Pais que criam filhos infelizes fazem essas 6 coisas

Criar filhos felizes é o maior desejo de qualquer mãe ou pai. O que será que estamos fazendo para conseguir justamente o oposto?

Fernanda Gonzales Casafús

Uma infância feliz é o direito primordial de qualquer criança. Além de ter suas necessidades básicas atendidas, uma criança precisa de amor, de apoio, de respeito e de empatia para ser feliz. Os pais são o eixo fundamental na felicidade de um filho, por isso temos uma grande missão pela frente.

Muitas vezes, acreditamos que nossos filhos são felizes porque damos tudo a eles, ou porque vão à melhor escola ou porque tiram as melhores notas. No entanto, o turbilhão da vida às vezes nos diz “Ei! Pare, olhe para o seu filho, ele está feliz? “

E então percebemos tudo o que ainda nos falta aprender nesta escola de vida. Todos nós queremos ver nossos filhos felizes, é nosso maior objetivo. Portanto, verifique esta lista para identificar que coisas podem nos levar pelo caminho errado. Não somos perfeitos, mas fazemos o nosso melhor para preencher o coração de nossos filhos. Os pais que criam filhos infelizes apresentam os seguintes comportamentos:

1. Não os escutam

É uma frase que ouvimos centenas de vezes. No entanto, nunca deixa de estar em vigor. Para ser feliz, uma criança precisa da escuta ativa de seus pais, de compreensão, entendimento e tempo suficiente para se expressar.

Quando não ouvimos nossos filhos, eles se sentem desvalorizados, pois nada é tão importante para uma criança do que a opinião e a companhia de seus pais. Ouvir nossos filhos abre uma ponte segura para a comunicação nos anos vindouros. Deixe-o contar, falar sem parar, ficar na sua cola falando e perguntando sobre tudo. Ele ficará feliz se você o escutar.

Advertisement

2. Castigam-nos sem explicação

A criação dos filhos é um constante aprendizado. Ninguém tem a fórmula perfeita, e às vezes pensamos que podemos corrigir seus comportamentos indesejados com o castigo. Porém, quando esse castigo não for acompanhado de uma explicação clara do motivo, faltará objetivos sólidos e perderá a eficácia.

Se uma criança se comportou mal e seus pais decidem que ela vai ficar no canto por uma hora ou não vai jogar videogame por três dias, sem que isso seja acompanhado de uma reflexão sobre o que aconteceu, provavelmente essa criança não aprenderá nada. Quando explicarmos que o castigo é em razão desse mau comportamento, isso será um incentivo para que, no futuro, ele seja minimizado ou não se repita.

3. Evitam a frustração

Superproteger os filhos é algo que muitos pais fazem. É verdade que queremos poupar-lhes qualquer dor na vida, porém, mais cedo ou mais tarde eles irão senti-la. Eles não podem ficar sempre em uma redoma de vidro. Assim sendo, a melhor coisa a fazer como pais é educar suas emoções para que saibam como enfrentar qualquer adversidade.

Resolver os problemas deles não fará de você uma mãe ou um pai melhor. Ensiná-los a resolvê-los, sim. Pode ser doloroso vê-los frustrados e tristes, mas você está lhes dando ótimas ferramentas para lidar com a vida real lá fora.

4. Não têm tempo para brincar

Não há nada que deixe uma criança mais feliz do que brincar com os pais. O melhor presente que podemos dar aos nossos filhos é o nosso tempo. Os filhos podem ter tudo, mas se não tiverem o tempo dos pais, serão infelizes.

Advertisement

Portanto, se quer que seu filho seja feliz, passe um tempo brincando, rindo e conversando com ele. E se você teve um dia totalmente atribulado, alguns minutos no final da noite para ler uma história para ele será um presente para seu coração.

5. Enchem-nos de presentes materiais

Quem disse que a criança que tem tudo é a mais feliz? Os pais geralmente encobrem sua ausência (ou culpa) com presentes materiais. É claro que as crianças ficam felizes em receber brinquedos e presentes. Mas elas nem sempre serão completamente felizes só por isso.

Adoramos dar presentes aos nossos filhos e ver seus rostos felizes ao abrirem os pacotes. No entanto, enchê-los de coisas fará com que não aprendam a valorizar o esforço e as coisas realmente importantes da vida. Ensiná-los que o importante é ter o que há de mais moderno e o melhor só fará com que sejam pessoas materialistas no futuro.

6. Zombam de Deus

Aprender a amar a Deus na infância é um dos maiores presentes que podemos dar a nossos filhos. Se zombarmos de Deus, da religião e até mesmo das pessoas de fé, estaremos causando sérios danos.

Estaremos não apenas ensinando nossos filhos a desrespeitar as convicções dos outros, mas tirando-lhes a oportunidade de serem felizes conhecendo a palavra de Deus, pois serão privados de conhecer a fundo a fé.

Advertisement

Reveja as ações que podem estar afastando seus filhos da felicidade e continue instilando aquelas que tornam você um pai ou mãe melhor e que proporcionam a seus filhos verdadeira felicidade. Se você chegou até aqui é porque realmente se preocupa com a felicidade de seus filhos, e isso já faz de você um bom pai ou mãe. Continue! Você está indo muito bem!

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Los padres que crían hijos infelices hacen estas 6 cosas

Toma un momento para compartir ...

Fernanda Gonzales Casafús

Fernanda Gonzalez Casafús é argentina, mãe e formada em jornalismo. Ama os animais, daçar, ler e a vida em família. Escrever sobre a família e a maternidade se tornou sua paixão.