Por que pular o café da manhã é uma péssima ideia

Alimente-se no desjejum como um rei, almoce como um príncipe e jante como um plebeu, essa fórmula é indicada por muitos especialistas para manter a saúde em dia.


Renata Finholdt

Muitas vezes a rotina diária faz com que levantemos da cama com pouco tempo para nos prepararmos para sair rumo ao trabalho ou para os estudos prejudicando um hábito saudável e importante para todos: o desjejum. Em algumas manhãs ainda é possível “engolir” rapidamente um breve desjejum, já em outros dias não dá tempo.

Porém, segundo muitos médicos e nutricionistas o desjejum é uma das refeições mais importantes do dia, pular essa refeição não traz benefício algum para a saúde, muito pelo contrário, pode, ao longo do tempo, trazer sérias complicações.

Com a desculpa de não terem tempo de sentarem-se à mesa pela manhã calmamente e desfrutar um saudável desjejum, muitas pessoas correm o risco de desenvolverem doenças no futuro devido a este hábito ruim que se acostumaram a ter, mesmo sabendo da importância do consumo de alimentos saudáveis pela manhã.

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Estudos recentes mostraram os malefícios que este mau hábito pode trazer a quem o pratica, já que o desjejum é o combustível que nosso corpo precisa para iniciar o dia.

Metabolismo equilibrado

Após uma noite de sono o organismo precisa de combustível para fazer com que tudo funcione corretamente e em perfeita ordem. Neste caso, o consumo de alimentos saudáveis à base de carboidratos, proteínas magras e fibras ajudam a manter o metabolismo equilibrado além de fornecer energia para a prática de todas as atividades necessárias, sejam elas físicas ou intelectuais.

Maior saciedade

A alimentação adequada pela manhã faz com que possamos chegar até o momento da próxima refeição de forma mais saciada ingerindo assim uma quantidade menor de alimentos e assim mantendo o peso dentro do esperado.

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Menor depósito de gordura

Muitas pesquisas relacionaram o consumo de um desjejum saudável com a aceleração do metabolismo e consequente baixa no depósito de gordura localizada, uma vez que o corpo entende que não precisa armazenar gordura porque logo será alimentado novamente.

Após as horas de sono nosso organismo precisa recuperar a energia gasta e se preparar para um novo dia de atividades, o desjejum tem esse papel. Por isso, dedicar um tempo para saboreá-lo todos os dias é parte importante de cuidados com o corpo que precisamos ter.

A partir de agora, coloque seu relógio para despertar um pouco mais cedo e dedique um tempo matinal para seu desjejum, você se sentirá com mais energia e disposição, além de estar cuidando melhor de sua saúde. Pratique este bom hábito!

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Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.