Primeiros socorros: Como acudir uma pessoa engasgada

Aprenda quatro técnicas que podem ajudar a salvar a vida de alguém.


Marilia de Andrade Conde Aguilar

A sensação de ver alguém engasgando é desesperadora!

Quando minha filha mais velha tinha apenas poucos dias de vida, engasgou-se ao regurgitar. O fato de saber a técnica para desengasgá-la rapidamente representou a única chance de salvá-la naquele momento.

Neste artigo vamos explicar várias técnicas, que são diferentes quando aplicadas em adultos, gestantes, ou bebês.

1. Bebês de 1 ano ou menos

Incline a criança de bruços sobre o braço do adulto, segurando o queixo dela com a mão, incline o braço para que o corpinho da criança fique com a cabeça ligeiramente inclinada para baixo, dê 5 palmadas com o peso das mãos, não muito fortes, entre as escápulas da criança, que são ossos localizados na parte de cima das costas. Vire a criança de barriga para cima e faça 5 massagens entre o umbigo e o processo xifoide da criança, região conhecida como a “boca do estômago”, utilizando apenas os dedos indicador e médio, novamente 5 massagens. Repita o procedimento até que o bebê venha a expelir o objeto.

Atenção: não é indicado tentar a remoção do objeto com a mão, porque isso pode acabar empurrando ainda mais o objeto, causando uma obstrução total.

2. Adultos e crianças maiores

Primeiramente pode-se utilizar a técnica da Tapotagem: posicione a vítima em pé, com o tronco curvado para frente, com a sua mão em concha bata no meio das costas da vítima até que venha a expelir o objeto.

Se isso não ocorrer, utilize a técnica da compressão abdominal, conhecida como Manobra de Heimlich: posicione a vítima em pé, se posicione atrás dela com um pé entre os pés da vítima e o outro pé atrás, a uma distância de uns 40 cm um do outro. Posicione uma das mãos fechada, com o polegar fechado, sobre o abdômen da vítima entre o umbigo e o processo xifoide, região conhecida como a “boca do estômago”, com a outra mão sobre a mão que está fechada, pressione o abdômen da vítima 4 vezes. Continue a manobra até que o objeto seja expelido.

Advertisement

3. Vítima inconsciente

Caso a vítima venha a desmaiar pela falta de ar, posicione-a deitada de barriga para cima, se posicione de joelhos sobre a vítima de maneira que seus joelhos fiquem paralelos aos dela, coloque suas mãos fechadas no mesmo local indicado na manobra explicada anteriormente e repita os movimentos.

4. Gestantes ou pessoas obesas

Nessa situação a massagem não deve ser feita no abdômen e sim no tórax da pessoa, utilizando o mesmo procedimento explicado para a Manobra de Heimlich.

É importante que conheçamos cada uma dessas técnicas para aplicá-las corretamente no momento de necessidade.

Divulgue esse conhecimento!

Ensine essas técnicas para sua família. Vocês podem até praticar juntos.

Assim, quando um momento de necessidade surgir, além de conhecer os procedimentos, vocês conseguirão manter a calma necessária para aplicá-los corretamente.

Leia também: Primeiros socorros – O que fazer quando uma pessoa desmaia

Toma un momento para compartir …

Marilia de Andrade Conde Aguilar

Marilia Condé Aguilar é advogada, escritora, esposa e mãe. Adora pesquisar e está sempre em busca de soluções práticas para ajudá-la a equilibrar suas responsabilidades familiares e profissionais.