Quando seu único apoio é crer em Deus

Quando estiver sozinho e se sentir derrotado, volte-se para Deus, que é o único melhor amigo com quem você pode contar durante toda a sua vida.

Erika Otero Romero

Todos nós já passamos por momentos desagradáveis, mas se há uma coisa que sei por experiência própria é que alguns são mais horríveis que outros.

Meu pior momento foi vivido quando morei no exterior. Morei de favor numa casa onde, no final da minha estadia, já era óbvio que não me queriam lá. Meses antes, a única pessoa em quem eu confiava e por quem emigrei havia falhado terrivelmente comigo. Eu estava sozinha, sem emprego, e alguém que me odiava muito havia falado várias calúnias contra mim.

Tempo atrás, tive que aguentar muitas mentiras e fofocas a meu respeito. Talvez isso não me tenha afetado muito naquele momento porque eu tinha minha minha família ao meu lado. Situação diferente foi estar sozinha e em meio a comentários tão perversos; isso me afetou terrivelmente. 

Devido a isso, a depressão se apoderou de mim. Eu chorava e dormia dia e noite. Quase não saía de casa e ia a pé para qualquer lugar até tarde da noite.

Meu único refúgio e conforto

Para dizer a verdade, eu não estava tão sozinha. Havia pessoas que sabiam a verdade sobre mim e me apoiavam. Elas não me deixavam sozinha, mas me sentia tão perdida que não conseguia encontrar consolo.

Advertisement

Naquela época, eu fazia parte de uma congregação religiosa. Então, eu ia com frequência ao templo principal localizado na cidade onde eu morava. Ali passava longas horas do dia refletindo sobre minha vida, orando e caminhando, pedindo ajuda a Deus.

Lembro-me de estar deitada na grama do imenso jardim daquele templo. Eu passava horas deitada olhando para o céu enquanto perguntava em que eu havia errado.

Minhas lágrimas rolaram pelo meu rosto enquanto eu desabafava. Lembro-me de ter recebido respostas que me permitiram ver a verdade do que eu estava vivendo naqueles momentos. Minutos depois, parei de me sentir sozinha e angustiada.

Foi assim que soube que, sempre que precisasse de ajuda, Ele estaria ao meu lado, não importa onde eu estivesse.

“Conversar com Deus” foi o que me manteve de pé e sã durante aqueles meses difíceis de solidão e angústia. O que me aproximou Dele e me ajudou a ter mais fé foi saber que Ele me ouvia, não importava a hora, o momento ou o lugar.

Advertisement

Como você pode saber se obteve respostas às suas orações?

Foi algo que aprendi à base de muito tentativa e erro.

Você sempre pode orar, seja qual for sua situação emocional, alegria e dor, até raiva. A oração, mais do que pedir ajuda, é fonte de alívio e conforto. O melhor é que essa dádiva está disponível para todas as pessoas que precisam se sentir amadas.

Claro que você também pode orar pedindo ajuda, orientação e até mesmo milagres. O importante é nunca se esquecer de que esta é a forma de se comunicar com Deus e é algo que não deve ser subestimado.

Agora, você saberá que Deus ouviu sua oração quando sentir paz e tranquilidade. Sim, esses sentimentos substituirão a angústia e a tristeza que dominaram você. Além disso, você se sentirá amado e não se sentirá sozinho.

Outro aspecto interessante é que você se sentirá inspirado a agir de forma correta e justa. Deus é um ser de luz e amor; então, se você sentir vontade de se vingar e a paz lhe invadir; esses sentimentos sairão de seu coração e o desejo de vingança não estará mais em sua vida.

Advertisement

Sentimentos e pensamentos ruins não vêm de Deus

Cuidado! Sentimentos, pensamentos e ações negativas (raiva, vingança, ódio) não são a resposta a uma oração dirigida a Deus.

Deus não vai lhe responder: “fale mal de fulano porque ele merece pelo que fez com você”. Não, isso não vai acontecer. Isso é coisa do ego ou do inimigo.

Além disso, não use a oração para pedir que algo ruim aconteça com seus inimigos. Se for para escolher o mal, que escolham fazer sozinhos. O mesmo se aplica às boas ações. Seja como for, o bem e o mal vão sempre continuar sendo uma escolha humana.

De qualquer forma, orar a Deus por vingança é perder tempo pedindo a Ele que faça o trabalho sujo que os outros não querem fazer.

Algo que você também precisa saber é que toda ação negativa tem uma consequência negativa. É totalmente incoerente esperar que coisas boas nos aconteçam quando só fizemos coisas ruins.

Advertisement

Sim, às vezes coisas ruins acontecem com pessoas boas, mas essas são lições de vida. Você absorve o que precisa aprender, age corretamente e segue em frente.

Você faz o seu trabalho de viver da maneira mais gentil e nobre possível, e deixe a vida fazer a parte dela.

Lembre-se então de orar sempre, todos os dias, independentemente de como está se sentindo. Peça uma vez, mas não se esqueça de agradecer. Você terá mais bênçãos se souber demonstrar humildade.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger do original Cuando tu único apoyo es creer en Dios

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.