Quando é necessário dar um basta em seu relacionamento 

Há atitudes em um relacionamento que nos fazem pensar se continuar nele está sendo bom para nossa felicidade e dignidade, ou se é hora dar um basta. 

Denhi Chaney

É bem verdade que ninguém é perfeito e que não podemos esperar tanta perfeição de nossos maridos, quando nós mesmas não somos perfeitas.  No entanto, também é verdade que há erros e erros. Muitos deles são mais fáceis de perdoar, como quando se esquece algo importante, algo é dito sem a intenção de magoar, entre tantas outras coisas que acontecem em qualquer relacionamento. Este artigo não fala de problemas “normais”, por assim dizer, e que exigem que se engula o orgulho e perdoe. Fala daquelas ações que são, até certo ponto, abusivas e precisam ser interrompidas. 

Muitas vezes, é difícil perceber que as atitudes de nosso parceiro não são “normais”, até que alguém nos diga e, com issotambém nos diga para reconsiderar o estado de nosso relacionamento e, acima de tudo, nossa felicidade e dignidade como pessoa.  

Hoje, quero ser essa pessoa e lhe dizer que há coisas que não são boas, normais ou saudáveis. Apresento-lhe essas coisas, abaixo, e sugiro que considere conversar com seu parceiro ese for necessáriodar um basta. 

1. Quando ele não tem a mínima consideração por você

É hora de conversar, se ele não tiver consideração por você, se você está exausta e ele não se importa nem ajuda com as crianças ou com as coisas que precisam ser feitas em casa. Se você está doenteele espera que você continue fazendo tudo; e quando está estressadaele apenas acrescenta mais estresse. 

2. Quando critica você sem parar 

Existe, nesse relacionamento, a ilusão de que ele é perfeito,  que a critica constantemente. Critica sua maneira de se vestir, falar, pensar, cozinhar, cuidar das crianças, rir, pentear os cabelos e assim por diante. Em poucas palavras, parece que você não consegue fazer nada certo e se sente atacada toda vez que está com ele. 

Advertisement

3. Quando houver violência

Ele não precisa bater em você para ser violento.  A violência existe quando ele a empurra ou joga as coisas quando está com raiva.  A violência também implica grosseria e tantas palavras horríveis que podem sair da sua boca no momento da raiva, e nada as justifica. 

4. Quando sentir apatia vinda dele 

Sempre tive a sensação de que apatia fosse o oposto do amor, e isso é especialmente doloroso em um relacionamento. Se, apesar de já ter dito a ele que você se sente infeliz, que seu coração está em pedaços, que as atitudes dele lhe causam dor, ainda assim ele não se importar nem fizer nada a respeito; considere que, talvez, você mereça algo muito melhor. 

 muitas atitudes que exigem perdão equando for necessárioque engulamos o nosso orgulho. No entanto, existem muitas outras em que não se trata de perdoar, mas de reavaliar nossa dignidade e salvá-la, ao mesmo tempo em que dizemos “Basta!”.  

Não permita que seu cônjuge, noivo ou namorado a machuque nem tire a sua coragem. Se ele faz essas coisas, talvez seja hora de fechar essa porta e esperar, com alegria, que outra muito mais bonita se abra.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Cuando es necesario decir: ‘¡Basta!’ en tu relación

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Denhi Chaney

Denhi Chaney é formada pela Universidade de Brigham Young com mestrado em Terapia de Casal e Familiar. Ela também é esposa e mãe de um filho.