Por que perdemos a vida? Uma reflexão maravilhosa

Não se perde a vida apenas quando a morte chega. Há outras maneiras de morrer.

Adriana Acosta Bujan

Saul estava muito feliz porque iria passar alguns dias na casa dos avós. Finalmente havia chegado o dia pelo qual seu coração tanto ansiava. Ele tinha organizado todo um plano para curtir suas férias com os avós que tanto amava. Ele estava pensando em ler uma história para eles, pois queria mostrar-lhes que já sabia ler, também queria brincar com eles na praia e comer aquela deliciosa sopa de mariscos que sua avó fazia.

Mas, ao chegar na casa de seus avós, todos os seus planos desmoronaram. Saul encontrou uma caixa de madeira que estava no centro da sala, havia muita gente chorando e tomando café. Foi então que seu avô lhe disse, “Saul, sua avó se tornou uma estrela, foi para o céu. Mas fique tranquilo, pois ela está o observando e cuidando de você de lá”.

Em um instante, seus olhos se encheram de lágrimas, ele não entendeu muito bem o que estava acontecendo naquele momento. Seu coração estava confuso e ele não conseguia entender por que sua avó não estava presente. Suas emoções estavam alteradas, tudo o que ele fez foi se trancar no quarto dos avós para chorar. Assim, várias horas se passaram até que, finalmente, Saul perguntou a seu avô: Por que perdemos a vida?

O avô, com o coração partido, pensou um pouco e respondeu: “Saul, a certa altura todos perdemos a vida. Sim, morremos quando envelhecemos porque o corpo se cansa, e é aí que nos tornamos uma estrela. Mas também morremos em vida quando não estamos focados no que é importante. E sobre isso quero falar com você hoje”.

O avô queria ensinar algo mais ao neto diante da plangente situação, por isso resolveu escrever-lhe uma carta.

Advertisement

A carta

Querido Saul, você é a pessoa mais importante da minha vida. Quero dizer-lhe que, quando você nasceu, meus olhos brilharam e você fez com que eu me sentisse o mais afortunado do mundo ao me tornar seu avô. Desejo ajudá-lo a refletir sobre sua pergunta ‘por que perdemos nossa vida’ , pois há muitas maneiras de perdê-la, especialmente quando:

1. Quer viver a vida dos outros

Às vezes, as pessoas dedicam muito tempo de suas vidas desejando ser o que não são; estão sempre invejando as coisas dos outros, sem desfrutar e valorizar o que possuem. São pessoas que não aprenderam a amar a si mesmas e querem apenas ser alguém que talvez admiram, mas não percebem que estão perdendo a vida dessa forma.

Lembre-se, não dê importância às conquistas dos outros, concentre-se em ser feliz com as coisas que você tem. Se fechar os olhos, perceberá que tem muita sorte e que não precisa imitar ninguém, pois tem saúde, uma família que o ama, amigos e tudo que você precisa para ficar bem.

2. Critica os outros por seus erros

É comum as pessoas passarem a vida criticando os erros dos outros, sem saber de seus próprios erros. Geralmente são pessoas egoístas que pensam que têm sempre razão. Tendem a julgar, ferir e magoar seus entes queridos porque estão sempre contra o que fazem. Dessa forma perde-se a vida, quando você presta muita atenção na vida dos outros, negligenciando a sua. É melhor focar em corrigir os próprios erros, aprender com eles e melhorar a cada dia para ser feliz.

3. Fica se lamentando por seus fracassos

Todos nós choramos e perdemos a fé quando falhamos. Às vezes, é importante reconhecer que as coisas nem sempre sairão como o esperado, por isso que perdemos a esperança. Mas deixe-me dizer-lhe que os fracassos são sempre lições de vida que lhe permitem encontrar soluções para remediá-los. Não perca a vida se lamentando por não ter alcançado seus objetivos. É melhor encontrar soluções para remediar cada adversidade. Lembre-se, tudo é possível! Os sonhos podem se materializar e se tornar realidade, depende de você.

Advertisement

4. Fica pensando em coisas negativas

Reclamar constantemente, pensar que não pode fazer algo, menosprezar suas habilidades e inteligência é algo que deve aprender a mudar. Se você passar a vida pensando em coisas negativas, dificilmente será feliz, pois não será capaz de observar as coisas maravilhosas que o mundo tem para lhe oferecer. Pense positivo, encontre algo de bom em cada situação ruim! Deixe emergir sua coragem, força e o poder que tem dentro de você para mudar as coisas negativas.

5. Pensa demais no futuro ou no passado

Muitos passam a vida planejando um futuro seguro, tornam-se pessoas mesquinhas, que se limitam e fazem proibições só porque têm dinheiro, mas não aproveitam o presente. Também há pessoas que perdem a vida pensando no passado porque acham que foram muito felizes.

O problema é que não percebem que, no presente, eles têm tudo de que precisam para se sentirem plenos. É assim que se perde a vida, quando se investe muito tempo pensando no futuro ou no passado, já que você deixa de viver o aqui e agora, esquecendo-se de todo o bem que a vida lhe oferece.

“Pois bem, meu querido neto, lembre-se de que não se perde a vida apenas quando se é velho e o corpo fica cansado. Coloque esses conselhos em prática para que seja feliz. Despeço-me com um forte abraço, e obrigado por ler a carta. Eu te amo”.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original ¿Por qué perdemos la vida? Una maravillosa reflexión

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.