezes nós dois tentávamos mudar um ao outro, sem respeitar nossa essência e individualidade, aquela que nos faz ser únicos e especiais diante do mundo.

Só peço que tente me entender; embora sejamos opostos e suas ideias se contraponham às minhas, acredito que podemos chegar a um equilíbrio para recuperar o amor que sentimos e nossa maravilhosa relação.

O grande desejo oculto das mulheres

Vivi essa história que acabei de contar brevemente muito de perto, já que a protagonista era uma querida amiga. Sem medo de errar, sei que muitos casamentos passam por dificuldades, já que as relações não são simples, sempre existirão diferentes ideologias, pensamentos, costumes ou hábitos, que incomodem o casal em questão.

Assim como explica o autor do livro “Os homens são de marte, e as mulheres são de vênus“, John Gray, quando diz que os homens e as mulheres não só se comunicam de forma diferente, mas pensam, sentem, percebem, reagem, respondem, amam, necessitam e valorizam diferente. Mas quando conseguem aceitar as diferenças, o amor florescerá de novo.

O que, nós mulheres, esperamos de nosso parceiro?

1 Não me questione, apenas me ame

Às vezes, desconhecemos a origem de nossas reações e sentimentos; pode ser que estejamos completamente felizes por apenas viver o presente, e outras vezes, muito tristes. Quando os questionamentos invadem nossos ouvidos, simplesmente chegamos a nos confundir; inclusive, para evitar conflitos dizemos que nada está acontecendo.

Advertisement

No entanto, dentro de nosso ser, existe esse desejo de querer explicar, com riqueza de detalhes, o que pensamos, mas algo nos impede de fazê-lo, já que a falta de atenção ou as respostas imediatas, vão diminuindo as vontades de encontrar certa empatia.

Ame-me! Assim como sou, com minhas mudanças de humor; recorde que talvez a causa são os hormônios, a monotonia ou o cansaço que às vezes me fazem ser um tanto complicada.

2 Não resolva meus conflitos, deixe-me fazê-lo

É de valorizar quando um marido tenta resolver qualquer problema que sua esposa esteja experimentando, como se fosse um herói inato. Ao fazê-lo, porém, a grande capacidade que as mulheres têm para tomarem decisões por si próprias e para resolverem os conflitos diminui sua importância.

É válido sentir o apoio e orientação incondicional; é disso que se trata o amor no casamento, mas é fundamental que o seu marido compreenda que todas as pessoas são seres individuais, que pensam e percebem diferente. Por isso, há que dar liberdade de opinião e de expressão.

Querido esposo, ao contar a você meus problemas, não busco soluções, só desejo encontrar um abraço, um beijo, uma demonstração de amor, permita-me fazê-lo!

Advertisement

3 Não procure me culpar, aceite os seus erros

Talvez, qualquer um sinta um grande alívio na alma quando se encontra um culpado. Mas na relação matrimonial, isso não funciona. Deve-se compreender que os dois são uma equipe e que trabalham para satisfazer suas necessidades para ter um bem-estar comum. É válido, por vezes, errar ao tomar decisões erradas, mas neste caso, cada um terá de assumir parte da sua responsabilidade.

Esposo, desejo que me dê razão quando eu tiver e escute com atenção quando quero expressar minhas ideias para solucionar os conflitos. Aceite os seus próprios erros e vamos continuar a aprender as lições da vida juntos.

4 Preciso da sua ajuda mais do que nunca

É de compreender que os homens se dediquem cem por cento ao trabalho, já que muitas vezes eles têm quase toda a responsabilidade econômica para sustentar a sua família. Atualmente, porém, algumas mulheres veem-se na necessidade de trabalhar e de contribuir para a economia familiar.

Hoje em dia, as mulheres trabalham, criam os filhos, cuidam do marido, realizam milhares de tarefas domésticas (preparar a comida, limpar, lavar a roupa etc.); por isso é importante a participação do marido para que esse fardo de responsabilidades e obrigações seja aliviado.

Querido esposo, reconheço e valorizo seu grande esforço em trazer dinheiro para casa, já que é parte de nossa estabilidade; mas quero dizer-lhe que preciso de você mais do que nunca, já que muitas vezes o cansaço me derruba. Nossos filhos precisam de você, do seu tempo e amor, lembre-se de colocar sua família como sua única prioridade.

Advertisement

Não tente me entender, apenas me ame como sou, aceite os meus defeitos e fraquezas e valorize as minhas virtudes; somos uma equipe, ambos temos os mesmos objetivos e sonhos. Vamos lutar juntos e desfrutar nosso grande amor!

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Querido, no intentes entenderme, solo compréndeme

Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.