Os 5 fatores que estão colocando o coração das mulheres brasileiras em risco

Cuidado! Você pode estar lidando com esses fatores diariamente.


Renata Finholdt

Uma recente pesquisa mostrou que alguns motivos estão colocando o coração das mulheres em risco. Coisas comuns que estão presentes na vida de muitas famílias.

O número de mulheres que sofrem de problemas cardíacos, e até de infarto, tem aumentado consideravelmente nos últimos anos e este aumento fez com que cientistasse dedicassem a entender alguns dos motivos que vem contribuindo para isso.

1. Excesso de trabalho

As mulheres têm conquistado cada vez mais o mercado de trabalho, mas como se não bastasse, além de horas de dedicação em suas profissões ainda se entregam a mais algumas horas em suas rotinas cuidando da casa. O preço de tudo isso é o aumento de estresse. A falta de descanso, de tempo livre e sossego contribui para o aumento de mulheres cardiopatas.

2. Conflitos familiares

Ninguém gosta de se envolver em conflitos, mas normalmente são as mulheres que mais sofrem com eles. Mulheres são mais sentimentais e sensíveis (há exceções) e viver com constantes conflitos familiares tem, segundo a pesquisa, feito com que elas também sofram fisicamente as consequências.

3. Ansiedade

É praticamente impossível encontrar alguém que não sofra um pouquinho que seja deste mal, afinal, há tantas informações a nosso redor que estamos constantemente envolvidos em algo que nos gera ansiedade. Problemas de saúde, família, trabalho, finanças tudo isso gera preocupação e alguma ansiedade. Acontece que essa ansiedade tem sido apontada como um dos fatores de risco que tem aumentado o número de problemas cardíacos nas mulheres. É preciso se conscientizar do problema e tentar evitá-lo para garantir uma boa saúde cardíaca.

4. Violência

Essa é uma preocupação que vem aumentando ano após ano. A todo momento estamos cercados de casos de violência de todos os tipos, e esse sentimento de medo e insegurança constantes que a violência traz, maltratam também o coração.

5. Mobilidade urbana

Essa é uma questão bastante delicada. O aumento do estresse causado para se locomover de um canto a outro da cidade foi apontado pela pesquisa como uma das causas que tem aumentado o número de problemas cardíacos entre as mulheres. Quem já passou por ônibus lotado, trânsito caótico, horas de espera por transporte público consegue entender bem o motivo pelo qual este é um dos pontos revelados na pesquisa.

Advertisement

De alguns destes motivos não há como fugir, o importante nestes casos é aprender a controlar as emoções a fim de garantir saúde e bem-estar.

Toma un momento para compartir …

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.