O verdadeiro amor é demonstrado com atitudes, não com palavras

Palavras românticas podem fazer qualquer um se apaixonar, mas sem demonstrações práticas de amor elas não valem nada. Aprenda a demonstrar amor com verdadeiras atitudes. 

Adriana Acosta Bujan

“Filhos, o papai chegou! Corram aqui para abraçá-lo!”, ela gritava com emoção e grande alegria, já que, no fundo do coração, aguardava ansiosamente a chegada do marido, que estivera ausente por um mês por motivos de trabalho. 

O pai entrou em sua casa com uma sacola cheia de presentes para cada membro da família, assim passaram a tarde e a noite, desfrutando de um delicioso jantar e convivendo em harmonia. Mais tarde, as crianças foram dormir em seu quarto. Finalmente, chegou a hora do casal aproveitar juntinho, mostrando o quanto sentiram falta um do outro. Assim, as semanas passaram, tomadas de amor e felicidade. Mas, de repente, tudo mudou. 

O marido teve que voltar ao trabalho e cumprir suas responsabilidades habituais, a esposa ficou em casa para cuidar dos filhos e da casa. Tudo voltou à normalidadePorém, muitas coisas que o marido fazia não eram coerentes, o que colocou em dúvida o amor que ela sentia por ele. 

Um espinho no coração 

Todas as manhãs, ao acordar, o marido dizia que a amava, despedia-se dela com um beijo e saia. Quando era hora de voltar para casa, ele ligavpara a esposa para dizer que precisava fazer horas extras e não poderia chegar na hora prometida. Mas ele nunca deixou de dizer que amava, adorava ela. 

O relacionamento deles foi, pouco a pouco, esfriando com ações que os distanciavam, como se houvesse uma barreira entre eles. Ela ouvia as frases de amor de seu marido, mas suas atitudes não condiziam com suas palavras. 

Advertisement

A mulher chegou até a pensar que o marido estava sendo infiel, já que, quando estavam juntos, a primeira coisa que ele fazia era se distrair nas redes sociais. Ele ficava no celular por muitas horas, passou a se arrumar mais do que o habitual, manteve as senhas em segredo, entre outras coisas. 

Com grande dor em sua alma e no coração, ela se aproximou do marido e perguntou: “Você está me traindo?”. Por alguma razão, ele disse que não e respondeu: “Mulher, como você pode pensar nessa grande bobagem, se eu sempre digo que te amo!. Ela respondeu: “Simples, o amor deve ser demonstrado por atitudes, não por palavras“. 

Promessas de amor 

A história que acabei de contar aconteceu com minha melhor amiga. Ela me ensinou a grande lição, à qual talvez tenhamos deixado de dar importância. Quando um homem ama de verdade sua esposa, ele demonstrará seu amor por feitos e ações, não com promessas quebradas, frases românticas ou palavras de amor. 

Ele pode lhe prometer a lua e as estrelas, dizer que a ama com loucura e paixão. Pode dizer que você é o único amor da sua vida, que sente falta sua e que quer viver o resto da vida ao seu lado. Parece maravilhoso, mas… onde estão as atitudes que corroboram essas frases? 

1. “Eu te amo” 

Um “eu te amo” é demonstrado quando você coloca o cônjuge à frente de tudo, tornando-o uma prioridade. Não importa o quanto você esteja ocupado, sempre haverá tempo para ouvir, apoiar, abraçar, beijar. É se antecipar às necessidades do outro a fim de satisfazê-las, é estar lá para quando ele mais precisar. 

Advertisement

Um “eu te amo” é demonstrado um beijo doce e morno pela manhã, com um encontro romântico uma tarde ou outra, e uma paixão louca e desenfreada à noite. Também é ajudar com as responsabilidades da esposa, aliviando seus fardos, fazendo-a se sentir valorizada, única e especial. 

2. “Sinto sua falta” 

É demonstrado com pequenos gestos afetuosos e amorosos, uma mensagem de texto, um bilhete preso na geladeira, um telefonema inesperado, um presente surpresa. É preparar um delicioso jantar para compartilhar, é deixar o seu lado na cama preparado para descansar, é planejar um dia de descanso para os dois. 

É conseguir um tempo a sós com o cônjugede relembrar o dia em que se apaixonaram, é dançar uma música lenta, cantar a música que traz lembranças doces e alegres. 

3. “Você é o amor da minha vida” 

Existem muitas atitudes de amor que abrangem essas palavras. Trata-se de estar com o cônjuge nos bons e maus momentos da vida, resolver suas adversidades juntos, compartilhar a criação dos filhos, ter metas e sonhos, alcançar e lutar por um objetivo comum. 

Estar presente na doença, na saúde, nas tristezas, nas alegrias, nas preocupações, nas dúvidas e medos. É, muitas vezes, sacrificar nossos próprios gostos ou necessidades para agradar aqueles que amamos, é não ceder ao egocentrismo, deixar o orgulho de lado e perdoar. 

Advertisement

É aprender com os erros e transformá-los em aprendizado significativo. É ter um amor tão forte que toca a alma e o coração do cônjuge. 

4. “A lua e as estrelas são para você” 

É oferecer o melhor, empenhar-se em ajudar o outro a conquistar seus sonhos. É agradar, ceder, mimarTambém se refere ao espiritual, buscar entender aquela conexão mágica e misteriosa que existe em seu relacionamento, chamada comprometimento, respeito, lealdade, confiança e fé. 

É amar o cônjuge como ele é, com suas virtudes e defeitos. Apreciar cada encontrocada conversa, cada discussãocada ideia diferente. 

O amor pode ser demonstrado de muitas maneiras diferentes, cada um expressa à sua própria maneira, seja da forma como aprendeu na infância ou por seus costumes e concepções. Alguns demonstram através de pequenos gestos; outros, com paixão e outros tantos, com frieza. Portanto, tenha algo sempre em mente: que suas palavras sejam condizentes com suas atitudes. 

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original El verdadero amor se demuestra con acciones, no con palabras

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.