Pai, seu amor é importante por estes 6 motivos

É assim que os homens se sentem quando se tornam pais. E como vivem esta paternidade?

Adriana Acosta Bujan

Já estavam casados há 5 anos e ele desejava, com todo seu coração, tornar-se pai, porém, sua esposa, por questões de saúde não podia conceber. Visitaram muitos especialistas, experimentaram medicina alternativa e até as famosas massagens no ventre para corrigir a condição.

Assim, passaram os anos e nunca conseguiam o que desejavam. No entanto, com esperança e fé transbordante, ela não deixava de orar pedindo a Deus um verdadeiro milagre. Até que um dia, ela começou a se sentir mal de saúde e foi visitar o médico.

Os médicos realizaram exames e a submeteram a um ultrassom para detectar qual era o problema, já que os especialistas afirmavam que os sintomas que ela descrevia poderiam indicar uma possível gravidez. Com esperança e um sentimento de alegria, ela foi para casa esperar por seu esposo, já que os resultados seriam liberados nesse mesmo dia, pela tarde.

Com alegria, incerteza e ansiedade, encontrava-se o feliz casal na sala de espera de um reconhecido laboratório médico. Até que o doutor saiu para entregar os resultados; os dois abriram o envelope e leram “Positivo”. Nesse instante choraram de felicidade, abraçaram e beijaram-se. Ele lhe disse: Meu amor, seremos pais.

O amor de um pai

Quase sempre se fala do amor de uma mulher ao saber que será mãe, mas e o amor do pai? Eles também experimentam fortes emoções, alegria, medos, dúvidas e felicidade; já que são os que apoiam incondicionalmente a sua esposa e vivem, ao mesmo tempo, cada etapa da gestação.

Advertisement

Os homens também se emocionam ao saber que serão pais; muitos se imaginam jogando bola com seu futuro filho, compartilhando o controle da televisão, visitando parques de diversões, até imaginam tudo o que eles desejam ensinar.

Sentem-se em uma fase de admiração e orgulho pela sua esposa, já que seu coração se expandirá ao dobro. Agora sua vida tem um caminho cheio de coisas maravilhosas, e sabem perfeitamente que deverão se esforçar o triplo para proporcionar à sua família segurança e proteção.

Como é que os pais se sentem?

Um estudo confirmou que a maioria dos pais acha que ser pai é sua maior alegria, que é o melhor trabalho do mundo, inclusive que acreditam que suas vidas começaram quando se tornam pais, por estas razões:

1 Compartilhar a criação dos filhos

Hoje em dia, o papel do pai é um papel muito diferente daquele que costumávamos conhecer em décadas anteriores. Onde a mulher tomava as rédeas da educação, enquanto o pai tinha que sair para trabalhar. Hoje, os pais estão envolvidos na criação dos filhos, porque eles sabem que sua presença traz benefícios incríveis para o desenvolvimento deles.

Sentem-se no dever de ensinar a seus filhos a fortalecer sua autoestima, a serem perseverantes, a esforçar-se e triunfar na vida. Talvez não o demonstrem com palavras ou com atitudes afetivas como fazem as mães. Eles têm uma maneira particular de criar.

Advertisement

Lembro-me que meu pai me dizia: “Você pode chorar, mas não terá tempo para resolver seus problemas”; ele sempre me guiava para encontrar diversas alternativas para resolver meus conflitos, de uma maneira prática, estrita e dura.

2 Ensinamentos diferentes

Eles participam mais na hora de jogar e muitas vezes dedicam mais tempo de qualidade, já que a maior parte do tempo, trabalham. Normalmente, seu tempo é usado para reforçar o intelecto, habilidades e capacidades de seus filhos.

Por exemplo: pais leem mais com os filhos, ensinam-lhes o uso de ferramentas para trocar uma lâmpada ou consertar algum objeto quebrado. Até lhes ensinam o amor pelo esporte.

3 A defesa pessoal

Os homens têm uma característica quando se defendem de qualquer agressão, normalmente utilizam a violência. Por isso, os pais costumam enfocar seus ensinamentos na defesa pessoal, compartilhando suas próprias experiências de vida.

Claro, neste caso, os pais devem ensinar que a violência não traz nada de bom, já que existem outras maneiras de fazer-se respeitar e estabelecer limites quando alguém chega a agredi-los.

Advertisement

4 As regras podem ser quebradas

Talvez a mãe tenha uma maneira peculiar de educar os filhos, levando-os cedo para a cama, mandando lavar as mãos antes de comer ou proibindo jogar determinado videogame. No entanto, os pais costumam quebrar essas regras facilmente quando estão com seus filhos, já que desejam conviver mais tempo com eles.

Muitas vezes os pais são os cúmplices, os companheiros de aventura; convertendo-se nos melhores amigos dos filhos.

5 A família é sagrada

Os homens têm esse fervoroso compromisso de lutar e esforçar-se pelo bem-estar de sua família. Portanto, a família é sagrada para eles, porque é a sua motivação, sua alegria, sua força para vencer todas as adversidades.

Não haverá nada mais reconfortante que chegar em casa para receber os abraços de seus filhos, o beijo de sua esposa e de saber que sua família se encontra bem, graças a seus esforços e sacrifícios.

6 A melhor educação é a vida

Claro, todos os pais desejam que seus filhos estudem para que, no futuro, sejam independentes; porém, recebe-se educação também com as escolhas e experiências da vida. Por sua maneira de criar os filhos, os pais não ensinam a seus filhos os sentimentos de derrota ou fracasso, ao contrário, se concentram em reconhecer as virtudes e pontos fortes de seus filhos.

Advertisement

Isso para que aprendam sozinhos as duras lições que a vida lhes apresenta. Por vezes, o pai não estará presente para resolver os problemas, mas sempre haverá apoio e amor incondicional.

O amor dos pais é maravilhoso, mágico e especial, eles marcam a vida dos filhos com seus ensinamentos de vida, com seus conselhos e guia constante. Abençoamos o grande trabalho que eles fazem, porque sua responsabilidade é enorme, porque eles sempre buscarão o bem-estar de sua família.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original: Papá, tu amor es tan importante por estos 6 motivos

Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.