Os 8 alicerces do casamento

Especialista ensina como ter um casamento forte e duradouro através de pequenas atitudes que ele considera como os alicerces fundamentais de um bom relacionamento.


Roberta Preto

De acordo com o Master Coach Aroldo Uchôa, casado há 32 anos, tanto ele quanto sua amada esposa estão felizes com o lar que construíram, todavia, o coaching ressalta que nem sempre foi assim.

Nos primeiros anos do matrimônio as coisas se complicaram, porque existiam dois lados que faziam o relacionamento distante e desafiador, ou seja, diferenças de opiniões e muitas divergências interferiam na felicidade do casal.

Entretanto, com o passar dos anos, Aroldo percebeu que ele e sua esposa precisavam somar as diferenças positivas e aperfeiçoarem juntos as diferenças negativas. Através dessa atitude surgiu mais parceria e ambos amadureceram, assim as ações positivas aumentavam a cada dia e, com ela, o amor.

Veja os alicerces do casamento, segundo Uchôa:

1. Reconhecimento

Saber reconhecer as próprias faltas dentro da relação é um passo positivo para se ter felicidade no lar, e isso pode ser feito diariamente. Quando o cônjuge observa as situações que os cercam e com um bom diálogo é possível esclarecer o ocorrido, assim identifica-se as dificuldades e produz ações construtivas.

Encontrar e reconhecer as vulnerabilidades de si mesmo é de grande valia no relacionamento, entretanto, enxergar as faltas do parceiro e exercer paciência com elas, demonstrará o valor que você dá para sua parceira.

2. Aprendizado

Para o coaching, reconhecer os erros dentro da relação é o primeiro passo, porém, ele só é válido quando é possível aprender com as falhas e aplicar o aprendizado.

Advertisement

Também é necessário aprender com a outra pessoa o que ela domina mais e você não, como paciência e bondade, isso desenvolve a confiança plena dentro da relação.

3. Apoio

O apoio é fundamental para o relacionamento. É importante apoiar nos afazeres domésticos, na educação e cuidados com os filhos, todavia, também se faz necessário o apoio nos estudos do cônjuge ou em algo que ele esteja envolvido para o desenvolvimento de suas qualidades.

4. Humildade

A humildade é um dos alicerces mais fortes e duradouros de uma relação, mas também é mais difícil de ser encontrada em muitos relacionamentos.

O marido precisa ter humildade para reconhecer suas fraquezas e pedir ajuda a sua esposa, e essa mesma reciprocidade precisa existir na esposa também, pois o casal que se ajuda, tende a se cansar menos e encontram mais forças para lidarem com suas dificuldades.

5. Escutar

Os casais precisam aprender a escutar, ou seja, ouvir e processar o que realmente a outra pessoa está dizendo, esforçar-se por escutá-lo é uma maneira excelente de cuidar do cônjuge e demonstrar o verdadeiro amor.

Quando uma relação possui parceiros que estão dispostos a escutarem e atentarem-se as necessidades e anseio do outro, dificilmente ela cairá na rotina.

6. Respeitar

O respeito deveria ser mútuo dentro da relação, todavia, nem sempre é assim que procede, devido ao egoísmo por parte de um dos cônjuges. A parceria existe na relação, quando o parceiro tem total respeito pela individualidade do cônjuge.

7. Objetivos e metas

Os objetivos e metas caminham juntos na relação. Os casais que desejam progresso no relacionamento e na vida pessoal devem conscientizar-se de que é preciso planejar o lazer da família, as finanças e as muitas maneiras de superarem seus defeitos para o bem-estar do lar.

8. Parceria

Um casamento é feito de duas pessoas: marido e mulher. Juntos, eles formam um casal que caminha lado a lado, sendo parceiros em tudo, sobrepujando as tristezas, superando os obstáculos e desfrutando dos momentos de felicidade em parceria.

O cooperativismo é de grande valia para a relação, porém o amor é essencial para que essa parceria possa dar certo.

Advertisement
Toma un momento para compartir …

Roberta Preto

Roberta Preto, 33. Formada como tradutora e intérprete, escritora, mãe. Apaixonada pela vida, em uma eterna busca por conhecimento. Espero que minhas palavras possam ser uma luz na vida das pessoas. Sonho em ajudar a humanidade a tornar-se livre da escravidão da ignorância.