O que você precisa aprender para ser bem-sucedido na vida

Uma propaganda institucional de um canal de televisão pergunta: É melhor “Saber tudo de um pouco, ou se saber um pouco de tudo?”


Luiz Higino Polito

Dificilmente alguém responderia que se sente realizado em todos os aspectos de sua vida, mesmo porque se alguém chegar a esse ponto, é porque já estará perfeito (ou completo), e isso não é coisa fácil de se atingir… Não é impossível, mas não é fácil.

Eu estou muito longe de me sentir realizado em todas as coisas, mas aprendi algumas coisas que talvez sejam úteis para os mais moços que eu.

1. Seja muito bom em uma coisa

Você é quem vai ter de decidir, mais cedo ou mais tarde, o que quer ser na vida. Seus pais podem ter sonhos, mas no fim, a decisão deve ser sua, mesmo que não agrade a todos.

Quanto mais cedo você decidir, mais possibilidade terá em atingir seus objetivos.

A experiência tem mostrado que é melhor você fazer (profissionalmente) o que você gosta, e não simplesmente o que é rentável. A longo prazo, como é a vida, é melhor você investir para valer naquilo que você gosta!

2. Aprenda um pouco de tudo

Seja interessado, pois dizem que “Não existe assunto desinteressante, o que existe são pessoas desinteressadas.” (Gilbert Keith Chesterton)

Você nunca saberá quando vai usar seus conhecimentos adquiridos! E pode ter certeza: tudo o que você aprender, um dia você vai usar!

Advertisement

Eu aprendi um pouco de violão na minha juventude, e depois de casado, por necessidade, me tornei músico profissional, e os conhecimentos que eu tinha, foram cruciais para me manter, por mais de duas décadas.

Aprendi eletrônica (me formei num curso à distância com 17 anos) e usei isso tantas e tantas vezes durante toda a minha vida, embora eletrônica nunca tenha sido minha principal profissão.

Estudei didática, genealogia, oratória, e tantas outras coisas – e usei tudo, em algum ponto de minha vida – e lá se vão 59 anos de estrada…

Então, não perca nenhuma chance de aprender um pouco a respeito de alguma coisa, por mais improvável que seja a possibilidade de que você venha a precisar disso algum dia. Pode acreditar: um dia você vai usar…

3. Estude e leia sempre!

Nunca pare de ler e estudar, seja o que for – e fique por dentro da política também, pois isso afeta você diretamente! Quando você vai no supermercado, por exemplo, você percebe claramente o resultado das escolhas políticas que a maioria da população fez, ao longo do tempo.

Então, fique sempre ligado! Seja em livros de papel, seja e-book, seja documentários, filmes, gibis, etc.

Aprenda também a contar histórias e piadas (de preferência piadas que até crianças possam ouvir). Parece difícil, mas na internet têm muitas histórias, poesias, piadas, etc.

Anote o que mais gostar, para não esquecer. Tenha certeza de que muita gente gosta de boas histórias, boas poesias e de boas piadas.

4. Nunca desista de seus sonhos

Muita coisa e muita gente vão tentar atrapalhar você de atingir seus mais nobres objetivos, mas não desista nunca!

Você vai cair algumas vezes (tomara que não), mas sempre que cair, torne a levantar, pois “Todos tropeçam e caem, mas só os fracos ficam estirados ao longo do CAMINHO”. (Autor desconhecido)

Advertisement

Concluindo, portanto, esse despretensioso artigo, eu diria que é muito bom se saber muita coisa (ou quase tudo) de um assunto (ou profissão), para que você seja um especialista naquilo, e aprender também um pouquinho de tudo o que você puder, porque um dia você vai usar tudo o que aprender, por mais improvável que você ache agora.

Toma un momento para compartir …

Luiz Higino Polito

Casado, pai de três filhos e avô de quatro netos, estudei oratória e didática. Gosto muito de escrever. Profissionalmente, sou músico e tenho um Sebo Virtual, onde vivo com minha esposa e cercado de livros!