Particularidades do desenvolvimento do bebê – 6 meses a 1 ano

As etapas de desenvolvimento do bebê dos 6 meses de vida a 1 ano de idade, junto com alguns cuidados que os pais devem tomar.


Simony Parrela

Seis meses… Parece um período de tempo tão curto para nós, adultos. Mas é incrível que, para um bebê, pode fazer toda a diferença do mundo!

Nessa fase específica da vida do bebê, que vai dos 6 meses a 1 ano de idade, muitas mudanças vão acontecer. De fato, é a época da infância onde as habilidades do seu filhinho se desenvolvem mais rapidamente. Por isso, fique de olho nas coisas que seu filho pode aprender nessa época e muita atenção nos cuidados que você precisa tomar por causa dessas mudanças.

Algumas das coisas que seu filho vai passar a fazer são:

Começar a comer comidinha

: A partir dos 6 meses, seu filho vai parar de tomar apenas leite e começar com alimentos novos. Aproveite essa fase para ensiná-lo a comer de forma saudável. Muitos vegetais e frutinhas em forma de purê – se possível sempre separados para que ele possa se adaptar ao gosto de cada um – vão ajudá-lo a gostar dessas coisas no futuro. Cuidado extra aqui na hora de preparar a comidinha, sempre com muita higiene para evitar que seu filho fique doente. O sistema digestivo deles é ainda delicado nessa época.

Engatinhar e andar

: Não é incrível que num período tão curto de tempo seu filho vai aprender a engatinhar e – muito provavelmente – até mesmo a andar? Essa é uma época deliciosa para as crianças por que elas adoram a liberdade de se locomover sozinhos. Muitas mães têm medo que o filho se machuque ou se suje e por isso deixam ele o tempo todo do carrinho ou no colo. Não faça isso. Deixar seu filho engatinhar ajuda a fortalecer não apenas seus músculos mas também a sua percepção e sentidos. Deixe ele explorar sempre que puder. As duas maiores preocupações nessa época são as coisas que seu bebê vai colocar na boca e as quedas. Nesse ponto, TODO CUIDADO É POUCO! Os engasgos realmente perigosos dos bebês são muito silenciosos, e podem acontecer com coisas como moedas, pedaços de giz de cera, bolas de gude e afins. Se você vai deixar seu filho solto engatinhando na sala, por exemplo, feche as portas que dão para outros recintos e gaste alguns minutos fazendo uma geral no chão em busca de qualquer coisa que possa ser perigosa. Mesmo revistas e afins devem ficar fora do alcance dos bebês, pois eles adoram rasgar pedaços e colocar grandes quantidades de papel na boca.

Bater palmas e demais gestos

: Seu bebê já vai conseguir bater palminhas ou fazer pequenos gestos como colocar a mão na frente dos olhos para se esconder. Estimule bastante esses movimentos cantando musiquinhas com gestos (como Meu pintinho amarelinho ou Dona aranha) e ajudando ele a usar mãos e braços. Toda a cordenação motora é bem-vinda para ele.

Adorar o banho

: Seu bebê já vai conseguir se sentar sozinho na banheirinha e, provavelmente, vai adorar bater na água e brinquedos flutuantes. Isso é ótimo! Banhos quentinhos são uma alegria e ao mesmo tempo muito relaxantes para o bebê. Nessa época não podemos ressaltar o suficiente a importãncia de nunca deixar seu bebê sozinho no banho. Mesmo quando parece que eles já conseguem se virar, sair pra atender um telefone ou ir buscar um pijama é tempo suficiente para o bebê escorregar e se afogar. Deixe tudo em mãos antes de colocá-lo na água e não tire os olhos até ele estar enrolado na toalha em segurança.

Advertisement

Aproveite essa fase que é cheia de sorrisos e risadinhas para, além de estimular, abraçar e brincar com seu bebê, porque ela vai passar voando!

Toma un momento para compartir …

Simony Parrela

Simony é casada, mãe de 3 filhos e optou ser mãe em tempo integral. É formada em Adm. Publica pela UDESC tem um MPA pela Brigham Young University.