Pessoas temporárias em sua vida lhe ensinam lições permanentes

Às vezes as pessoas entram em nossas vidas para nos dar lições, que embora tenham sido fugazes, as guardaremos para sempre.

Adriana Acosta Bujan

Mesmo que não acredite ou não consiga compreender, há sempre uma razão pela qual cada pessoa entra na sua vida, e é para lhe ensinar lições. Estas pessoas aparecem por algo, chame de destino ou acaso, ou manifestação de anjos, mas sempre estão no momento quando mais as necessita.

São pessoas passageiras que você conhece sem que sequer permaneçam na sua lista de amigos ou que estejam presentes ao longo de sua vida; simplesmente deixam uma lição que você precisa aprender e seguem o seu caminho. Pode ser alguém do trabalho, uma pessoa que lhe encontrou no parque ou que o ajudou a mudar o pneu quando avariou, ou aquela pessoa que lhe abraçou e ouviu quando se sentiu devastado.

Nem sempre são pessoas que chegam para iluminar seu caminho, talvez possam até prejudicá-lo, mas sem dúvida lhe deixarão uma boa lição onde aprenderá a valorizar o que tem, ou poderá encontrar a solução para os seus problemas.

As pessoas temporárias podem nos dar lições de vida

Muitas delas chegam e vão fugazmente, mas quase todas as pessoas que passam por nossa vida vêm nos ensinar uma lição:

1. Valorizar o presente

Quando uma pessoa entra em sua vida, pode ser para ajudá-lo em algo; talvez uma palavra que saia de sua boca possa fazer mudar radicalmente sua maneira de agir e pensar. Muitas vezes, passamos nossa vida sem olhar e observar o que as pessoas têm para nos dar; por isso é importante compreender que cada pessoa com quem nos deparamos tem um significado e razão de ser, e podem nos ajudar a valorizar nosso presente e o que temos.

Advertisement

2. Ser mais empático

Vivemos em um mundo muito egoísta, onde cada um luta por seus sonhos de maneira individual, sem olhar os problemas ou aflições dos outros. Quando uma pessoa chega em sua vida temporariamente, certamente lhe fará compreender que não é o único que tem problemas ou que é pouco afortunado, posto que refletirá sobre as adversidades dos outros e por isso será mais empático; compreendendo que todos têm problemas, até mais graves do que você pensa.

3. Ajudam a resolver problemas

Muitas vezes são chamadas de anjos essas pessoas que, por algum motivo, estiveram lá para ajudar, apoiar e abençoar você. São aquelas pessoas que mudaram sua vida e em algum momento o guiaram a encontrar a luz no fim do túnel. Talvez, com ações ou com palavras, mas, no final, encontrou bem-estar e tranquilidade; inclusive foram o vínculo que necessitava para concretizar seus sonhos e metas.

4. Quem fere também ensina

Talvez tenha conhecido uma pessoa que o magoou muito, que o fez crer que não vale nada, que feriu seus sentimentos e sua autoestima, confiança e segurança. No entanto, depois de tanta dor e tristezas, essa pessoa tenha lhe deixado uma grande lição de vida, tornou-o uma pessoa mais forte, independente, capaz e inteligente, que pode ser um guerreiro invencível, pois a dor tornou você uma pessoa valente.

5. Ajudam a não repetir erros

Talvez, conhecendo a história de vida dessa pessoa, você se dê conta dos erros possíveis que pode cometer ao seguir seu exemplo; é aí que começa a valorizar e analisar cada ação e decisão que tenha que fazer para evitar sofrer. Trata-se de aprender com base na experiência alheia, ainda que, muitas vezes, essa vida não seja similar à sua, por alguma razão inexplicável haverá algo que se adeque com suas necessidades no interior de seu coração, dizendo o que deve fazer para ficar bem.

6. Chegam com mais ideias

Às vezes estamos tão imersos em encontrar soluções para os nossos problemas, que começamos a pensar o dia todo em qual decisão tomar sem chegar a lugar nenhum. Essas pessoas muitas vezes irão ajudá-lo a limpar seus pensamentos e dar-lhe várias alternativas que talvez você não tenha pensado ou levado em conta. Como dizem, “duas cabeças pensam melhor que uma”, sobretudo quando essa pessoa é alheia à sua vida, já que terá uma perspectiva diferente.

Advertisement

7. Encontrar o caminho certo

Você nunca estará sozinho, por nenhuma razão que possa pensar, já que as pessoas que chegam a sua vida de maneira temporária são para lhe mostrar o caminho pelo qual deve seguir. Serão como um sinal que você deve interpretar e descobrir para continuar com a vida. Talvez lhe falem de Deus, de fé, de milagres, e assim fortaleça seu caminho e comunicação com o Criador. Essas pessoas podem tornar-se uma ferramenta poderosa para encontrar a paz interior.

8. Ensinam a ter cuidado

Talvez você seja uma pessoa muito sociável, que confia muito nas pessoas que o rodeiam; no entanto, pode ser que uma pessoa chegue a sua vida de maneira temporária, mas lhe faça mal, e por tal razão lhe deixe a lição de que deve ser mais cauteloso e manter a discrição com aspectos de sua vida pessoal; não ser tão confiante, pois nem todas as pessoas têm boas intenções.

9. Eles alimentam sua autoestima

Por alguma razão, essas pessoas veem além do que você pode ver em si mesmo; elas alimentarão e aumentarão sua autoestima, tornando-o mais forte em cada momento. São pessoas que o ajudam a acreditar em si e no seu poder de fazer o certo com palavras de encorajamento e força no momento em que mais precisa.

Agora que você compreende que tudo acontece por uma razão importante, e que as pessoas que conhece temporariamente são um vínculo para poder guiá-lo e para encontrar sua paz interior e alcançar seus sonhos, esteja mais atento e observe mais ao seu redor; busque analisar quais coisas boas pode aprender com as pessoas que conhece; seguramente descobrirá milhares de lições significativas, cheias de valor e aprendizado.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Personas temporales en tu vida te enseñan lecciones permanentes

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.