O seu destino depende só de você

O quanto isso é verdade? Deixemos os sábios, os filósofos, os reis e os profetas responderem isso para nós.


Luiz Higino Polito

Antes de mais nada, definamos a palavra “destino”: destino, como muitos pensam, é algo que “já está escrito”, é uma “fatalidade”, ou alguma coisa que “tem mesmo que acontecer”.

A vida e a nossa situação atual

Na maioria das vezes, temos uma atitude imediatista, e julgamos a vida e as coisas pelo que nos acontece no momento atual, esquecendo-nos de que a eternidade se estende antes e depois do simples agora.

Tendo essa nova perspectiva em mente, isto é, se pensarmos de maneira “eterna” e não só momentânea, por mais amargo que seja o que vou escrever, (e eu creio mesmo nisso): nós somos os maiores responsáveis pelo que somos e por onde estamos hoje.

Já disse em várias ocasiões que “as únicas coisas permanentes (nessa vida) são as mudanças”, e já passei por tantas mudanças na minha vida que posso realmente testificar isso.

Já tive momentos de enorme alegria e de quase insuportável tristeza; já ri muito e chorei bastante; já fiz coisas muito boas e me arrependo de tantas outras muito ruins.

Mas isso é que é justamente a vida: uma escola (sem férias, como disse alguém), uma grande provação e um grande teste, para ver em que nos tornaremos.

Muitos acreditam que de acordo com o que nos tornarmos, herdaremos no mundo pós-morte, exatamente o que merecemos, ou em última análise, seremos exatamente aquilo para o que “nos preparamos”.

Advertisement

O que é o destino?

Claro que sabemos que não podemos mudar o comportamento das estrelas nem das galáxias. Tampouco podemos fazer chover ou fazer sol, e nem salvar a humanidade, mas podemos fazer diferença na vida de pessoas ao nosso redor e na vida dos que alcançarmos com nossas palavras, se nos esforçarmos por fazer o melhor que pudermos.

Mas deixemos que os grandes mestres, sábios, profetas, reis, escritores e estudiosos falem o que acham que é o “destino”. Para isso, fiz uma extensa pesquisa e selecionei as frases abaixo.

“Temos o destino que merecemos. O nosso destino está de acordo com os nossos méritos”. (Albert Einstein).

“Vencer a preguiça é a primeira coisa que o homem deve procurar, se quiser ser dono do seu destino”. (Thomas Atkinson).

“Um homem não é outra coisa senão o que faz de si mesmo”. (Jean-Paul Sartre).

“Não poucas vezes esbarramos com o nosso destino pelos caminhos que escolhemos para fugir dele”. (Jean de La Fontaine).

“É um erro tentar ver muito longe no futuro. A corrente do destino somente pode ser puxada um elo por vez”. (Winston Churchill).

“Controle o seu destino ou alguém controlará”. (Jack Welch).

“Destino não é uma questão de sorte, mas uma questão de escolha; não é uma coisa que se espera, mas que se busca”. (William Jennings Bryan).

“Os estrategistas não acreditavam em predestinação, e não estimulavam as pessoas a consultar livros que diziam a sorte ou esperar o que fosse acontecer. Ensinavam às pessoas a examinarem suas situações e seus atos, e a assumirem a responsabilidade consciente de seu comportamento e as consequências que ele provoque”. (Ditado taoísta).

Advertisement

“Desconfie do destino e acredite em você. Gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planejando, vivendo que esperando porque, embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive já morreu. (Sarah Westphal).

“(…) nada acontece por acaso. Talvez seja por isso que você esteja agora lendo estas linhas. Tente observar melhor o que está a sua volta.(…) Lembre-se, que o universo sempre conspira a seu favor quando você possui um objetivo claro e uma disponibilidade de crescimento.” (Paulo Coelho).

“Saiba que seu destino é traçado pelos seus próprios pensamentos, e não por alguma força que venha de fora. O seu pensamento é a planta concebida por um arquiteto para construir um edifício denominado prosperidade. Você deve tornar o seu pensamento mais elevado, mais belo e mais próspero”. (Martin Luther King).

“O destino é uma questão de escolha”. (Augusto Cury).

“Aquilo que um homem pensa de si mesmo – é isso que determina, ou antes indica, o seu destino”. (Henry David Thoreau).

“Os atos de uma pessoa tornam-se a sua vida, tornam-se o seu destino. Tal é a lei da nossa vida.” (Leon Tolstoi).

“Nosso destino não está escrito nas estrelas, mas em nós mesmos”. (William Shakespeare).

“O futuro não é um lugar onde estamos indo, mas um lugar que estamos criando. O caminho para ele não é encontrado, mas construído e o ato de fazê-lo muda tanto o realizador quando o destino”. (Antoine de Saint-Exupéry).

“Quer melhorar seu destino? Use boas palavras. Devemos reconhecer a importância das palavras e construir uma vida luminosa e feliz, proferindo sempre boas palavras. Somente o ser humano consegue usar livremente as palavras e criar o enredo da “peça teatral” a ser encenada no palco da expressão, que é o mundo fenomênico. Portanto, devemos ter o cuidado de escrever bons enredos”. (Masaharu Taniguchi).

“Tenho pensado ultimamente a respeito de escolhas. Já foi dito que a porta da história gira em torno de pequenas dobradiças e o mesmo se dá com a vida das pessoas. As escolhas que fazemos determinam nosso destino.” (Thomas Monson).

Aí estão frases ditas por sábios da antiguidade e do presente. Que possamos aproveitá-las para moldar o nosso próprio destino!

Toma un momento para compartir …

Luiz Higino Polito

Casado, pai de três filhos e avô de quatro netos, estudei oratória e didática. Gosto muito de escrever. Profissionalmente, sou músico e tenho um Sebo Virtual, onde vivo com minha esposa e cercado de livros!