Para que um relacionamento dê certo, deve primeiro existir uma grande amizade 

Amigos são para a vida toda.  Se seu cônjuge for seu melhor amigo, vocês estão no caminho certo. 

Adriana Acosta Bujan

Ele dizia que me amava com loucura e paixão, que, desde a primeira vez que me viucresceu um amor inexplicável e incondicional. Eu me senti muito sortuda, na época, por ter conhecido um homem que me amava com esse lampejo. Em algum momento, pensei que o amor à primeira vista era real. 

Depois de alguns meses, fiquei tão apaixonada, que não hesitei por um instante em me casar e ter um filho, como um símbolo de nosso relacionamento mágico. No entanto, alguns detalhes contradiziam meu sentimento e coração, pois chegou ao ponto em que o relacionamento se tornou dependente e até viciante, onde não havia limites de nenhum tipo; e isso me deixava muito confusa. 

“Eu te amo como nunca imaginei amar”, “Você é o amor da minha vida”, “Sem você, eu morreria”. Ouvi essas frases mil e uma vezes de meu marido, tanto que fiquei com medo de não ser suficientemente capaz para fazê-lo feliz. 

O amor eterno começa com uma amizade 

Infelizmente, experimentei um relacionamento doentio, obsessivo e insano, onde sacrifiquei tudo por medo de não ser amada ou ser abandonada. No final, depois de milhares de lágrimas vertidas e conflitos internos, percebi que eu não tinha chegado conhecê-lo antes de tomar a decisão de me casar. 

É exatamente isso que você leu, nunca tive amizade com meu marido, não conhecia seu passado, seu presente e seus objetivos futuros, pois me apaixonei perdidamente por suas frases bonitas, sem perceber como ele realmente era. 

Advertisement

Minha história exemplifica uma vida de casado que não estabelece bem os alicerces de seu relacionamento. Não estou dizendo que o amor à primeira vista não possa acontecer, mas que é mais provável que seja um fracasso amoroso, poisao pular o primeiro estágio de um relacionamento, que é a amizade, não é possível saber como aquela pessoa é, o que acaba gerando muitadecepções e frustrações. 

Um amor de sucesso começa com uma grande amizade 

Amigo é aquele que está presente nos bons e maus momentos da vida, aquele que ouve, aconselha, apoia e faz você se sentir confortado. É ele quem sente a sua dor, quem sente empatia por você, que a protege e defende, ri e chora com você, motiva e ajuda você a alcançar seus maiores sonhos. 

É maravilhoso ser e ter um amigo incondicional, pois todas as adversidades são superadas com mais facilidade quando se trabalha em equipe. É por isso que um relacionamento amoroso deve  começar com uma amizade, para aumentar as chances de ter sucesso. 

Talvez você encontre todos esses atributos com seu parceiro, o que é ótimo, mas como cuidar dessa amizade ao longo dos anos? Você sabe que todo relacionamento tem seus problemas, que há uma fase em que a carga de responsabilidades e obrigações aumenta, e que a paixão dura alguns meses, diminuindo gradativamente e afetando o relacionamento. 

O casamento não deve se basear apenas em objetivos conjuntos, na criação dos filhos ou em encontros íntimos, porque o mais importante é ter um amigo ao seu lado, que o respeite e permita que você seja como é. 

Advertisement

Por esse motivo, para que seu parceiro também seja seu melhor amigo, considere estas dicas: 

1. Cumplicidade 

Uma das características da amizade é cumplicidade. Nunca deixe de fazer coisas que apenas você e seu marido saibam, que os tornam cúmplices. Se você quiser fazer uma brincadeira, uma piada, se quiser contar uma mentira branca para os outros, para ficar em casa com ele; o que quer que façam para que o segredo fique somente entre vocês.  

2. Deixe-o ser como ele é 

Os amigos geralmente ficam bravos quando cometemos erros que não percebemos ou fazemos coisas que podem nos prejudicar. Às vezes, podemos até ouvir algumas verdades que magoam e ferem nossos corações. No entanto, mais cedo ou mais tarde, sabemos que as coisas que ouvimos são verdadeiras. 

Um amigo a ama como você é, sem tentar mudar nada.Ama seus defeitos, virtudes e eloquência. O mais interessante de tudo, é que o sucesso no casamento ocorre quando você ama seu parceiro como ele é, de acordo com o especialista Walter Riso, embora muitas vezes você queira mudar algum comportamento ou atitude, até mesmo defeitos. 

Por exemplo: confesso que odeio que meu marido deixe as roupas jogadas em todos os lugares, mas, apesar de seu mau hábito, sei que ele tem outras virtudes valiosas, que equilibram o relacionamento e a convivência. 

Advertisement

3. Divirtam-se juntos 

Sabemos que os amigos estão lá, nos bons e maus momentos, mas costumamos procurá-los com frequência para nos distrair e nos divertir, longe do estresse diário e das preocupações da vida. É por isso que você deve tentar encontrar aqueles momentos divertidos com seu cônjuge, deixando de lado as obrigações de cada um. 

Saia da rotina. Vocês podem andar de patins, de bicicleta, ir para a praiapara o meio do mato, e por que não acampar?  

4. Solte as rédeas 

Um amigo não precisa estar grudado 24 horas por dia. Com uma simples ligação ou mensagem de texto, você pode procurá-lo ou marcar presença. Em um relacionamento, deve acontecer o mesmo: dar liberdade ao cônjuge e espaço e fazê-lo se sentir amado e especial. 

Ouça-oapoie-o e sinta seu pesar. Que seu cônjuge sinta que é sua prioridade em tudo, fazendo com que ele se sinta seguroprotegido e amado. 

Um bom relacionamento conjugal nunca deve perder o senso de amizade. Não importa quantos anos estejam juntos ou se a monotonia tomou conta do relacionamento de vocês. Lembre-se de que existem amizades que duram a vida inteira; é por isso que você deve fortalecer diariamente esse vínculo único e especial que o une ao seu cônjuge: a amizade. 

Advertisement

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Para que una relación funcione tiene que haber primero una gran amistad

Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.