O que todos os noivos precisam saber para ter um casamento de sucesso

Os primeiros anos do casamento são fundamentais para o sucesso e a felicidade de um casal.

Sergio Ribeiro

Os primeiros anos do casamento são fundamentais para o sucesso e a felicidade de um casal. Normalmente os jovens casais planejam o casamento como uma data final do namoro e todos os detalhes que envolvem o dia do casamento e a viagem para a lua de mel. Poucos são aqueles que planejam os primeiros anos do casamento e antecipando decisões como:

  • orçamento familiar

  • quando terão os filhos

  • relacionamento familiar com os familiares dele e dela

  • ocasiões festivas

    Advertisement
  • estudo

  • trabalho

E outros detalhes importantes que compõem as questões práticas do dia-a-dia de um casal.

Construindo o alicerce de um casamento feliz

Construído durante o noivado e os primeiros anos do casamento, o alicerce de um casamento bem sucedido depende de muitos fatores. Um casal sábio deve conversar sobre muitos assuntos durante o período de noivado. Devem considerar o casamento como inicio da vida conjugal e não apenas como o fim do noivado. Sábio é o casal que conversa com os sogros para planejar o futuro. Os pais do noivo e da noiva são os mais interessados na felicidade dos filhos e podem dar dicas importantes para os genros, ajudando com informações que permitam ao novo casal conhecer algumas características importantes do novo cônjuge que ajudarão muito na vida conjugal. Muitos são os mitos, tradições e enganos associados ao casamento e os pais do noivo e da noiva, muitas vezes, encabeçam esses enganos por causa de pais e sogros que interferem demais na vida do novo casal.

Então, o que um novo casal deve fazer para alicerçar seu casamento durante o noivado e durante os primeiros anos do casamento.

Advertisement

O noivado existe por dois motivos:

  1. O casal está indicando para a família e para a sociedade que estão dispostos a constituir uma nova família;

  2. Indica um para o outro que seu amor é suficiente para dar um passo mais sério no relacionamento e conhecerem-se melhor para poder tomar a decisão de passar o resto da vida um com o outro.

Um dos segredos da felicidade na vida conjugal é descobrir e aprender a fazer tudo o que tornaria mais feliz a vida do cônjuge. Se ambos estiverem propensos a fazer o outro feliz, a vida conjugal será uma benção e o casamento será sua maior realização pessoal.

O início da vida conjugal: conversando sobre todos os assuntos pertinentes à vida de casados.

Antes do casamento, o casal também deve conversar sobre questões que lhes permita saber como o futuro cônjuge pensa sobre orçamento familiar, educação de filhos, estudos, vida religiosa, amigos, parentes e tantos outros assuntos que fazem parte das mais diversas fontes de conflito entre os casais.

Advertisement

Tradições, hábitos e costumes

O futuro casal deve pesquisar e conversar sobre as tradições, hábitos e costumes que envolvem o casamento e avaliar o que pode ajudar e o que pode atrapalhar o casamento.

Um exemplo é a pessoa que se deixa influenciar pela tradição que existe em torno de cônjuges que esquecem datas importantes como aniversário e casamento. Muitas pessoas fazem disso um drama, denigrem a imagem do cônjuge diante de outras pessoas e tornam-se infelizes por causa de algo sem importância. Uma esposa inteligente lembra o marido com antecedência, ou vice-versa, sobre uma data importante que se aproxima. Essa pessoa não ficará sem presente, não brigará com o cônjuge e viverá mais feliz. Deixar de lado tradições ou jargões comuns da vida conjugal pode alterar drasticamente um relacionamento tornando-o mais feliz e duradouro.

Influência de amigos e parentes

Outro engano comum que cometem os novos casais é dar atenção ao que alguns amigos dizem funcionar em seu próprio casamento e achar que isso funcionará em seu casamento também. O que dá certo para um, pode não dar certo para outro, pois são pessoas diferentes, vivendo sob tetos diferentes e sob culturas familiares diferentes. Também insistem em manter certos hábitos da vida de solteiro que não são coerentes com a vida conjugal. Dizem que não é porque casaram que irão perder sua individualidade ou abrir mão de si mesmo em favor do casamento ou do cônjuge. Costumam dizer “isso é meu e isso é seu” ao invés de “isso é nosso”.

Pode parecer um exagero, mas muitos casais discutem e brigam logo nos primeiros meses de casamento, porque não conversaram com antecedência sobre onde passarão o primeiro natal, se com a família dele ou dela. Também não conversam sobre como juntar o salário dos dois e criar um orçamento único, como evitar dívidas ou como fazer uma poupança para eventuais desafios financeiros.

A importância de ver a realidade além do glamour da cerimônia

Durante o noivado, portanto, o casal deve considerar tempo suficiente para conversar sobre essas questões e sobre outras que julgarem necessárias para a vida familiar futura. Podem e devem pedir conselhos aos pais e analisar o relacionamento de outros casais.

Advertisement

Existem desafios relacionados ao casamento que só dizem respeito a um determinado casal, por causa de suas características, modo de vida e experiências familiares e sociais. Alguns desafios podem parecer desanimadores para novos casais que procuram preparar-se para a vida conjugal. Neste caso, não há nada mais importante do que envolver uma terceira pessoa no relacionamento. Uma pessoa imparcial e interessada na felicidade de ambos. Essa pessoa é nosso Pai Celestial. Ele é a verdadeira e segura fonte de toda ajuda de que um casal precisa. Ele pode inspirar ao casal, conjunta ou individualmente, em todas as coisas que precisarem para serem felizes e bem sucedidos no casamento. Ele conhece o coração de todas as pessoas e irá revelar aos seus filhos tudo o que devem fazer.

Aqui no site, os jovens casais podem encontrar diversos artigos sobre assuntos que envolvem a vida familiar após o casamento que lhes fornecerá recursos suficientes para preparem-se para os primeiros anos de casamento e por toda a vida familiar. Experiências importantes e alicerçadas em princípios elevados trarão luz e entendimento à nova família.

Toma un momento para compartir ...

Sergio Ribeiro

Sergio Ribeiro, casado, pai de 5 filhos, trabalha como Registrador Assistente no Templo de Campinas, Brasil, professor universitário e consultor de empresas de Franquia. Escritor, fotógrafo e web designer.