Quando você sabe o que quer, o universo conspira para que consiga

Alcançar seus objetivos e metas requer vontade e confiança em si mesmo.

Erika Otero Romero

Você sabe o que realmente quer na sua vida? Pode ser que queiramos muitas coisas ao longo de nossas vidas; e mais, creio que, com cada idade, chega um novo objetivo. No entanto, estou certa de que todos temos esse objetivo “top”, aquele que não muda apesar do tempo.

No meu caso, descobri aos 14 anos a que desejava dedicar minha vida adulta. Por várias razões, esse objetivo foi adiado para um ponto onde se tornou impossível, aos meus olhos.

Os anos passaram e nunca deixei de sonhar com o que queria ser. Por vezes, parecia que o sonho se desvanecia, mas cada vez mais ressurgia com mais força.

Foram necessários muitos anos para que esse sonho se tornasse realidade. Um dia, que eu estava sem nada para fazer, entrei em uma rede social. Alguém oferecia uma oportunidade para escrever – sim, esse era meu sonho, ser escritora – e me arrisquei. No dia seguinte, mandei três textos, admito que não de boa qualidade, mas fui aceita.

Hoje, depois de quase 9 anos, posso recordar a felicidade que senti no dia em que vi meu primeiro texto publicado. Saber que centenas de pessoas estavam lendo algo que eu tinha criado encheu-me de forças para continuar a melhorar a cada dia.

Advertisement

Foi curioso, pois, no início, pensei que não fosse remunerado. Não dei muita importância, pois queria aprender. Apesar disso, depois de três meses escrevendo e aprendendo, informaram-me que pagavam, então recebi meu primeiro pagamento. Não foi muito, mas para mim era inestimável.

Hoje continuo escrevendo, melhorando, aprendendo e dando o melhor de mim naquilo que sempre quis fazer.

“O que se vê com a mente, toca-se com as mãos”

Essa frase está na minha tela de bloqueio do celular. Por várias coisas que aconteceram em minha vida, hoje estou segura de que coincidências não existem.

Consegui um dos melhores trabalhos que tive sem estar procurando. Na verdade, havia meses que eu sonhava com o emprego ideal. Eu tinha sido demitida de um emprego extremamente estressante que durou sete meses, e embora não estivesse procurando emprego, desejava um.

Veio por intermédio de uma colega de faculdade, que me deu a oportunidade de explorar uma área desconhecida. Embora o contrato com aquela empresa tenha durado apenas sete meses, aprendi muito.

Advertisement

Posso dizer que algo similar aconteceu com o emprego que tenho agora. Desejava e sonhava poder trabalhar e ganhar a vida com minha paixão. Tempo depois, consegui. Eu acho que, se eu tivesse me preparado profissionalmente na área que eu gostava, minha situação atual seria muito mais favorável.

Prepare-se para realizar seu sonho

Várias vezes, alguns jovens se aproximaram de mim para perguntar o que deveriam fazer em relação à sua profissão; eu sempre os aconselhei com base em minha experiência.

Tenho certeza de que, se alguém trabalhar naquilo que deseja muito, terá sucesso. E acontecerá o contrário se optar por seguir os conselhos e exigências de terceiros.

No meu caso, nunca quis estudar psicologia; eu gostava – na verdade, ainda gosto – mas nunca como profissão. Por causa disso, suponho que seja daí que vem meu fracasso como profissional em psicologia. Os caminhos nesta área nunca foram fáceis para mim. Acontece o oposto quando o assunto é escrever. Agora, consigo conciliar minha paixão com a minha carreira e, sinceramente, sinto-me muito feliz por poder fazer isto. Com base nisso, meu conselho é: se você sabe o que lhe apaixona, dedique-se a isso.

O que quer que você queira fazer para ganhar a vida, deve preparar-se e concentrar-se. Acredite, quando se concentra no que sonha e se prepara, as oportunidades chegam às vezes sem ser procuradas.

Advertisement

O que posso confirmar é que, quanto mais preparado estiver, mais depressa as coisas acontecem. É uma questão de estudar, praticar, aprender e ler muito sobre o que o interessa.

Não importa se você já tem uma carreira profissional, você pode combinar as duas coisas. Se ambas são opostas, escolha uma e vá em frente.

O caminho não será fácil

É possível que encontre pressão e muitos obstáculos para que desista de seus sonhos. Quase sempre acontece que, quando se vai pelo caminho desejado, há muita oposição. Às vezes, está nas pessoas que mais amamos; mas não se dê por vencido. Talvez elas pensem que você vai sofrer ou não é o que deveria fazer.

Se aprendi algo, é que não podemos viver a vida que outros escolhem para nós; esse é o caminho mais certeiro à infelicidade. Seus pais ou avós não podem nem têm direito de dirigir sua vida; eles já tiveram a vida deles e fizeram o que acreditavam ser correto.

Se for o seu caso, você pode mostrar a eles com fatos que os seus objetivos não são absurdos. Tenho milhares de exemplos disso, se apenas digitar os nomes de alguns famosos, você encontrará vários exemplos.

Advertisement

Garanto-lhe que a pressão e a crítica vão ser árduas. Você deve saber que não durará mais do que o tempo necessário para se tornar forte e aprender. Às vezes vai estar sozinho, a sua família também pode distanciar-se de você; não tema, pois não ficará só por muito tempo.

Confie em si e no que sente que deve fazer para ser feliz. Desde que não magoe ninguém e faça as coisas como deve ser, vai correr tudo bem.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Cuando sabes lo que quieres, el universo conspira para que lo logres

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.