O que os Três Mosqueteiros e os conselhos familiares têm em comum

O lema dos Três Mosqueteiros, "Um por todos! Todos por um!", é um modelo para os conselhos de família.


Jen Savage

O conselho familiar é uma grande ferramenta no arsenal de um pai, porque é uma reunião para resolução de problemas, onde todos têm voz, onde a família pode unir-se em torno de um objetivo comum e onde a responsabilidade de criar um lar feliz pode ser compartilhada. O lema dos Três Mosqueteiros, “Um por todos! Todos por um!”, pode servir de modelo para a realização dos conselhos de família.

Joaquim, um pai e avô de uma grande família, manteve o conselho de família por mais de duas décadas. Ele sugere que os conselhos de família sejam parte de um padrão divino para a aprendizagem, para alcançar a concórdia, estabelecer planos de ação, criar e satisfazer as relações interpessoais.

Há inúmeros benefícios para os conselhos de família. Aqui estão alguns deles:

Contribuir

para o livre fluxo de ideias e discussões.

Estabelecer direitos iguais

Todos devem ter voz e direito de escolha.

Operar a paz do grupo

Algumas decisões podem necessitar de vários conselhos, outros apenas de um.

Melhorar o diálogo

Os pais, em vez de darem sermões, ouvem.

Advertisement

Escutar um ao outro

Os filhos tendem a ouvir quando se sentem ouvidos.

Unificar

Todos trabalham para um objetivo comum.

Inclusão

Envolve todos os membros da família que queiram ser incluídos e que estejam dispostos a contribuir.

Solução de conflitos

Ressentimentos podem ser compartilhados e resolvidos.

O que podemos discutir em um conselho de família?

Mudanças, as tarefas domésticas, questões financeiras e planejamento dos estudos são apenas algumas ideias que poderiam ser discutidos em um conselho de família.

Durante um recente recesso escolar, eu necessitava implantar regras e ser mais firme com a disciplina. Busquei o conselho de família. Como o conselho seria mais uma discussão sobre a disciplina do que um sermão, meus filhos se mostraram mais interessados. Depois de votar as regras e penalidades, postamos em um lugar visível para referência futura. Agora não me sinto mais como um policial em casa. Em vez disso eu, meu marido e nossos filhos, verificamos nosso comportamento em relação ao acordo mútuo sobre as regras da família. Nossa casa tornou-se mais pacífica como resultado da mudança de foco do “eu” para “um por todos e todos por um”.

Como começar?

É mais fácil do que você imagina estabelecer e manter os conselhos de família.

  • Escolha um tempo e lugar onde todos sejam capazes de se envolver de forma significativa.

  • Tragam uma questão ou problema específico para ser discutido.

  • Empreguem os princípios democráticos a fim de conseguir um consenso.

    Advertisement
  • Marquem o próximo conselho de família em comum acordo sobre data e hora.

Josué é pai de quatro filhos e desejava saber a expectativa deles sobre férias em família. Ele reuniu-os em um domingo à noite, quando todos os filhos podiam estar em casa. Cada um teve sua oportunidade de sugerir um destino para as férias. Anotações foram feitas e designações dadas para a pesquisa dos custos, e estabeleceu-se que estas informações deveriam ser compartilhadas no próximo conselho. Nesse ínterim, Josué ajudou as crianças a encontrarem informações online sobre os destinos que haviam escolhido.

No próximo conselho, todos votaram e depois de alguma discussão, um consenso foi alcançado. Em seguida, discutiram atividades que teriam durante as férias. Novamente atribuições foram feitas, as informações coletadas foram relatadas e uma votação realizada. Josué estava surpreso que seus filhos não quisessem passar uma semana inteira em um parque de diversões. Estavam interessados em variedade, mas também em descanso e diversão. O pai havia decidido unilateralmente pelo local e programação das férias da família em vez de aconselhar-se com sua esposa e filhos, se não fosse o conselho, as suas férias não seriam muito bem-sucedidas.

Manter conselhos de família cria seu próprio bando de mosqueteiros. A cooperação aumentará na medida em que se unirem em torno de um objetivo comum que é ganhar a confiança dos membros da família sobre as decisões que afetam a todos e compartilhar a responsabilidade de criar um lar feliz.

Traduzido e adaptado por Stael Metzger do original What the Three Musketeers and family councils have in common, de Jen Savage.

Toma un momento para compartir …

Jen Savage

Jen Savage trabalha com planejamento de eventos e é a chefe de seu lar.