Quando a noite fica mais escura, é sinal de que logo sairá o sol

Os momentos difíceis fortalecem ou lhe fazem fraco? Você escolhe qual parte de seu ser sairá favorecido.

Erika Otero Romero

Acho que todos nós, seres humanos, temos momentos na vidas em que nos lembramos das coisas que vivemos. No entanto, as memórias que mais doem são as daqueles tempos em que a vida era difícil.

Lembro-me de ter tido uma fase na vida que pensei que nunca iria acabar. Eram tanta dor, pobreza, humilhações; não havia um dia de trégua. Não quero soar pessimista, tive muitos momentos felizes no meio de todo esse terrível panorama; no entanto, naquele momento, não era capaz de vê-los.

Eu era uma criança em transição para a adolescência, e tudo se tornava mais complexo aos meus olhos. Os dias, meses e anos eram intermináveis; sim, foram anos de viver essa situação. Hoje sei que o que me manteve de pé foi a esperança de que um dia todo esse sofrimento terminaria.

Lembro-me de dizer a mim mesma: “Quando a noite se torna mais escura, é porque logo vai amanhecer”. Essa era minha bússola no meio da escuridão. Apesar disso, esqueci-me de que a noite também é iluminada pela lua e pelas estrelas.

Em momentos de dificuldade, aprende-se muito

Os problemas têm vários objetivos na vida das pessoas: força, aprendizagem, desenvolvimento de valores, fortalecimento da fé.

Advertisement

Para o bem ou para o mal, depois de momentos difíceis, saímos transformados.

“De que maneira?”, você se perguntará. Isso depende da pessoa. Alguns verão os benefícios em seu caráter e sua fé em Deus. Outras pessoas sentirão muito rancor e até raiva porque sentem que foram tratados injustamente pela vida. Alguns mais terão desenvolvido resiliência e até bondade; como diríamos, depende de cada pessoa.

A má notícia é para aqueles que não aprendem nem desenvolvem nenhuma fortaleza após momentos difíceis. Eles terão que viver várias experiências amargas até passarem no teste.

A vida é como uma escola

Os seres humanos devem compreender a vida como uma escola; começa no dia em que você nasce e se forma no dia em que fecha os olhos pela última vez.

Dessa perspectiva, cada teste é um desafio ou um quiz que mede o seu nível de aprendizagem. Se você se tornou resiliente ou tem mais fé, já não terá que passar novamente por essas situações que lhe fizeram sofrer.

Advertisement

Também “credita pontos” em sua “caderneta de notas da vida” o quão arrependido se sente quando erra. Eu aprendi isso à custa das lágrimas.

Tive uma época da vida da qual não me sinto orgulhosa. Em consequência disso, aconteceu-me algo que não desejo a ninguém. Foi um golpe terrivelmente doloroso na minha dignidade, que mostrou o pior de mim. Estava tão consternada que acreditei que isso nunca iria acabar. A única coisa que me manteve de pé foi o arrependimento.

Quando percebi o que sentia, prometi nunca mais voltar a fazer o mesmo que me magoou, e mudei. Nunca mais tive que passar por algo parecido e espero nunca mais passar por isso.

Os maus momentos não duram para sempre

Quando temos problemas, sentimos que nunca vão acabar. Esses momentos se tornam eternos e insuportáveis, tanto que às vezes não se pode distinguir os minutos das horas. A boa notícia é que nada dura para sempre.

Essa sempre foi a mentalidade que tive; eu sempre me dizia: “nada dura para sempre”, “isso logo vai passar”; e sim, esses maus momentos se foram e agora estou agradecida por eles.

Advertisement

Se não fosse por essa terrível adolescência, certamente não teria a força de caráter que me caracteriza. É graças a isso que pouco ou em nada me afeta a opinião que os outros têm de mim. Tampouco faço mal a ninguém; sou grata e amável. A razão é que, quando minha família viveu momentos muito angustiantes, foram várias as pessoas que nos trataram com bondade.

Sei que isso parece tanto quanto fanfarrão, mas vale a pena expor. Não é que eu fosse uma má pessoa, só que essas situações difíceis poliram a boa pessoa que havia em mim; uma que todos nós temos dentro.

Isso é outra coisa que os maus momentos fazem conosco, trazem à luz nossa verdadeira natureza. Sim, alguns se tornam duros e rancorosos, até pessoas más; felizmente, isso não acontece com todos.

A oração mantém você firme e forte

Uma fonte de conforto que encontrei nos momentos difíceis foi a oração.

Orar não é apenas uma maneira de entrar em contato com Deus, também é uma maneira de encontrar conforto para suas dificuldades e respostas às suas necessidades.

Advertisement

Eu tentava orar para não me sentir só nem desamparada. Pedia a Deus ajuda para suportar a dor e o sofrimento. Pedia que esses momentos passassem rápido e, por fim, pudesse ver “a luz ao final do túnel”.

Quando tudo acabou, comecei a ver uma quantidade incrível de respostas às minhas orações. Vi que, na realidade, jamais estive sozinha nem desamparada nesses momentos. Soube então que toda essa dor que durou anos valeu, porque me tornou um bom ser humano.

Se estiver passando por maus momentos, convido-o a se manter forte. Acredite, não vão durar para sempre, você nunca está sozinho. Acredite em mim, sempre há uma luz a que nos agarrar e é isso que nos deve manter sãos. É só questão de dar um passo após o outro e, quando menos esperar, todo o mal já terá acabado.

Traduzido e Adaptado por Stael Pedrosa do original Cuando la noche se hace más oscura, es señal de que pronto saldrá el sol

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.