O segredo mais bem guardado sobre seu namorado: ele maltrata você

Não caia nas mãos de um lobo em pele de cordeiro, observe as seguintes características antes de dizer "sim".

Camila Gómez

“Nem tudo que reluz é ouro”, diz um ditado popular. E você tem toda razão  de aplicá-lo aos relacionamentos, pois não são poucas as pessoas que acreditaram terem encontrado o amor de suas vidas, quando, na verdade, estão prestes a começar uma história com o pior erro de seus dias: um(a) abusador(a).

Mas como saber se estamos enfrentando um agressor ?


Será que há pistas que nos permitem ver além dos detalhes? Existem sinais de alerta? A resposta é sim, de fato existem e irei apontar algumas delas a seguir:

Ele controla você

Além de perguntar como você está e o que está fazendo, ele tenta organizar seu dia, sua rotina e até mesmo controlar suas  preferências.

Tem ciúmes de você

Sem perceber, você começou a se distanciar de todos que costumavam estar à sua volta. Já não tem amigos e visita sua família bem de vez em quando. Não porque você tenha decidido fazê-lo, mas para evitar cenas ou discussões com ele. Pois, de um tempo para cá, ele parece ficar incomodado com seu contato com outras pessoas.

Ele a pressiona

Ele fica o tempo todo reparando em como você se veste, e se ele não acha adequado, EXIGE que você mude.

Advertisement

Acontece o mesmo com a seu jeito de se expressar, seus gostos e tudo o que possa controlar em você.

Obriga você a faz o que ele quer

Ele a obriga a receber carinhos quando você não está a fim, a se vestir como você não quer, a dar as senhas de suas redes sociais, e-mail ou até mesmo da conta bancária. Sempre com a desculpa de que “é só para ver um negócio”.

Você tem medo dele

Tem medo da forma como ele reage? Já manteve sigilo de algo só para não vê-lo dar um show? Porque não importa que seja algo pequeno e que tenha solução, para ele será um daqueles melodramas e sua reação podem não ser das melhores.

Ele dá murros ou chutes

Não falo exatamente de bater em alguém, mas de bater sobre a mesa, esmurrar a parede, chutar as coisas à sua volta. Pois, pelo visto, sua mente não está focada nas consequências de suas ações enquanto tem explosões de raiva.

Não respeita seu espaço

Você é praticamente invisível, sua bolsa, carteira, roupa e quarto tornaram-se parte de seus pertences, pois não importa para ele que cada um deva ter seu metro quadrado, ele vesculha tudo, sem qualquer limite.

Advertisement

Faz ameaças

Não importa quantas vezes você tenha tentado sair do relacionamento, a resposta é sempre a mesma: “Se você me deixar, eu me mato”. Bem, ele sabe muito bem que, com isso, pode dominá-la e fazer você mudar de ideia.

Ele diz que vai deixá-la, mas sempre acaba ficando

Ele começa a dizer que é melhor ir embora, mas no meio da discussão, ele arma a maior cena em que você acaba implorando para ele ficar.

Ele força a barra

Se você decide esperar até o casamento para ter intimidade, ele fica forçando a barra até conseguir o que quer. E se vocês já são casados e, em determinado momento, você não quer fazer sexo, para ele tanto faz a sua razão. Se ele tem vontade, acha que você tem que estar disponível.

Se detectar qualquer desses comportamentos abusivos em seu relacionamento, é hora de sair fora e buscar ajuda na família, em alguma entidade de proteção a vítimas de abuso e, se for o caso, na delegacia da mulher. Lembre sempre que sua vida vale muito e NINGUÉM tem o direito de maltratá-la.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original El secreto mejor guardado de tu pareja: te maltrata

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Camila Gómez

Camila gosta de ler, escrever, pintar, escutar música, aprender idiomas. Ela fala inglês e faz aulas a 3 anos, falta 1 ano para ela receber certificação internacional. Ela gosta de conhecer pessoas novas.