Quando as expectativas do casamento perfeito enfrentam a realidade

Quando idealizamos muito um casamento perfeito, a realidade pode parecer menos atraente, mas ao mudar nosso olhar e forma de enfrentar as dificuldades, podemos felizmente dissipar as nuvens negras das expectativas surreais e encontrar a real felicidade.

Tatiane Bellini Covre

Sempre sonhei em me casar, ter filhos, ter minha casa e assim ser feliz para sempre. Mas só depois de muito tempo, percebi que os desenhos e filmes de romance só iam até o casamento, a maioria acaba com o casal indo para a lua de mel. Lembro-me de ficar curiosa querendo saber mais, imaginando a vida de casados e os filhos.

Por muito tempo, pensei que me casaria com um “príncipe” e viveria numa casa com tudo em perfeita ordem. Esses sonhos criaram expectativas surreais.

Hoje em dia, a vida mudou muito, e o sonho das meninas também. As mulheres têm outras ambições e desejos, mas no geral temos a forte tendência de sempre esperar e querer (principalmente dos outros) mais do que a realidade pode oferecer.

Devido a tudo isso, aqui vão cinco dicas de como sermos mais realistas, e assim felizes com quem está ao nosso lado, ao invés de ficarmos criando expectativas surreais:

1. Ninguém é perfeito

Mesmo que você se encante por alguém e com os olhos da paixão só veja coisas boas nessa pessoa, com certeza, ela tem defeitos e problemas na vida, manias e momentos ruins, todos nós temos. Mas isso não a desmerece, só a torna normal e real como você também é.

Advertisement

2. Cada um demonstra seu amor de uma forma

Se seu marido não lhe dá flores e bombons nas datas importantes, se sua esposa dá mais atenção aos filhos do que a você, pare e analise, se ele não lhe faz algo diferente que demonstre seu afeto, algo que seja do jeito dele. Muitas vezes, criamos a ideia de que quem ama tem que agir de certa forma e deixamos de ver a maneira como nosso cônjuge está demonstrando seu amor. E, às vezes, da forma dele, ele está fazendo de tudo e pensa que você é insensível de não ver. Temos que nos colocar no lugar do outro, ser mais positivos e menos críticos, isso ajudará muito no relacionamento.

3. Não imagine, pense ou acredite em algo por si mesma, sem antes perguntar

Temos a tendência de “achar” tudo: “eu acho que ele não me ama”, “eu acho que ele não quer ir a esse lugar”, “eu acho”, “eu acho” e “eu acho”, e assim perdemos boas oportunidades de vivermos momentos felizes. Se você está na dúvida, pergunte amorosamente, convide e converse sobre o que quer ou não quer. Essa ainda é a melhor maneira de saber a vontade do outro.

4. Valorize seu cônjuge, ame-o primeiro

Descubra do que ele gosta e faça, seja cortês e aja com carinho, agradeça toda e qualquer demonstração de carinho. Permita-se melhorar e aprender, e assim estar bem consigo mesma e, claro, com seu amor.

Leia também: 4 receitas para um jantar completo com seu amor

5. Ore a Deus por seu casamento

Peça instrução a Deus, seja humilde buscando orientação e siga sua influência, o simples ato de buscar ajuda divina lhe traz paz ao coração e mais entendimento nas horas difíceis, coisas que você não entende podem se tornar totalmente compreensíveis ao orar.

Advertisement

Leia também: 5 sugestões para guiar nossa vida e nossa família conforme o Senhor quer de nós

Lembre-se sempre de que a única pessoa que você pode mudar é você mesmo, por isso faça o melhor e agradeça sempre por seu casamento, e mesmo nas piores crises, volte seu pensamento ao passado e se lembre por que se casou. A pessoa ao seu lado ainda é a mesma, com dificuldades e problemas, mas ainda é a mesma, ame-a.

Toma un momento para compartir ...

Tatiane Bellini Covre

Tatiane Bellini mora em Porto Ferreira Sp Brasil.