Princípios pessoais básicos para uma boa saúde mental

A origem de sua saúde mental é baseada nestes princípios simples. Praticá-los diariamente pode mudar sua vida completamente.

Emma E. Sánchez

Sem medo de errar, a maioria das pessoas tem um estilo de vida muito ocupado, como se as 24 horas do dia fossem insuficientes para realizar todas as atividades que temos planejadas. Inclusive, em algumas ocasiões, deixamos de fazer coisas simplesmente porque não temos tempo para nada.

Assim, deixamos a vida passar a ponto de nos estressar mais do que o normal. É por isso que a OMS publicou um Guia para a intervenção na saúde mental, pois não é algo que se deva menosprezar, já que muitas doenças se desenvolvem a partir das emoções que sentimos. Neste caso, poderíamos mencionar: o estresse, a depressão, a ansiedade, entre outras.

Se essas doenças não forem diagnosticadas a tempo, podem se tornar graves, pois podem até levar ao suicídio, no pior dos casos.

Nossa mente e corpo equilibrados

Agora, entendendo que a saúde mental é algo muito importante e que devemos cuidar para evitar consequências devastadoras, partilho algumas ideias para aplicar em sua vida e, assim, sentir-se muito melhor emocionalmente, apesar do seu estilo de vida acelerado.

1. Dê um tempo para tudo

Franklin Covey, criador do programa “Líder em mim”, em seus 7 hábitos para as pessoas bem-sucedidas, afirma que todos temos que nos organizar para garantir que o tempo seja suficiente e, assim, não descuidar de áreas importantes que nos fazem sentir bem. Ele as classifica como: o cérebro, o coração, o corpo e a paixão.

Advertisement

Se estivermos conscientes de que nem tudo na vida é trabalho (área do cérebro), poderíamos nos dar tempo para realizar as coisas do coração, ou seja, ter um espaço durante o dia para desfrutar com a família, entes queridos e amigos. Também teríamos tempo para fazer exercício (área do corpo). E, for fim, a paixão, que se trata de poder desenvolver alguma habilidade, fazendo o que realmente nos agrada, ou seja, nossa missão de vida.

Se você deseja manter sua mente e corpo equilibrados, organize-se e planeje seu dia a dia para não negligenciar essas áreas importantes que irão fazer você se sentir bem consigo mesmo e, assim, sua saúde mental melhorará notavelmente.

2. Descanso

Algumas pessoas descansam vendo um programa na televisão, outros lendo um bom livro e outros dormindo. Você pode escolher como seu corpo e sua mente podem descansar. O comum é limpar a mente de todas as responsabilidades e obrigações para diminuir o estresse e agitação; dessa forma, você pode ter uma boa saúde mental.

Lembre-se de que neste ponto também é importante dormir pelo menos 8 horas, sem interrupções, para que seu corpo possa se recompor e recarregar a energia que necessitará durante o dia.

3. Alimentação saudável

Muitas vezes, o cansaço é extremo e costumamos escolher comer comida do tipo fast food, gordurosas e com muitas calorias. Esta é uma maneira de enganar nosso cérebro e, assim, poder ativá-lo. No entanto, sabemos que essa alimentação prejudicará nossa saúde física e mental a longo prazo, já que começará com problemas de obesidade, fadiga, entre outras.

Advertisement

Por isso é importante alimentar-se de forma saudável e equilibrada, para que a sua saúde em geral se mantenha estável. Por exemplo: beba muita água, coma frutas, legumes, cereais e proteínas; lembre-se de que você não precisa ser um especialista em nutrição para selecionar alimentos saudáveis.

4. Praticar exercícios

Para manter uma boa saúde mental, é recomendado realizar qualquer atividade física. Pode ser andar de bicicleta, ir ao ginásio, caminhar 30 minutos durante o dia, passear com seus animais de estimação, correr. Tenha em mente que tudo depende do seu estilo de vida e de se comprometer para alcançar os objetivos que você tem em mente. Lembre-se de que quando fazemos exercício, liberam-se substâncias que estimulam o cérebro para nos sentirmos bem, como por exemplo, os hormônios serotonina e dopamina.

5. Luz solar

Banhos de sol tem grandes benefícios para a nossa saúde física e mental. Pelo menos habitue-se a sair 15 minutos por dia, em um horário razoável em que os raios do sol não sejam tão prejudiciais para a pele.

Tomar banhos de sol irá ajudá-lo a melhorar o seu humor, porque você vai relaxar; assim, suas emoções serão equilibradas ao ponto de deixar de lado o estresse.

6. Ter animais de estimação

Animais de estimação são seres vivos maravilhosos e excepcionais, quando você tem a oportunidade de ter cães, gatos, furões ou outros animais de estimação, você vai se sentir bem.

Advertisement

Cuidar dos animais de estimação relaxa a mente, reduz o estresse e também é divertido, uma vez que eles vão transmitir alegria instantânea e paz. É por isso que ter animais de estimação é algo que os especialistas recomendam.

7. Pensar em você

Muitas vezes, cometemos o erro de deixar de lado as nossas próprias necessidades para satisfazer as dos outros. Isso pode prejudicar sua saúde mental, já que não estará fazendo o que realmente gosta e quer. Lembre-se, não se trata de sacrificar tudo pelos seus entes queridos, simplesmente porque você precisa de cuidados assim como eles.

Agora que conhece algumas dicas para melhorar sua saúde mental, não hesite em aplicá-las à sua vida para evitar sofrer as consequências. Lembre-se, aprenda a se organizar no seu dia a dia, assim, poderá atender a todas as suas necessidades e se sentir às mil maravilhas.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Principios personales básicos para una buena salud mental

Toma un momento para compartir ...

Emma E. Sánchez

Casada y madre de tres hijas. Interesada en el fortalecimiento y formación de la mujer, la familia y el hogar.