Pesquisa revela que casais mais felizes têm 4 ou mais filhos

Ter filhos pode ser uma fonte de felicidade para as mulheres!

Stael Ferreira Pedrosa

Uma pesquisa britânica de 2014 concluiu que casais sem filhos tendem a ser mais felizes no casamento. No entanto, esta parece ser uma conclusão discutível.

Uma pesquisa feita durante dois anos seguidos por pesquisadores da Open University ouviu cinco mil pessoas de várias faixas etárias, classes sociais e orientação sexual, sugere que casais sem filhos estão mais satisfeitos em seus relacionamentos que os casais com filhos.

A pesquisa aponta que casais sem filhos dedicam mais tempo à manutenção do relacionamento, a apoiar o parceiro, a dizer “eu te amo” e a conversar abertamente.

Mas, a grande lacuna que o estudo deixou, é que as mães são mais felizes com a vida em geral do que qualquer outro grupo analisado.

“Isto indica que ter filhos pode ser uma fonte de felicidade para mulheres”, afirmam os autores.

Advertisement

Mas, essa felicidade, seria só as mães a sentirem?

Outro estudo, agora da Universidade Edith Cowan, na Austrália, concluiu que pais mais felizes não apenas têm filhos, mas quatro filhos ou mais. E muitos pais devem estar torcendo o nariz para essa conclusão, afinal, se um filho já dá trabalho, imagine quatro ou mais? Como alguém pode ser mais feliz tendo mais trabalho e se exaurindo?

De acordo com a Dra. Bronwyn Harman, da escola de psicologia e ciência social da Edith Cowan, é possível. E sua conclusão vem de um trabalho de mais de cinco anos estudando as famílias, verificando quais são as mais felizes entrevistando centenas de pais para medir a satisfação, entre outros parâmetros.

Baseada na ideia pressuposta de que os pais são mais infelizes que felizes com o trabalho dispensado aos filhos, a Dra. Harman se surpreendeu ao saber que não é bem assim. Ela constatou que o grau de felicidade de ambos os pais é proporcional ao esforço que eles fazem na criação da família.

A pesquisa concluiu que, de certa maneira, ambas as hipóteses estão certas – os pais que jamais planejaram ter filho, certamente podem encontrar maior satisfação tendo nenhum ou no máximo um. Já os pais que sonhavam ter uma família grande, serão mais infelizes caso não alcancem a quantidade planejada. “Os pais geralmente dizem que querem uma família grande, que isso foi planejado e é um estilo de vida que eles escolheram”, ela conclui.

Advertisement

Apesar de muitos filhos ser frequentemente sinônimo de caos e despesas, a pesquisa ainda mostrou que estas questões desagradáveis são aliviadas através da alegria de ter mais filhos.

Mas, se um casal está descontente com a relação, não adianta correr a ter mais filhos. Filhos não salvam relacionamento e deve ser um planejamento mútuo.

O estudo concluiu então, que o resultado de se ter a quantidade desejada de filhos não é um relacionamento melhor apenas, é uma família mais feliz.

Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é pedagoga, escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.