Por que não estou emagrecendo? Estes são erros comuns que te impedem de perder peso

Uma dieta saudável, uma boa rotina de exercícios e descanso adequado são a fórmula para perder aqueles quilos extras para sempre.

Emma E. Sánchez

Estou na casa dos 50 e nos últimos 12 anos tenho estado em uma luta constante para controlar e manter meu peso.

A esta altura da vida posso dizer que já experimentei muitas dietas: Keto, da zona, zero carboidratos, Atkins, homeopatia, jejum intermitente; e também com exercícios, ioga, aeróbica, zumba, pesos e até corrida.

Tenho mantido meu peso há muito tempo, mas também muitas vezes recuperei esses quilos com facilidade.

Hoje me atrevo a compartilhar com vocês algumas de minhas experiências nesse vai e vem a nutricionistas e quilos para que, primeiro, você não cometa os erros que cometi e, segundo, encontre suas próprias chaves, e o peso deixe de ser uma eterna luta para você.

Você me permite? Então vamos lá!

Advertisement

Banindo alguns mitos

É preciso falar com clareza sobre esses pontos desde o início, porque muitas vezes temos expectativas distantes da nossa realidade e, no futuro, isso só irá gerar muita ansiedade e decepção porque não alcançamos aquilo que simplesmente não era possível para nós.

Peço que você responda mentalmente ou, se necessário, escreva as respostas a essas perguntas depois de refleti-las cuidadosamente.

1. Você sabe qual é o seu peso saudável

Não o ideal ou o que você gostaria de ter. Estou falando daquele que, antes de tudo, seja bom para sua saúde e, em segundo lugar, para ter boa aparência e se sentir bem.

Você consultou um médico ou nutricionista para saber qual é seu peso saudável? Ou você só viu na internet? Ou quer recuperar o peso que tinha na juventude, quando era solteira?

2. Você tem feito exames de tireoide ou hormônio recentemente?

Muitas vezes, a razão de não conseguir perder peso é hormonal e até parasitas intestinais! Daí a importância de ir ao médico e, se ele indicar, fazer alguns exames para afastar qualquer problema de saúde que esteja impedindo você de emagrecer.

Advertisement

3. Você reconhece o porquê de estar acima do peso?

Isso significa que você está ciente de que na grande maioria das vezes ganhamos peso porque comemos muito e temos uma vida sedentária. Como diz a frase: o primeiro passo é reconhecer para, então, a partir daí, iniciarmos nossa ascensão rumo ao sucesso.

Sua dieta foi definida por um nutricionista? Seu médico? Ou você apenas pegou de outra pessoa?

Esta parte é muito importante, pois sua saúde e sua vida podem estar em risco se a dieta não levar em consideração suas necessidades particulares ou se você não for avaliado por um médico, pois você pode desenvolver anemia, enfraquecer seu sistema imunológico, causar um desequilíbrio e outros problemas que abordaremos posteriormente.

Agora sim, estamos prontos para continuar!

Já aconteceu de você fazer exercícios e dieta, e por mais que tentasse, não conseguia perder peso?

Um dos erros mais comuns que cometemos ao fazer dieta e exercícios é pensar apenas em diminuir o número na balança e esquecer que nos primeiros dias podemos perder algum peso, o que muitos chamam “Quilos ou gordura solta”, esta que, com um pouco de cuidado, podemos eliminar facilmente, podendo ser de 1 a 3 quilos em 15 dias. Isso nos deixa felizes e motivados. Mas depois, nada! A balança para de se mexer, já não é tão fácil perder quilos e ficamos desmoralizados.

Esquecemo-nos de que quando fazemos exercício ganhamos músculo, que toma toma o lugar da gordura que perdemos. E, a propósito, o músculo pesa mais que a gordura.

Advertisement

Para evitar essa decepção e acabar perdendo sua motivação, recomendo o seguinte:

Pesar-se todas as semanas, no mesmo dia, à mesma hora e, se possível, em jejum e com as mesmas roupas, mas também medir-se. Faça medições do busto, cintura, quadril, perna e braço, incluindo pescoço e tome nota. Muitas vezes, nosso esforço é recompensado nas medidas que perdemos, não exatamente no peso.

Sobre se exercitar ou não descansar

Este é outro erro grave que todos cometemos em algum momento. Estamos altamente motivados e impomos rotinas fortes que podem inchar nosso corpo. Esse inchaço acaba se traduzindo em peso. Por outro lado, pode ser que, ao mesmo tempo, não estejamos proporcionando o descanso que nosso corpo precisa para desinchar e se recuperar de todo o esforço a que o temos submetido.

Se estiver seguindo um plano de exercícios, descansar e dormir bastante é tão importante quanto fazer uma dieta saudável.

É preciso analisar a famosa dieta

No início deste artigo perguntei se foi o médico ou nutricionista que definiu sua dieta, pois muitas vezes muitos de nós, sobretudo mulheres, tendemos a acreditar que qualquer dieta que seja anunciada na mídia ou em um livro famoso pode funcionar de forma mágica para nós também.

Tenha algo em mente: perder peso com muita rapidez ou facilidade é sinal de que não é uma boa dieta para você.

Advertisement

O dano mais comum de seguir dietas desse tipo é que o famoso “efeito rebote” provavelmente virá, e você acabará recuperando todo peso perdido, talvez até mais!

Ter um peso saudável, com o qual você se sinta bem e goste de sua aparência, é questão de esforço. Não há como fugir disso. Ouso dizer que até mesmo se submeter a uma cirurgia bariátrica para comer menos exige muito esforço e disciplina. Qualquer coisa que valha a pena requer esforço e persistência.

A dieta é a chave para atingir os seus objetivos. Os exercícios sem uma alimentação correta nunca terão os mesmos benefícios que uma rotina acompanhada de hábitos alimentares saudáveis.

Beba água

É essencial que a digestão ocorra de forma otimizada. Uma boa hidratação é necessária para eliminar todas as toxinas e resíduos acumulados nos intestinos. Precisamos de água para não desidratarmos com todo o suor que produzimos, pois ela mantém os órgãos saudáveis ​​sem estressá-los ou colapsá-los, principalmente em se tratando dos rins.

Como pode ver, você deve dar atenção especial a esses detalhes para que a dieta e os exercícios físicos trabalhem a seu favor.

Advertisement

Hoje, mais do que nunca, devemos todos nos empenhar para termos melhores hábitos alimentares e nos exercitar. Essa é a melhor forma de manter as doenças longe de nossa vida; e quando elas cheguem, estejamos fortes para resistir e vencê-las.

Incentive sua família a ser mais ativa e a desenvolverem, juntos, uma atitude saudável em relação a uma alimentação correta. Eles irão lhe agradecer.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original ¿Por qué no adelgazo? estos son los errores comunes que te impiden perder peso

Toma un momento para compartir ...

Emma E. Sánchez

Casada y madre de tres hijas. Interesada en el fortalecimiento y formación de la mujer, la familia y el hogar.