O que saber antes de comprar uma máquina de lavar roupas
Saiba quais fatores merecem atenção na hora de comprar uma máquina de lavar roupas e fique atento para não gastar mais do que é necessário.

Guilherme Kuceki
Minha mãe costumava dizer que uma de suas melhores amigas era a máquina de lavar roupas. Não é por menos, pois lavar roupas com todo seu processo de separar, checar os bolsos, colocar de molho, esfregar, torcer e pendurar faz dessa tarefa provavelmente uma das mais trabalhosas entre as tarefas domésticas.
Então pode se dizer que a máquina de lavar é um grande investimento que ajuda as donas de casa a terem mais tempo. Por ser um investimento não muito barato, algo que não queremos é ter de trocar esse eletrodoméstico anualmente, ou ter que se preocupar com constantes manutenções.
Para escolher bem é preciso conhecer alguns fatores de desempenho e até um pouco de fatores técnicos. Não se deixe enganar por uma bela máquina com o preço agradável, pois poderá custar mais do que o desconto oferecido.
Na hora de comprar sua máquina de lavar considere os seguintes fatores:
1- Tipo de abertura
Existem, basicamente, dois tipos de lavadora: a que tem eixo vertical, com abertura por cima; ou horizontal, com a porta na frente.
Para família grande acredito que as máquinas com eixo vertical sejam melhores no sentido de que você pode interromper a lavagem a qualquer momento e adicionar alguma peça que tenha sido esquecida.
Já nas máquinas com eixo horizontal não é possível interromper o ciclo de lavagem para colocar mais roupas enquanto as roupas estão de molho, por exemplo; é preciso, para isso, que a máquina esteja vazia. Esses modelos também necessitam de um espaço um pouco maior para abrir e fechar a porta. Algumas lavadoras com eixos horizontais funcionam como secadoras também.
2- Capacidade
A capacidade varia normalmente entre 4 a 15 kg de roupas, geralmente o preço e tamanho é proporcional à capacidade da máquina. Porém, para famílias maiores, comprar uma máquina com capacidade de 4 kg significaria várias seções de lavagem de roupa.
Roupas íntimas podem pesar cerca de 50 gramas, enquanto blusas podem pesar 1 kg. Para famílias pequenas o ideal seria uma máquina com capacidade média entre 10 kg.
3- Consumo de energia
Assim como outros eletrodomésticos, as máquinas de lavar roupas possuem selos de consumo de energia comparados entre modelos, facilitando a escolha dos mais econômicos.
4- Programações de lavagem
É importante verificar quais são as opções disponíveis nos programas de lavagem da máquina, quanto mais opções mais situações de lavagem serão atendidas.
5- Voltagem
Assim como as geladeiras, as máquinas de lavar não são bivolts. Por isso, é preciso verificar com antecedência qual é a voltagem da tomada que a máquina será ligada.