O que o sacrifício de Jesus Cristo significa em nossa vida diária

Quando escolhemos viver ? altura do sacrifício de Jesus por nós sentiremos alegria, esperança e desejo de ser melhor, facilitando nossa escolha pela obediência.


Beth Proenca Bonilha

Entendendo o que é a Expiação

Quando falamos que Jesus Cristo se sacrificou por nós ou que Ele expiou por nossos pecados, falamos do sacrifício na cruz. Para pagar pelos pecados do mundo Jesus veio à Terra. Em João 3:16-17 diz: “… Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.

A ressurreição é o acontecimento mais importante da história do cristianismo, é onde Cristo venceu a morte e pagou o preço. A expiação foi seu sacrifício, o ato de ter suado sangue pelos pecados do mundo no Getsêmani devido à intensa dor que sentiu. Depois, na cruz.

Uma vez que o reconheçamos como nosso Salvador e vivamos os mandamentos de Deus, Seu sacrifício nos limpará e nos ajudar a ter uma vida de paz e bênçãos.

Como o sacrifício de Jesus Cristo pode ter efeito em nossa vida

1. Oração

A cada noite devemos agradecer pelo dia que tivemos, por todas as oportunidades que nos foram dadas para viver a altura do amor de Nosso Salvador. Porém a cada manhã devemos, além de agradecer por mais um dia de vida, pedir a Deus que o sofrimento de Cristo tenha efeito em nós, ou seja, que possamos literalmente ser merecedores deste sacrifício, pela dor que Ele sentiu e pela Sua vida ao morrer na cruz.

2. Servir ao próximo

Se cumprirmos os mandamentos e seguirmos os exemplos de Cristo e seu exemplo de amor e obediência, servindo ao próximo como Ele o fez.

3. Limpar nosso coração e nossa alma

O arrependimento é a ferramenta que Cristo nos deixou para vencermos o mundo, é com ela que vamos acertando as arestas que temos em nossa personalidade e assim nos moldamos às leis divinas.

Boyd K. Packer disse: “Exceto pelos poucos (…), não há hábito, vício, rebelião, transgressão, apostasia que coloque alguém excluso da promessa do perdão completo. Essa é a promessa da expiação de Cristo”.

Advertisement

Como fazer com que a Expiação tenha efeito sobre nós?

Como vimos no vídeo anexo a este artigo, a moça que se drogava ao escolher deixar o mau hábito que a destruía e seguir uma vida digna do sacrifício que aquele pai e seu filho fizeram para salvá-la, fez com que a dor desse lugar à alegria e a esperança de renovação quando mãe e filho ganharam a oportunidade de viver juntos.

Assim, quando escolhemos viver à altura do sacrifício de Jesus por nós, também sentiremos alegria, esperança e desejo de sermos melhores, facilitando nossa escolha pela obediência.

Sermos gratos pelo sacrifício de Jesus nos dá força para vencer o mundo e esperança de que poderemos viver para sempre e na presença deste Pai e Irmão que tanto nos amam e esperam por nós.

Se quisermos ser dignos deste amor devemos nos lembrar em nossa vida diária de:

  • Sermos gratos.

  • Sermos obedientes.

  • Sermos exemplo, como Cristo.

  • Sermos perseverantes.

E quando não conseguirmos ser como deveríamos ser, que possamos utilizar a ferramenta que Cristo nos deixou, o arrependimento, certos de que seremos ajustados na medida de Seu sacrifício e amor.

Toma un momento para compartir …

Beth Proenca Bonilha

Graduada em Administração de Empresas com MBA em Empreendedorismo. Casada mãe de 6 filhos, avó de 2 netos. Atua profissionalmente como Analista Instrutora da Educação Empreendedora no SEBRAE - SP. Como hobby gosta de artesanato, música e leitu