Casamento
    Filhos
    Superação
    Saúde

Quando o pai tem ciúme dos filhos: 3 soluções para resolver a situação

É importante compreender o que pode estar acontecendo com o esposo que tem ciúme dos filhos, vendo-os como concorrentes.

Suely Buriasco

A maternidade exige grandes esforços para a mulher; manter tudo funcionando harmonicamente no lar e, muitas vezes, fora dele na profissão que exerce. Pior acontece quando o marido se ressente do tempo que a esposa dedica-se às crianças. Se isso tem acontecido com você, deixando-a indignada, calma, por incrível que pareça essa situação se repete em muitos lares.

Ciúme dos filhos

Não são poucos os pais que sentem ciúme do tempo que a esposa dedica aos filhos. Eles costumam se sentir desprestigiados, acreditando que a esposa já não se importa mais com eles. Dessa forma, esses pais se incomodam com tudo o que a esposa faz, criando situações que visam chamar a atenção da esposa para si. Nesses casos é comum que a mulher se sinta sobrecarregada e passe a atendê-lo com crescente irritação, assim um ciclo vicioso se estabelece e os conflitos se ampliam.

Baixa autoestima e imaturidade

Homens que sentem ciúme da esposa com os próprios filhos demonstram grande insegurança. Com baixa autoestima não se sentem amados e, inconscientemente, veem os filhos como concorrentes. Esse tipo de comportamento também pode surgir em homens imaturos que acreditam que devem ter o mesmo tratamento que os filhos. Pensar que o marido não entende o quanto você se desdobra para dar conta de todas as suas funções é muito perturbador. Melhor mesmo é pensar nisso como sendo uma grande dificuldade dele e essa é, quase sempre, a realidade. É importante que a esposa compreenda que, nesses casos, as atitudes do marido não se baseiam na oposição aos filhos, tampouco na intenção de sobrecarregá-la. O que ocorre é que ele enfrenta grande dificuldade com ele mesmo, com seus próprios dramas e, quem sabe, traumas.

E então, como agir?

Claro que as dificuldades são muitas e, portanto, toda paciência é bem-vinda. Pensemos em como facilitar seu caminho:

1- Converse francamente

A primeira medida é conversar afetuosamente com seu esposo, procurando fazê-lo entender que ele precisa assumir seu papel de pai e, portanto, deixar de se portar como irmão das crianças. É importante que você manifeste suas dificuldades com muito tato para que ele não se sinta humilhado e aumente seu sentimento de rejeição. É necessário sinceridade, mas com muito cuidado e afetividade.

Advertisement

2- Faça uma autoanálise

Mães costumam ter tendência a se envolver com os filhos o tempo todo. O apego exagerado é muito danoso para toda a família. Analise se não existe realmente uma razão para que seu marido se sinta rejeitado. Dividir melhor o seu tempo pode ser a solução para as carências dele e para o ajuste na relação de vocês. É importante também que ele se sinta parte ativa da família; quem sabe você não pede amigavelmente para ele assumir algumas tarefas junto às crianças?

3- Valorize seu marido

O pai de seus filhos é, antes de tudo, o homem que você elegeu para compartilhar a sua vida e ele está precisando ter certeza disso. Então pense em formas de fazer com que ele se sinta prestigiado; mostre o quanto ele é importante na sua vida, demonstre seu amor.

Com muito carinho e compreensão você pode mudar essa situação e fazer com que seu marido se sinta mais seguro e feliz por partilhar da sua vida e, claro, da família de vocês. Vale muito a pena, não acha?

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.

Advertisement

Ideias de presentes para o Dia das Mães que vão encantar a sua

6 tradições antigas que deveríamos resgatar para sermos mais felizes

Ataque às escolas e videogames, a relação que não se confirma

Pequenos detalhes, grandes resultados

Pressão arterial: 15 maneiras naturais de controlá-la

4 problemas comuns na adolescência

Como influencia o mês de seu nascimento em sua personalidade e temperamento, segundo a ciência

Constipação: 10 remédios naturais para tratar

O déficit de atenção de uma criança pode estar relacionado à idade da mãe, segundo um estudo

3 maneiras de fazer bullying com seus filhos

Los Artículos Más Buscados

  1. 240 nomes COMPOSTOS – clássicos e modernos – para meninos e meninas
  2. 30 dinâmicas e brincadeiras para crianças e jovens
  3. 6 remédios que podem lhe matar (você tem eles dentro de sua casa)
  4. 11 brincadeiras para divertir os adolescentes
  5. Desafio dos 40 dias: Casamento à Prova de Fogo
  6. 8 coisas que os homens SÓ fazem com a mulher que amam
  7. 5 sinais de que seu marido não lhe ama mais
  8. 7 métodos supereficazes e caseiros para saber se você está grávida agora, sem gastar dinheiro em um teste
  9. Dor na região do útero: 5 sinais de que algo não vai bem
  10. Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis
Advertisement
Facebook
Seguir
18,235,315
Twitter
Seguir
3,881,246
Pinterest
Seguir
491,879
Instagram
Seguir
52,600
YouTube
Seguir
35,503
RSS Patrocinadores Términos de uso Privacidad Não Vender Meus Dados Diretrizes da Comunidade Patrocinadores Anuncie PKV DominoQQ BandarQQ Judi Bola

Familia.com.br não fornece aconselhamento financeiro, legal ou médico. Por favor, consulte um profissional. Veja informações adicionais

© 2025 Copyright Familia. Todos os direitos reservados

Close Ad
pkv games slot88 dominoqq pgsoft slot pulsa slot hoki slot demo bandarqq togel hk sbobet88 mpo slot idn slot bocoran admin jarwo togel singapore online bandarqq pkv games jam hoki main slot poker online dominoqq pgsoft slot77 mix parlay judi online pkv games pkv games slot deposit pulsa tanpa potongan pkv games hk