Os 7 ‘nuncas’ no caminho da felicidade

Não perca tempo procurando a felicidade quando ela estiver a um passo de você. Se quiser ser feliz, leia este artigo.

Adriana Acosta Bujan

Todas as pessoas dedicam uma vida inteira à procura da felicidade. Essa felicidade que tentamos alcançar se tivermos saúde, dinheiro e amor, são objetivos que parecem inatingíveis por serem considerados futuros. Acontece também de, se estivermos bem em algum desses aspectos, não conseguirmos ficar felizes, pois estamos sempre buscando mais e mais coisas. Em suma, somos insaciáveis.

O erro está em muitas vezes não perceber que ser feliz é desfrutar o presente, aqueles momentos e experiências significativas que nos deixam repletos de tranquilidade e bem-estar. Às vezes, concentramos a maior parte de nossos esforços em tornar aqueles que amamos felizes e acabamos negligenciando nossa própria felicidade.

Consideremos que você se sinta calmo e feliz em ver que os membros de sua família estão bem em todos os aspectos, mas e você? Por que somos sempre a última opção?

Muitas vezes, deixamos de lado o amor por nós mesmos, sem levar em conta que, para encontrar a felicidade, precisamos primeiro estar bem com nós mesmos para, então, irradiar essa energia àqueles que nos rodeiam. Dessa forma, será mais fácil encontrar a felicidade.

A felicidade a um passo de você

Praticar o amor por nós mesmos é uma tarefa que precisamos cumprir para nos sentirmos felizes. Por esse motivo, devemos analisar os “nuncas” a seguir:

Advertisement

1. Nunca espere dos outros

Se você espera reconhecimento, aplausos, felicitações, compaixão ou um mínimo de empatia das pessoas por quem você sacrificou seu próprio bem-estar para fazê-las felizes, você estará cometendo um grave erro que pode gerar frustração e decepção.

Nunca espere que as pessoas valorizem seus esforços como você acha que merece, ou nunca faça algo na esperança de receber algo em troca, pois, dessa forma, você não será feliz. Ao contrário, faça coisas apenas por aqueles que façam você se sentir satisfeito, pensando naquilo que está dando de si.

2. Nunca se destrua

O pior inimigo de nossa felicidade somos nós mesmos. Quero dizer com isso que os pensamentos negativos e a autocrítica vão limitando a felicidade. Somos propensos a nos destruir completamente, pensando que não somos capazes de tornar nossos sonhos realidades.

Essa falta de confiança, medo ou insegurança, pode ter sido gerada na infância ou pelas más decisões que tomou na vida. Portanto, nunca se autodestrua! É melhor trabalhar suas emoções e pensamentos positivos a fim de recuperar seu bem-estar e felicidade.

3. Nunca abaixe a cabeça

Sei, por experiência própria, que é fácil baixar a guarda em muitas situações da vida, pois, infelizmente, todos temos que passar por momentos dolorosos e terríveis para aprender e tornar-nos pessoas melhores. Mas não podemos nos dar ao luxo de permanecer presos ao sofrimento, pois a vida sempre nos oferece oportunidades novas e melhores para sermos felizes. Lembre-se: sempre haverá um amanhã, um novo começo que permitirá que você supere qualquer adversidade, por mais difícil que possa parecer.

Advertisement

4. Nunca pense que você não pode

Talvez você, em algum momento, já tenha lido ou ouvido aquelas histórias de vida que são muito encorajadoras e o motivam a ser uma pessoa melhor. São histórias incríveis de homens e mulheres que lutaram e realizaram seus sonhos apesar das adversidades. Essas histórias não devem ser esquecidas, pelo contrário, toda vez que tiver problemas, lembre-se delas como um exemplo a seguir e imitar.

5. Nunca se limite

É normal ter medo e incerteza ao pensar em deixar nossa zona de conforto, pois tudo o que for feito será uma mudança radical em muitos aspectos da vida. Mas é inevitável fazê-lo se deseja encontrar a felicidade.

Trace um plano de ação, ouse fazer coisas que você nunca pensou em fazer, saia da zona de conforto e lute por seus maiores anseios; nunca se limite, pois dentro de você há força, inteligência e capacidade necessárias para encontrar sua própria felicidade.

6. Nunca coloque sua felicidade nas mãos dos outros

“Se minha família estiver bem, então fico feliz”. É a afirmação, obviamente, que muitos procuram. Mas lembre-se, sua felicidade não pode ser prejudicada quando aqueles que você ama ainda não forem felizes.

Se você espera que todos à sua volta encontrem felicidade para que, mais tarde, você possa obtê-la, será um longo caminho que você provavelmente nunca vai experimentar. Como o termo felicidade é subjetivo, o que para alguns é felicidade, para outros não é. Portanto, o ideal é que esteja trabalhando em seu próprio bem-estar enquanto ajuda seus entes queridos.

Advertisement

7. Nunca deixe de acreditar em si mesmo

É da natureza humana errar, cometer equívocos repetidamente; faz parte de nosso aprendizado e progresso diário. Mas nunca deixe de acreditar em sim mesmo! Que os seus erros e más decisões do passado não sejam um obstáculo para a sua felicidade presente. Você tem agora a oportunidade de se tornar uma pessoa invencível, que aprende com facilidade e que tenta não cometer os mesmos erros.

Lembre-se: a felicidade é um sentimento de satisfação com a vida, e isso permanece por um tempo; você a sentirá quando aprender a amar a si mesmo e alcançar seus sonhos. Mantenha total confiança no que fizer e nas decisões que tomar, e procure sentir felicidade naqueles momentos que são mais significativos para você, que o enchem de amor e bem-estar.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Los 7 «nunca» en el camino de la felicidad

Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.