Pare de fazer estas 3 coisas e salve hoje mesmo seu casamento

Se pretende acabar com seus dias tristes e deprimentes com constantes brigas e discussões, precisa parar de fazer estas 3 coisas que minam todo e qualquer relacionamento.

Cibele Carvalho

Algumas pessoas, ao procurarem um conselho para seu casamento, muitas vezes esperam que você as diga tudo que o outro precisa mudar, que você concorde que os defeitos maiores e mais sérios estão no outro, no entanto, isso não acontece.

Um relacionamento é feito por duas pessoas, portanto, há falhas e erros nessas duas pessoas, você nunca pode imaginar que é perfeita e que não erra. Você falha todos os dias. Você é uma junção de todos os seus defeitos e qualidades, assim como seu cônjuge o é.

No entanto, em determinados momentos, um está mais forte do que o outro, um deseja fortalecer mais a relação do que o outro, e para que consiga fazer isso é necessário que procure primeiramente mudar a si próprio ao invés de tentar mudar o outro.

O sábio Gandhi já dizia: “Você tem que ser o espelho da mudança que está propondo”, se deseja que seu casamento se transforme em um casamento feliz, comece hoje mesmo a mudança de vida.

Proponho um desafio, nada impossível nem tão complicado assim, mas que pode trazer resultados rápidos e imediatos para seu relacionamento.

Advertisement

Se você aceita esse desafio, anote em uma folha de papel estes 3 passos e os realize hoje. Se o seu dia for mais feliz, repita no dia seguinte.

Pare de criticar

1ª mudança: Encontre mais qualidades do que defeitos em seu parceiro

Observe-o de maneira diferente. Reconheça as coisas boas que ele lhe faz todos os dias, mas que por rotina passam despercebidas.

Não se atente para as qualidades dos maridos alheios, pense nos defeitos alheios que também existem e são muitos. Se o seu cônjuge tem defeitos, os outros podem ter mais ainda.

Se ele disser algo desagradável durante o dia, concentre-se em sua missão, não retruque, transmita íons de pensamentos positivos para sua mente sobre as qualidades dele (pense em coisas boas sobre ele e sobre vocês).

Apenas hoje evite frases do tipo: “Isso não vai dar certo”, “eu avisei”, “você não consegue”.

Advertisement

Leia: Essa pode ser a maior reclamação do seu marido

Pare de reclamar

2ª mudança: Aceite os erros do seu cônjuge, ninguém é perfeito

Precisamos aprender a suportar com mais firmeza verdadeiramente nossos problemas do cotidiano. A felicidade ou infelicidade depende muito da nossa reação às coisas e acontecimentos a nossa volta.

Não existem pessoas perfeitas nesse mundo. Algumas pessoas podem achar que são perfeitas, mas no fundo sabem que não são; assim como também não existem relacionamentos perfeitos, apenas duas pessoas que devem esforçar-se juntas para criar um relacionamento amoroso e duradouro.

Levante hoje o tijolo da paciência, exerça um pouco mais desse dom, junto com ele acrescente uma dose de bondade, seja tão bom com seu cônjuge quanto seria com seu chefe para pedir um aumento!

Pare de se irritar

3ª mudança: Aprenda a ser uma pessoa longânime

Segundo as escrituras sagradas (Bíblia), uma pessoa longânime é aquela que possui autocontrole, ou seja, que consegue controlar sua ira, se tornando vagaroso em irar-se.

Advertisement

Segundo o dicionário brasileiro ser longânime é suportar as contrariedades com bom ânimo, alegria.

Nem sempre é fácil manter a alegria e controlar um ataque de nervos, mas nossa persistência em fazer isso nos tornará cada dia mais capazes de controlar-se. Precisamos apenas começar nossa tentativa. Comece a sua hoje, não se irrite, não grite com seus filhos, não bata as portas.

Para que se concretizem essas mudanças é necessário uma sequência de hábitos, cada passo por vez, cada dia um a mais, mantendo a persistência.

Você pode, sim! É capaz de salvar seu casamento e sua família de histórias trágicas provocadas por separações e divórcios. Aceite o desafio. Comece a transformar sua casa, seu lar a partir de suas atitudes e influencie todos a sua volta, especialmente seu cônjuge.

Leia: 13 gestos simples que salvam um casamento

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Cibele Carvalho

Bacharel em Direito, Mediadora e Conciliadora de Família, realiza palestras para noivos e recém-casados sobre relacionamentos, especialista em Psicologia Jurídica, esposa, mãe e genealogista.