O segredo para uma vida feliz se esconde em 8 regras simples

Ninguém nasce sabendo qual é o segredo para ser feliz, mas ele é revelado à medida que vivemos. 

Erika Otero Romero

Viemos a esta vida para sermos felizes, mas alcançamos a felicidade às custas de muita dor. Sei que isso pode parece horrível, mas a existência é um compêndio de alegrias e tristezas que acabam nos tornando as pessoas que seremos na maturidade. 

Obviamente, isso é relativo. A maturidade não está relacionada a determinada idade, mas à capacidade de cada pessoa de aprender as lições e testes que a vida coloca em seu caminho todos os dias. 

Com relação a isso, a vida me ensinou duas lições básicas de sobrevivência que quero compartilhar com você: 

1. Quanto mais teimosa a pessoa for, mais tempo levará para aprender a lição que vem com a provação. 

2. A felicidade não é uma constante, são pequenos momentos que dão sentido à vida. 

Agora, para que uma pessoa consiga superar cada provação que surge todos os dias, ela deve ser flexível e ter a capacidade de aprender com suas falhas; caso contrário, será condenada a repetir sucessivamente as situações mais complexas de sua vidaaté aprender a lição e poder dizer “que venha a próxima“. 

Lições para uma vida feliz e significativa 

Existem 8 lições que cada pessoa deve experimentar e superar, são elas: 

Advertisement

1. O que as outras pessoas pensam de você não precisa afetá-lo 

As pessoas tendem a usar a si mesmas como parâmetro para julgar os outros. Ou seja, julgam os outros por quem elas são. 

O fato é que, quer pensem bem ou mal de você, não é algo que você possa controlar. Isso não o torna responsável ​​pelo que pensam de você. É problema deles se querem ter uma imagem negativa sua e não se dão a oportunidade de ver quem você é de verdade. Então, não se sinta mal com o que eles acreditem que você seja, isso jamais vai mudar a pessoa que você é. 

2. O tempo cura qualquer ferida 

Alguns dias atrás, li uma mensagem que dizia mais ou menos assim: não é o tempo cura as feridas, mas você que, com esforço, consegue curá-las. 

Considero que seja uma questão de 50/50. A dor de uma separação por infidelidade, quando sentida no minuto seguinte à descoberta da traição, não é a mesma que a de 5 meses ou 3 anos depois. A verdade é que, durante esse período, muitas coisas acontecem. Você sofre no começo, mas pode seguir em frente e superar a dor, encontra outro amor e pronto, a dor passa. 

O mesmo vale para superar um luto pela morte de um ente querido, um acidente, uma perda ou até um evento traumático; com a diferença que, às vezes, pode levar mais tempo curar uma ferida, mas sempre cura. 

Advertisement

3. Pensar demais em um problema torna-o mais complexo 

E é terrível, pois se torna uma espécie de obsessão incontrolável. É o que acontece quando você se apaixona por alguém. Você gosta tanto dessa pessoa, que passa muito mais tempo do que o necessário focado nela, e esse tempo sem ela se torna insuportável na sua vida. 

O problema é que isso complica sua vida, enchendo-o de ansiedade e deixando-o completamente bloqueado para encontrar uma saída adequada para o que o preocupa. 

Relaxe um pouco, dê um passeio e deixe as coisas se assentarem; você verá como, aos pouco, a situação encontra seu curso natural e deixa de incomodá-lo tanto. Também não se esqueça: “Se um problema tem uma solução, com o que você se preocupa? E se não tem, com o que você se preocupa?” 

4. Reconcilie-se com seu passado ou você destruirá seu presente 

É muito difícil curar um passado trágico, mas é imprescindível ser capaz de fazê-lo, pois, caso contrário, você só estará freando a cada passo que  para seguir em frente. 

Você não pode fazer nada para mudar o que lhe aconteceu quando era criança ou adolescente; no entanto, você deve aprender com a experiência para não cair mais no mesmo “buraco”. Não se trata de esquecer, pois é impossível, mas você pode aceitar o que aconteceu ou procurar ajuda terapêutica para superá-lo e, assim, poder seguir adiante. 

Advertisement

5. Fique longe de pessoas tóxicas, elas vão destruí-lo sem que você perceba 

Nada é mais terrível do que ter que lidar com alguém prejudicial. Às vezes é seu pai ou mãe, outras vezes são as “amizades”, chefes ou colegas de trabalho, até mesmo a mesma pessoa com quem você compartilha a cama todos os dias. 

Uma pessoa tóxicaqueixa-seincansavelmente, culpará você pelos seus conflitos, criticará você de  maneira contundente, terá sempre uma desculpa para fazer algo que vai acabará o machucando se você não impor limite. 

Eu sei que parece egoísta, maspara sua própria saúde mental e emocional, evite cercar-se desse tipo de gente, senão você sairá com a autoestima destruída desse relacionamento. 

6. Uma boa autoestima é um remédio para recuperá-lo dos danos causados por outras pessoas 

Está certo, a princípio, é complexo encontrar qualidades positivas em um humor estragado. No entanto, não é algo impossível de alcançar. 

Vá devagar. Olhe no espelho e observe-se bem. Olhe seus olhos, sua cor, sua altura, seu cabelo, a constituição do seu corpo e comece a dizer o quanto você se ama e como é bonito(a), porque você é! Não deixe ninguém lhe dizer o contrário! 

Advertisement

Faça também uma lista de suas qualidades e as destaque mentalmente; observe suas características pessoais menos favoráveis ​​e dê uma reviravolta positiva. Você verá desaparecer gradualmente cada ferida que aquela pessoa prejudicial lhe causou. Eu fiz isso, e se eu consegui, você também consegue. 

7. Não meça seu progresso com a régua de outra pessoa 

É como ficar se comparando, isso é prejudicial. Todos temos idades diferentes para alcançar propósitos semelhantes. Além disso, seus objetivos nunca são semelhantes aos de outra pessoa. 

Não se sinta mal por seus irmãos se casarem aos 25 anos e você chegou aos 39 anos estando solteira. Não se envergonhe por seus colegas terem 16 anos e você 14 (ou vice-versa). Isso se aplica a qualquer atividade da vida. 

Alguns vão querer se casar e ter filhos, outros querem ter somente gatos ou cães. Outros sempre sonharam com emprego, casa, carro e bolsa de estudos e você só quer ser um andarilho do mundo. Não há nada de errado com os objetivos dos outros e dos seus, porque todos temos maneiras diferentes de pensar e alcançar as coisas que desejamos. 

Viva sua vida, porque você, e somente você, sabe quanto lhe custou chegar onde está. 

Advertisement

8. Somente você é responsável por sua felicidade 

E, ligado ao ponto anterior, viva sua vida como quiser, contanto que não prejudique os outros, lute para ser feliz, porque essa responsabilidade é apenas sua e ninguém se esforçará por você para ajudá-lo a alcançar seus propósitos. 

Embora essas oito regras da vida pareçam simples, não são, mas não é impossível aplicá-las à vida. Garanto que, se praticá-las diariamente, você poderá ter uma vida plena. 

 Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original El secreto para una vida feliz se esconde en 8 simples reglas

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.