Passagens bíblicas para superar a morte de um ente querido

" A minha carne e o meu coração desfalecem; mas Deus é a fortaleza do meu coração, e a minha porção para sempre.". Salmos 73:26

Erika Otero Romero

A morte é um evento inevitável na vida de cada ser humano. É tão natural como o nascimento, mas cheia de emoções dolorosas.

Às vezes, quando um de nossos familiares morre, temos sentimentos contraditórios. As pessoas podem se sentir impotentes diante da perda, alguns sentirão arrependimento e culpa pelo que não fizeram ou disseram, outros se sentirão em paz porque sabem que fizeram por seu ser amado tudo o que puderam. Os sentimentos e emoções que nos embaraçam dependerão muito das ações a respeito do ser amado falecido.

Seja como for, a morte é o fim e o início de vários acontecimentos na vida das pessoas. Marca o fim de uma relação física tangível com alguém que significou muito para nós. É o início de uma vida sem essa pessoa. Refere-se a recordá-la em pequenos eventos e festividades, e a sentir falta de cada momento da vida.

Todos nós perdemos alguém

Não há um único ser humano que não saiba o que é enfrentar a morte de alguém amado.

Quando minha avó morreu, eu tinha idade suficiente para saber que a minha mãe ia sofrer muito. Minha avó foi diagnosticada com câncer no pâncreas e deram-lhe seis meses de vida. Estava tão avançado que foi decidido não fazer nehum tratamento; queríamos que ela tivesse tranquilidade e conforto. Bastou ser diagnosticada para que sua saúde se deteriorasse em questão de dias.

Advertisement

Nunca estamos preparados para enfrentar a morte, embora saibamos que é algo iminente. Pensa-se que ao saber que essa pessoa especial vai faltar dentro de poucos meses, vai se estar preparado; não é assim. Nunca se está preparado para enfrentar a morte.

Orar dá força interior

Recordo que, desde o exato momento em que soube da notícia, comecei a orar. Pedi a Deus uma troca: a vida dela pela minha. Não queria que minha mãe sofresse. Minha mãe perdeu meu avô quando era menina, e sua vida mudou completamente. Minha mãe já sofrera o suficiente.

Depois de um tempo, ao compreender que “esse intercâmbio” não aconteceria, comecei a orar a Deus pedindo força. Eu precisava ser forte para apoiar minha avó e minha mãe. E fui, tanto que chegou um ponto em que minha mãe começou a acreditar que eu não sentia dor.  Claro que eu sentia! Mas eu estava me preparando para o momento da morte da minha avó. Não podíamos estar todos chorando e perdendo o norte.

Quando chegou o momento de sua morte, como era de se esperar, minha mãe estava muito aflita. No entanto, aceitou com toda a calma possível. Ela não tinha arrependimentos porque fez tudo pela minha avó.

As coisas foram diferentes para alguns dos irmãos de minha mãe. Minha avó teve 7 filhos, mas como em toda família, nem todos foram bons filhos. Aqueles que apoiaram a minha avó até aos seus últimos dias aceitaram a sua morte com calma; os que não, até hoje lamentam-se.

Advertisement

Deus como refúgio

Já passaram muitos anos desde que a minha avó morreu e há paz entre mim e a minha mãe. Estamos cientes de que fizemos por minha avó tudo o que estava em nossas mãos. No entanto, minha mãe ainda sente falta dela. É sua mãe, eu estaria igual ou pior que ela.

A Bíblia oferece vários versículos que trazem conforto nesses momentos de tanta tristeza pela morte de um ente querido.

Apocalipse 21:4

O Senhor enxugara dos seus olhos toda lágrima; e já não haverá morte, nem haverá mais pranto, nem clamor, nem dor, porque as primeiras coisas passaram.

Mateus 5:4

Advertisement

Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados.

Salmos 34:18

Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito.

Isaías 41:10

Não temas, porque eu estou contigo; não te desfaleças, porque eu sou o teu Deus que te fortalece; sempre te ajudarei, sempre te sustentarei com a  destra da minha justiça.

Advertisement

João 14:27-29

Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. Ouvistes que eu vos disse: Vou, e venho para vós. Se me amásseis, certamente exultaríeis porque eu disse: Vou para o Pai; porque meu Pai é maior do que eu. Eu vo-lo disse agora antes que aconteça, para que, quando acontecer, vós acrediteis.

Só me resta dizer que depois da morte da minha avó, as perdas seguintes foram mais fáceis de suportar. A dor é igualmente sentida, mas agora sei que, para enfrentá-la, não estou sozinha; podemos sempre recorrer à força que a oração e as escrituras oferecem para encontrar a paz.

Se for o seu caso, espero que encontre alguma tranquilidade nestas palavras.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Pasajes bíblicos para superar la muerte de un ser querido

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.