Princípios para lidar com as emoções de forma eficaz. Parte 1 de 2

Aqui estão três dos cinco passos para sair de situações negativas de forma eficaz, imediata e permanente.

Julia Tort


Muitas vezes encontramos pessoas que, vez após vez, passam por situações complicadas porque se metem numa confusão emocional em que raramente conseguem sair sem se verem prejudicadas social ou afetivamente. Ao chegar a certa idade, a experiência ensina-nos quase sempre como evitar cair nesse tipo de situação, mas talvez tenhamos perguntado: como fazer para ensinar os nossos filhos a não cair nessa conjuntura? 

Neste espaço, abordarei 3 maneiras para que não aconteça isso com a você nem com os seus:

Reconheça os sintomas e esteja alerta

Por princípio, é importante lembrar que, em uma situação negativa onde haja risco de ter “uma explosão emocional”, antes que aconteça, detecte os indicadores de alerta (irritabilidade, mau humor, impaciência, suor, raiva, frustração etc.) e coloque em “alerta” os botões da consciência, a fim de agir adequadamente.

Quando alguém muda a maneira de ver as coisas, as coisas mudam

É muito importante ensinar aos filhos através do exemplo que seus sentimentos, sua conduta, suas respostas e seus pensamentos são somente sua responsabilidade; que eles podem manejá-los racionalmente e dar-lhes a forma que desejarem. Sim, sei que não é fácil, mas é questão de ter um “treinamento” com disciplina. 

Todos temos um poder interior que ninguém nos pode tirar porque só diz respeito a nós: o de “escolher” o que pensar, o que sentir, como responder e como agir.  “Reagir” e “responder” não são a mesma coisa. A primeira tem a ver com impulsos primários de sobrevivência, mas a segunda é racional e pode ser canalizada, caso se exercite a mente. 

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Lembre-se de que é tudo questão de analisar e entender como você percebe a realidade para que escolha modificá-la usando uma disposição positiva. Cada um tem uma maneira diferente de perceber sua experiência, no entanto, se está consciente de que você é quem lhe dá “o significado”, você pode “escolher” modificá-la.

Não leve nada a “ferro e fogo”

Já reparou que se alguém se atrasa ou não vai a um encontro em que, com tanto esforço, você colocou na sua agenda, ou se lhe dizem que ouviram um mau comentário a seu respeito numa reunião, ou quando está dirigindo, alguém grita e lhe faz um gesto ofensivo, você se irrita e depois reage bruscamente sem pensar?

Existem situações que fazem você “ligar seus botões” de irritabilidade. No entanto, há uma maneira de desativá-los ou mantê-los em “off”. Sim… Exatamente! E essa maneira é tornando-se consciente de seu estado emocional. Como? Muito fácil! Recordando o que vimos no ponto anterior: as coisas são vistas e interpretadas de acordo com a percepção de cada indivíduo! Não é a você que ofendem, nem pense que é a única pessoa no mundo que outros incomodam ou tiram do sério.

Realmente, as pessoas agem conforme percebem sua realidade. Imagina como seria se daqui para a frente, em vez de levar para o lado pessoal, você pensasse: “Esse sujeito deve ter uma grande confusão interna por resolver, por isso esse alto grau de fúria contra o mundo”, ou: “As notas do meu filho estão me dizendo que ele precisa do meu apoio”.

Percebe que as situações NÃO são contra você? São desafios internos pessoais que saem à luz por alguma fenda e acionam como os aqueles foguetes que, ao acionar um, este vai fazendo os outros explodirem em série. Quando se perceber que é possível resolver o exterior por uma ação interna, então é possível sentir-se diferente, porque se toma as rédeas da própria vida.

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Partilhe com a sua família e ponha em prática esses passos simples que são muito eficazes para melhorar a gestão das suas emoções. Apoie as pessoas.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Principios para manejar las emociones de manera efectiva. Parte 1 de 2

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Julia Tort

Julia Tort es Lic. en Preescolar y Psicología, asesora y especialista en Estim. Temprana, prenatal, del aprendizaje y liderazgo, escritora y madre de 3 hijos. Actualmente vive en San Juan del Río, Qro. México. E-mail contacto: lic.juliatort