Organização da casa: Por onde começar quando tudo está um caos

A seguir damos 5 dicas para colocar seu caos em ordem.

Beth Proenca Bonilha

Para muitas pessoas a organização da casa é um desafio, ou por que não têm apoio dos familiares, ou por ter que conciliar trabalho e serviços de casa, ou ainda por falta de conhecimento de como se organizar para otimizar o tempo e assim conseguir planejar o trabalho.

Torna-se ainda maior o desafio quando a situação está no limite do caos, ou seja, quando se acumulou roupas paraPara muitas pessoas a organização da casa é um desafio, ou por que não têm apoio dos familiares, ou por ter que conciliar trabalho e serviços de casa, ou ainda por falta de conhecimento de como se organizar para otimizar o tempo e assim conseguir planejar o trabalho.

Torna-se ainda maior o desafio quando a situação está no limite do caos, ou seja, quando se acumulou roupas para lavar, passar, limpeza a fazer, etc.

Se o caso for esse, o melhor é parar e definir as prioridades dentro deste caos.

Prioridades na organização da casa

Nesta ordem:

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1. Cozinha

Este cômodo deve estar no topo da lista de prioridades, pois é onde alimentos são manuseados. Se tiver alimento acumulado o risco de contaminação e proliferação de doenças é maior e muito rápida.

Jogue fora os alimentos com validade vencida ou qualidade duvidosa, lave e guarde as louças, talheres e panelas. Evitar o acúmulo de sujeira na cozinha como lixo sobre a pia, ou cestos de lixo evita que insetos e animais sejam atraídos complicando ainda mais a situação.

2. Banheiros

O próximo cômodo a ser organizado e limpo deve ser os banheiros, por ser outro espaço muito utilizado e com grande risco de proliferação de germes e doenças. Evite acumular lixo, estes devem ser acondicionados em sacos plásticos e retirados todos os dias. Lavar e desinfetar o vaso sanitário, box de banho e pias (lavatório). Não deixe toalhas molhadas por dias dentro do banheiro, elas precisam tomar sol pelo menos em um período do dia, ou pelo menos secar em local arejado para evitar a formação fungos e bolor. As roupas sujas também devem ser retiradas todos os dias.

3. Quartos

Para manter o quarto organizado a melhor opção é fazer isso diariamente, evitando acumular roupas fora de armários ou gavetas. Não guardar ou acumular roupas a serem lavadas. Se a lavagem ocorrer aos finais de semana acomode as roupas na lavanderia arejadas e não úmidas ou molhadas. Mesmo que os lençóis sejam trocados semanalmente precisam ser protegidos durante o dia com um cobre leito ou colcha, travesseiros precisam ser arejados e tomar sol pelo menos uma vez por semana. Durante o dia guarde os travesseiros em armários ou os proteja com capas protetoras. Sapatos devem ser limpos antes de colocados nos armários, por isso se não tiver tempo para isso, evite acumular dentro do quarto, um local arejado como lavanderia é a melhor opção.

4. Sala

Este cômodo é o local de descanso, por isso deve ser agradável e livre de alimento, lixo, calçados, roupas e bolsas. Para isso é preciso ter disciplina e evitar o hábito de ao entrar em casa descarregar as coisas na sala. Vá direto aos aposentos corretos e acomode os objetos, assim terá um espaço agradável para descansar e assistir um bom filme ou sua música preferida.

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5. Quintal

Este espaço não está em último lugar da lista por ser menos importante a sua organização e limpeza, mas por ficar fora da casa e a prioridade na hora da limpeza e organização deve ser para os cômodos internos, onde se passa mais tempo. O quintal ou jardim devem ter atenção especial, pois é muito comum acumular lixo, entulhos e tudo o que precisa sumir da vista. Cuidado se tem um quintal assim, pois o risco de atrair animais e insetos peçonhentos é muito grande justamente pela facilidade de acesso e a pouca circulação de pessoas.

Não deixe lixo por mais de um dia e nunca aberto, o melhor é acomodá-los em sacos plásticos resistentes e bem fechados. Roupas devem estar secas e se sujas separadas por tipo, como: roupa de cozinha, separadas de roupas de uso pessoal, principalmente peças íntimas. Estas devem ficar sempre separadas das outras peças.

A organização é uma questão de disciplina e conscientização de que cada ato pode definir se a limpeza será mais fácil ou se o caos será instalado. Pequenos atos positivos diários podem facilitar o serviço do final de semana, além de manter o ambiente limpo, organizado e agradável de estar. lavar, passar, limpeza a fazer, etc.

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Beth Proenca Bonilha

Graduada em Administração de Empresas com MBA em Empreendedorismo. Casada mãe de 6 filhos, avó de 2 netos. Atua profissionalmente como Analista Instrutora da Educação Empreendedora no SEBRAE - SP. Como hobby gosta de artesanato, música e leitu