Os 7 pecados capitais na hora de educar os filhos

Mesmo que você tenha cometido alguns erros durante esse processo, é possível voltar atrás e retomar a educação dos pequenos de maneira eficaz.


Renata Finholdt

Educar as crianças não é uma tarefa fácil. A cada dia, a cada momento, surgem oportunidades de ensinar aos pequenos alguma coisa, da melhor forma possível.

É dever dos pais dar educação aos filhos, ensinar valores importantes que contribuirão para que ele se torne um adulto íntegro. Porém, nada disso é uma tarefa fácil. Os pais aprendem também a cada dia como realizar esse compromisso de forma eficaz.

Cometemos alguns erros durante esse processo, isso é comum, no entanto, é importante reconhecê-los e corrigi-los a tempo para que não influenciem negativamente a educação de nossos pequenos.

1. Tirar a autoridade de um dos pais

Nem sempre pai e mãe têm os mesmos pensamentos em relação à educação dos filhos, no entanto, algo não deve acontecer jamais: Quando um dos pais, na frente dos filhos, der alguma instrução, o outro nunca deve contrariá-lo retirando assim sua autoridade perante eles.

2. Não ser o exemplo

Aquela conhecida frase: “Faça o que eu digo, não faça o que eu faço” não funciona na educação dos filhos. É preciso ensinar pelo exemplo sempre, pois é assim que eles aprendem.

Seja o que você espera que seus filhos sejam no futuro.

3. Não colocar limites

Seja firme na hora de impor os limites aos pequenos. Eles precisam aprender desde cedo que devem respeitar o espaço dos outros e que há regras e leis que precisam ser observadas. Quando as crianças não têm limites, se tornam adultos inseguros e algumas vezes até prepotentes, acreditando que eles podem tudo.

Advertisement

4. Tratá-los como adultos

Se você, por vezes, esquece que são apenas crianças e os cobra como a um adulto, está cometendo um erro grave. Eles precisam ser tratados e educados seguindo a idade que possuem para não se sentirem frustrados e incapazes desde pequenos.

5. Mentir

Contar mentiras aos filhos é uma técnica nada eficaz. A melhor forma de educá-los é sempre falar a verdade, mesmo que você acredite que aquela mentirinha em nada vai influenciar na educação deles um dia eles se lembrarão e podem se tornar mentirosos porque indiretamente foram ensinados desta forma por seus pais.

6. Condicionar o comportamento

“Se você comer tudo vai ganhar um presente”, ou, o contrário, “se você não arrumar seu quarto, não vai brincar hoje” são estratégias erradas na educação dos filhos. Conselhos de psicólogos ensinam que condicionar o comportamento não mostra a real importância dos ensinamentos.

7. Denegrir a imagem de um dos pais

Para as crianças, uma das maiores seguranças é ver que os pais se respeitam, mesmo que não convivam mais. É importante para elas que um não denigra a imagem do outro tentando trazê-los para o seu lado.

Por mais que haja desavenças entre vocês, nunca deixe que as crianças percebam isso.

Educar os filhos pode não ser fácil, mas se você dedicar sua atenção e amor a esta responsabilidade herdará grandes bênçãos devido a seus esforços.

Toma un momento para compartir …

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.