Querido marido, se nosso casamento não é o que você esperava, quero lhe dizer uma coisa

Carta aberta a todos os maridos que sentem seu casamento ruindo.

Fernanda Gonzales Casafús

Ninguém disse que seria fácil. Quando nos casamos, temos esperança e convicção de que tudo vai ser como almejamos. Mas, então, descobrimos que precisamos lidar com nossas próprias frustrações e decepções. Mesmo se nos amarmos, mesmo se dermos nossas vidas pelo amor que sentimos.

As taxas de divórcio têm crescido a nível mundial. Mesmo assim, ainda há casais que apostam no amor. Estou convencida de que é o amor que move o mundo, em sua energia mais primitiva; e ainda que muitos anos de casamento transcorram e muitos casais sintam que seu relacionamento está desgastado, tudo pode ser resolvido quando há amor.  Não é utopia, chamamos isso de fé.

Querido marido, tenho algo a lhe dizer

Às vezes, somos um casal de pombinhos. Outras vezes, somos como cão e gato. Em um momento, dizemos coisas doces um ao outro, carregadas de otimismo. Em outro, mergulhamos no hermetismo mais sepulcral.

Estou preocupada com seu silêncio, embora tenha aprendido a entendê-lo, pois a sua biologia marca seu raciocínio. Também me casei com você pensando que nada daquilo que nos diziam iria acontecer. E aqui estamos nós, lutando contra o vento e a maré, às vezes; e alimentando-nos de todo o amor que sentimos, noutras.

Nesse sobe e desce de emoções, que é o casamento, há algo que devemos fazer

Eu te amo. Entendo você e lamento muito que, às vezes, você se sinta um pouco decepcionado. Mas, quer saber? Às vezes, também me sinto assim. E se o nosso casamento não é o que você esperava, talvez seja porque não estamos contribuindo o suficiente, de ambas as partes.

Advertisement

Precisamos escutar um ao outro, ser honestos e entender o que está acontecendo conosco. O turbilhão da vida cotidiana, a presença de nossos amados filhos e a corrida vertiginosa em direção a nossos objetivos estão prejudicando nosso relacionamento.

Mas, aqui estamos, e estou pronta para me desculpar por tudo o que lhe causou raiva. Mas, também, tenho a missão de lhe informar o que necessito para me sentir bem e ser feliz. E como eu sei que você me ama, quando você me vir feliz, nós dois ficaremos felizes, e as coisas vão mudar radicalmente.

Há várias coisas que você pode fazer, como marido, se realmente deseja que nosso casamento seja essa nuvem de algodão que você esperava. Vou fazer a minha parte, pois não quero que a decepção se apodere de nós; mas, sim, que nosso relacionamento se fortaleça diariamente.

Escute-me

Como você espera não se sentir frustrado, se nem sempre me ouve? As mulheres precisam ser ouvidas. Nem sempre eu lhe conto algum problema pensando em ter sua ajuda para resolvê-lo. Não. Na verdade, só quero que você me escute e tente me compreender.

Ouça-me e preste atenção no que eu digo. Quando você perceber que estamos nos comunicando melhor, verá como a parte “bonita” do casamento começará a fluir.

Advertisement

Deixe-me chorar

Eu preciso chorar de vez em quando. E não me diga que nada se resolve chorando. Sim, minhas emoções são resolvidas, eu descarrego meus sentimentos e, depois, me sinto bem melhor. Coloque sua mão no meu ombro, isso é muito bom.

Deixe-me chorar e me livrar desse peso que me aflige. Se ficar ao meu lado nesses momentos, nós nos tornaremos ainda mais unidos, e iremos constatar que, quando passamos por alguma dor juntos, ela é minimizada.

Não descarregue suas frustrações sobre mim

Eu posso lhe fazer companhia, ajudá-lo a pensar, resolver suas ideias. Mas, definitivamente, nenhum de nós será feliz se você descarregar suas frustrações sobre mim. Eu não consigo suportar tanto peso sobre meus ombros por muito tempo, e se o fizer, nosso casamento poderá desmoronar.

Mas, pode confiar, pois estarei aqui sempre que precisar de ajuda, quando as frustrações e o estresse se apoderarem de você. Posso lhe fazer companhia e minimizar a sua raiva, mas não posso ser um saco onde você deposita seus resíduos, pois quando o saco fica cheio, ele começa a transbordar.

Nosso casamento será tudo aquilo que desejamos quando você entender que somos a sustentação do mesmo pilar, que é a nossa família.

Advertisement

Faça um esforço e me diga

O silêncio é seu parceiro, e aprendi a respeitá-lo. Mas, como você pode ficar decepcionado, se eu nem sequer sei o que está acontecendo com você? Faça um esforço e me diga. Pode ser agora, ou mais tarde, mas converse comigo! E vamos deixar bem claro sobre quais coisas devemos conversar.

Nosso casamento pode melhorar, dia após dia, se fizermos um esforço para compreender, escutar e validar nossas opiniões. Você não acha?

Se não gosta do meu rosto zangado, fale gentilmente comigo 

Não quero ser uma esposa amarga, que não se maravilha com mais nada. Não quero ficar irritada. Mas, não fira os meus sentimentos. Quero que fale gentilmente comigo, como quando éramos namorados. Ainda sou aquela garota de bochechas rosadas que morre por seu amor, pode acreditar. Você apenas precisa, através de suas doces palavras, fazê-la emergir. Eu sei que consegue fazer isso.

Se não quer ouvir sermões, abrace-me

Eu sei que você não gosta dos meus sermões. Os desafios não são engraçados para ninguém. Mas, pode acreditar, na maioria das vezes que dou um sermão, fico esperando que você me diga “venha aqui”, me dê um abraço e me faça sorrir. E assim, poderemos nos entender muito melhor. Pois seu sorriso é irresistível e seu bom humor me convida a dizer as cosias de maneira melhor.

Busque o brilho em meus olhos

Qual foi a última vez que você viu aquele brilho em meu olhar? Busque-o diariamente. Preocupe-se quando não conseguir encontrá-lo. E trabalhe para recuperá-lo, se for necessário.

Advertisement

Quando o vejo feliz, eu também fico feliz. E o círculo é realimentado, pois, se nós dois estivermos felizes, não podemos dizer que esse casamento não era o que esperávamos.

Vamos trabalhar juntos por isso. Vamos fazer dele um círculo indestrutível. Vamos fazer desse amor o que sempre sonhamos. Vamos dar tudo de nós para que você e eu possamos seguir avante, apesar das adversidades.

Imagine que isso aconteça sempre, e seremos invencíveis.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Querido esposo, si el matrimonio no es lo que esperabas, quiero decirte algo

Toma un momento para compartir ...

Fernanda Gonzales Casafús

Fernanda Gonzalez Casafús é argentina, mãe e formada em jornalismo. Ama os animais, daçar, ler e a vida em família. Escrever sobre a família e a maternidade se tornou sua paixão.