Os benefícios da cânfora

A Cânfora-de-jardim é uma erva medicinal, folhas recortadas, verde-acinzentadas e ricas em óleos essenciais e aromáticos. Mais um capricho de Deus para benefício do homem.


Beth Proenca Bonilha

Desde a antiguidade o homem tem feito uso das ervas para diversas finalidades. Conhecendo suas propriedades curativas e sabendo que a resposta para diversos tipos de doenças pode ser encontrada entre as plantas, a sociedade acabou classificando algumas de ervas ou plantas medicinais.

Entre estas está a cânfora com o nome científico de Cinnamomum camphora da família Lauraceae, a canforeira também é ideal na ornamentação de vias públicas. De origem asiática especialmente das regiões entre China e Japão.

Existem no ocidente algumas variações da planta Cinnamomum camphora, conhecida como Cânfora-de-jardim com o nome científico de Artemísia camphorata esta espécie pertence à família das Asteraceae.

A cânfora age de maneira muito eficaz em determinadas doenças, mas destaca-se por suas propriedades sedativas, calmante, descongestionante, anti-inflamatória, analgésica e repelente.

Além de ser bastante usada no tratamento de picadas de insetos, em contusões e dores musculares.

Apesar de a cânfora ser muito útil e bem utilizada, também existem alguns cuidados que se devem conhecer. É contraindicada para crianças com menos de cinco anos, principalmente bebês, por causar intoxicação. Mulheres grávidas também devem evitar seu uso, pois suas propriedades podem ultrapassar a placenta.

Fora estes cuidados, a cânfora é uma aliada do ser humano e, se bem utilizada, pode ser um grande benefício na vida de todos.

Advertisement

Saiba como aproveitar os benefícios desta planta que, como todas as outras, se bem manuseada e dosada está à disposição para ajudar e curar as dores e doenças humanas.

Como utilizar a cânfora

  • Pomada – Quando se utilizam medicamentos preparados a base de cânfora.

  • Talco – Normalmente usado como antisséptico para os pés evitando o mau cheiro e micoses.

  • In natura – Você mesmo pode prepará-la para uso. Prepare a vaporização de cânfora com folhas frescas que devem ser fervidas em água e inaladas 3 a 4 vezes ao dia como expectorante. Além deste procedimento, para o mesmo efeito pode ser preparado um xarope com folhas da planta, leite e mel.

  • Chá – Prepare o chá colocando em uma panela 500 ml de água fervida e duas colheres de cânfora, deixe por aproximadamente 15 minutos. Coe e consuma 3 a 4 vezes ao dia. Este chá alivia as dores do reumatismo.

Como cultivar a cânfora

A Cânfora-de-jardim deve ser cultivada ao sol em solo fértil enriquecido com matéria orgânica, isso quer dizer que você deve acrescentar cascas de legumes e de ovos que, ao se deteriorarem, ajudam na fertilização da planta. Molhe frequentemente, mas sem exagero, as raízes não gostam de ficar encharcadas, portanto certifique-se que o sistema de escoamento do excesso de água seja eficaz.

Como dito anteriormente os benefícios são inúmeros e podem ser de grande valia para o tratamento de muitos problemas de saúde, bastando apenas ser usado na quantidade correta.

Toma un momento para compartir …

Beth Proenca Bonilha

Graduada em Administração de Empresas com MBA em Empreendedorismo. Casada mãe de 6 filhos, avó de 2 netos. Atua profissionalmente como Analista Instrutora da Educação Empreendedora no SEBRAE - SP. Como hobby gosta de artesanato, música e leitu