O segredo que os casais que saem sem os filhos escondem

O amor conjugal se renova quando vocês voltam a sair sozinhos. Veja 8 conselhos que podem salvar qualquer casamento.

Adriana Acosta Bujan

Quando eu era recém-casada, eram muitas as saídas e experiências românticas. Lembro-me de que todos os dias saíamos a dois para desfrutar do nosso amor. Costumávamos pescar, comer fora, ir ao cinema e até viajar.

O primeiro ano de casada foi um dos mais inesquecíveis e maravilhosos que já tive, pois foi uma época em que o amor estava mais vivo do que nunca. Em pouco tempo, cresceu em nossos corações o sonho de nos tornarmos pais.

Passados dois anos, recebemos a notícia que tanto esperávamos e começamos a planejar detalhadamente a chegada de nosso primogênito. Toda a minha vida era um conto de fadas se tornando realidade. Porém, quando nosso filho nasceu, devo confessar que meu relacionamento conjugal mudou completamente.

A principio, não percebi que meu casamento estava ficando cada vez mais frio e rotineiro, já que nosso filho monopolizou toda nossa atenção e amor. Obviamente, não posso culpar meu filho por isso, porque meu marido e eu estávamos convencidos de que ele é uma grande bênção que encheu nossas vidas de satisfação e alegria.

Evidentemente, as responsabilidades e obrigações aumentaram e as demonstrações de amor e o romantismo ficaram em segundo plano. Houve até momentos em que não tivemos mais tempo para conversar, devido ao cansaço acumulado.

Advertisement

Minha história é um exemplo do que muitos casais vivem hoje. Pois é algo comum que se vive e experimenta em todo casamento. Um estudo confirma que os níveis de satisfação conjugal mudam com o tempo.

Refere-se ainda ao compromisso como casal, onde os dois devem demonstrar manifestações de carinho, companheirismo, apoio, comunicação para reforçar o amor.

Além disso, a psicóloga Ashley Willis acrescenta que o melhor presente que podemos dar aos filhos é que vejam e saibam que seus pais têm um casamento saudável, feliz e amoroso. A especialista também fala sobre a importância de priorizar nosso cônjuge e o casamento, para dar aos nossos filhos um bom exemplo a imitar e seguir.

Felizmente, meu marido e eu percebemos que nosso relacionamento precisava ser renovado dia a dia e que precisávamos agir imediatamente para evitar que o amor acabasse morrendo aos poucos.

Como fazemos isso?

1. Um dia da semana só para nós

Às vezes você pode se sentir estranha quando sai sem seus filhos, pode até se sentir egoísta. Porém, esqueça esses pensamentos, foque no fato de ser importante que você e seu marido que tenham um dia para ficarem sozinhos e revigorar seu amor.

Advertisement

Quando sai com seu marido, o tempo para, e vocês desfrutam o momento ao máximo, reafirmando todo o amor que sentem um pelo outro.

2. Rotinas saudáveis

Você não pode se afastar da responsabilidade de criar seus filhos, mas pode estabelecer uma rotina saudável com seu marido. Por exemplo: quando os filhos pegam no sono, é hora de passar um tempo de qualidade juntos, como casal. Vocês podem aproveitar para conversar, resolver problemas e ter intimidade.

Você pode até estabelecer regras familiares, onde você e seu marido podem compartilhar experiências. Por exemplo: meu marido e eu vamos às compras sozinhos, deixando meu filho com os avós.

3. Um bom exemplo para os filhos

Ao decidir sair com seu cônjuge pelo menos uma vez por semana, você estará ensinando a seus filhos a importância do casamento e como o amor deve ser cultivado. Quando eles estiverem prestes a formar sua própria família, certamente seguirão seu exemplo.

4. Resgatar o romantismo

Mensagens de amor, telefonemas inesperados e danças espontâneas são algumas ideias para resgatar o romantismo. Aconselho você a fazer uma retrospectiva de tudo o que faziam juntos na época do namoro para, assim, poder pôr novamente em prática aquelas coisas que os fizeram se apaixonar.

Advertisement

5. Conversar sobre coisas diferentes

Quando sair com seu marido, evite completamente discussões sobre seus filhos. Eu sei que é um pouco difícil, no entanto, pelo bem do seu relacionamento, você deveria tentar. Conversem sobre assuntos do interesse de ambos e que possibilitem que vocês aprendam um com o outro.

6. Somente para adultos

Dentro de seus planos para sair como casal, vocês devem escolher lugares que sejam exclusivamente para adultos. Refiro-me a não ficar em um lugar rodeado de crianças e famílias completas. Por exemplo: vocês podem aproveitar para ir a um show, ao cinema ou ao teatro.

7. Noites sagradas sem distrações

Uma cena típica de casais que esquecem de reavivar seu amor é quando os dois estão deitados na cama e cada um fica grudado em seu celular. Sem que vocês percebam, seu relacionamento acaba ficando frio, sem sentido.

Então, vá em frente e convide seu cônjuge para sair um pouco à noite para caminhar de mãos dadas, como estratégia para quebrar a rotina e reavivar seu amor, já que toda atenção estará voltada para vocês como casal.

8. Sair de férias, só os dois

Você pode achar loucura sair de férias sem seus lindos filhos. Mas, acredite em mim, quando as crianças já são um pouco maiores, é algo que dá para considerar. Não estou dizendo para ficarem fora durante um mês inteiro. Apenas um fim de semana será suficiente para revitalizar o amor.

Advertisement

Em todo casamento, o amor acaba mudando com a chegada dos filhos. Por isso, pense que está em suas mãos agir a tempo para que seu relacionamento dure por muitos e muitos anos. Lembre-se, o amor deve ser cultivado todos os dias, assim como uma planta precisa ser regada.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Ele secreto que esconden las parejas que salen sin los hijos

Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.