Os benefícios da obediência

Às vezes, as tentações nos atingem e somos tentados a viver no limite. Mas quando optamos por ser obedientes ? s leis de Deus, podemos ter a certeza de encontrar paz e felicidade.


Megan Gladwell

Pedir emprestado o novo romance best-seller de seu amigo e deixar de devolvê-lo. Mentir para sua mãe. Tomar drogas ilegais. Ter um caso com o marido de sua vizinha. Furtar uma camisa no shopping. Avançar um sinal no trânsito. Tentar sair sem pagar sua conta no restaurante.

Embora, algumas dessas infrações sejam menos graves do que outras, cada uma delas é uma forma de negligência a uma regra ou lei. Na vida, todos têm compromissos e expectativas. Alguns são contratos legais – um documento de casamento afirma que devemos permanecer fiéis a nossos cônjuges, um contrato de trabalho pode exigir a garantia de não compartilhar informações privadas da empresa, a carteira de motorista é um compromisso de respeitar as regras de trânsito. Outros compromissos podem não estar assinados em documentos, mas eles são igualmente importantes.

Por exemplo, dos cidadãos de qualquer país, espera-se o cumprimento da legislação sobre roubo e agressão física, entre outros. Imaginem o caos em uma sociedade em que todos vivam egoisticamente e sem lei, sem respeito aos limites estabelecidos. Esse lugar parece primitivo, inseguro e desagradável.

Alguns zombam da obediência “cega”, argumentando que devemos pensar por nós mesmos e que não há problema em se desviar dos limites, regras ou leis. Mas as regras e as leis existem para nossa segurança física. Da mesma forma, os mandamentos de Deus existem para a nossa segurança espiritual.

Como pais, tentamos incutir o princípio da obediência em nossas crianças. Queremos que eles não mintam e respeitem nossas regras. As regras que estabelecemos são na maioria das vezes para sua segurança física, emocional e bem-estar espiritual. O mesmo pode ser dito sobre as regras de Deus para nós.

“Ao longo dos séculos, homens e mulheres têm procurado o conhecimento e a compreensão sobre esta existência mortal e seu lugar e propósito no mesmo, bem como o caminho da paz e da felicidade. Essa busca é parte de cada um de nós… Um Pai Celestial amoroso tem traçado o nosso curso e forneceu um guia infalível – a obediência”, diz Thomas Monson, líder religioso mundial.

Que benefícios alcançamos através da obediência?

Advertisement

A obediência traz paz

Todos cometemos erros, enganos, pecados, e até certo grau de experiência com o “viver no limite.” Esses caminhos muitas vezes levam a sentimentos de remorso, vergonha, confiança diminuída e tristeza. Às vezes, é difícil fazer a coisa certa, mas em última análise, somos mais felizes quando fazemos.

Montamos um exemplo positivo

Como pais, queremos que nossos filhos façam escolhas saudáveis, inteligentes. Eles observam o que fazemos. Nossos filhos, muitas vezes, imitam nossos maus hábitos.

Temos uma vida familiar mais tranquila

A vida é um desafio suficiente, não precisamos complicá-la com a desobediência. O uso de drogas ou roubo, por exemplo, pode trazer graves problemas para nós e nossas famílias.

O pastor e escritor AW Tozer disse: “O verdadeiro seguidor de Cristo não vai perguntar:” O que vai me custar se eu abraçar essa causa?” Ao contrário, ele vai dizer: “Isto é verdade, Deus me ajude a andar pela verdade, custe o que custar!”Em outras palavras, às vezes é preciso humildade e fé para fazer as escolhas certas.

Thomas Monson explica: “O grande teste desta vida é a obediência.”  Nosso exemplo perfeito de obediência é Jesus Cristo. Afinal, Ele era justo, leal e submisso. Ao seguirmos o seu exemplo, podemos ganhar mais paz em nossas vidas. Podemos obter luz e conhecimento, pois viveremos em retidão e em sintonia com Deus. Como os padrões mundiais de certo e errado continuam a mudar, podemos manter-nos no curso, fazendo o melhor para ser obediente às leis de Jesus.

_Traduzido e adaptado por Stael Metzger, do original The benefits of obedience, de Megan Gladwell

Toma un momento para compartir …

Megan Gladwell

Megan Gladwell, a freelance writer and sometimes teacher, lives in beautiful Northern California with her husband and four children.