O que leva algumas mulheres a flertarem com homens casados?

Reflexões para as mulheres que gostam de paquerar e se envolver com homens casados ou comprometidos e como se livrar desse comportamento.

Diana Cantor Martinez

Em um incidente que envolveu o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama e a primeira ministra da Dinamarca, Helle Thorning-Schmidt durante o funeral de Nelson Mandela, no qual ela aparentemente flertou abertamente com ele sem hesitar na presença da esposa do presidente, provocou muita polêmica e me dá um bom tema para falar sobre as mulheres que flertam com homens casados ou comprometidos.

Sem negar que muitos homens fazem alardes permanentes sobre sua capacidade sedutora sem intenção de ir mais além, neste artigo iremos analisar porque uma mulher pode achar atraente flertar e até mesmo envolver-se seriamente com homens que não podem, ou melhor, não devem corresponder.

Para muitas mulheres, uma aliança de casamento na mão de um homem parece uma grande luz vermelha de semáforo, enquanto para outras é o maior atrativo masculino. O que se passa na cabeça dessa mulher?

Do ponto de vista psicológico, vamos analisar vários aspectos que eu acho que podem responder à pergunta, mas antes, eu acho importante esclarecer que minha intenção não é justificá-la, somente gerar um ponto de reflexão para aquelas que se identificarem e, talvez, uma saída dessa situação angustiante:

1. Medo de comprometimento

Sem dúvida essa mulher teme o compromisso real que implica uma relação estável e possível.

Advertisement

2. Desejo inconsciente de sofrimento

Mas quem gosta de sofrer? A doutora Robin Norwood explica isso no primeiro capítulo de seu livro, “Mulheres que amam demais”, da seguinte maneira:

Quando as nossas experiências de infância são particularmente dolorosas, muitas vezes inconscientemente, nos sentimos obrigados a recriar situações semelhantes durante a vida toda, em um impulso para obter controle sobre elas. Se amávamos e precisávamos de um pai que não nos correspondia, muitas vezes nos comprometemos com uma pessoa semelhante, ou com uma série delas, na idade adulta, na tentativa de “ganhar” a velha luta para ser amada.

3. Necessidade de competir e provar que pode ganhar

Este é um outro impulso que a move, certamente vê isso como um desafio.

4. Se está comprometido vale a pena

Nem sempre é assim, no entanto, o fato de estar comprometido o faz um bom partido, por alguma razão ele está casado! Deve ser um bom marido ou pai! Já ouvi homens e mulheres dizerem que enquanto não saíam com ninguém, era difícil alguém se interessar por eles e assim que se estabeleceram em um relacionamento sério, começam a aparecer prospectos, já que esta é a resposta.

Vamos falar sobre o que esta mulher pode fazer para canalizar suas energias e vontades para homens disponíveis:

A. Estar atenta e autoavaliar-se constantemente

Em uma sociedade monogâmica, ela sabe que está errada ao olhar para um homem que não pode corresponder seu amor, porque ele já está comprometido. Deverá perguntar-se: Por que quero essa parcela de sofrimento? Deverá ser empática e pensar nas outras pessoas que pode prejudicar além dela mesma (os filhos e esposa desse homem), será necessário recorrer a sua inteligência e bom senso.

Advertisement

Deve tornar-se consciente de suas tentativas de sabotar a si mesma e saber se distanciar de uma situação que só trará dor para todos os envolvidos, é preciso mergulhar em sua responsabilidade moral.

E por último, revisar porque não quer se comprometer sinceramente em um relacionamento com futuro.

B. Trabalhar em sua autoestima

Aprender a se amar e entender que tem potencial para estabelecer uma relação com um homem disponível, entender que tem o direito de ser amada e que merece isso, que merece o primeiro lugar na vida de um homem.

C. Olhar para os solteiros com entusiasmo

Há muitos bons homens inteligentes, atraentes, dispostos a se comprometer. O fato de que agora estejam sozinhos não os torna menos interessantes, trata-se de mudança de perspectiva.

Algumas coisas simplesmente devem ser evitadas na vida: sofrimentos e pesos na consciência desnecessários e canalizar essas energias em metas e objetivos criativos, evitando séria e responsavelmente prejudicar os outros.

Advertisement

Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original ¿Que hay detrás de las mujeres que coquetean con hombres comprometidos?.

Toma un momento para compartir ...

Diana Cantor Martinez

Hay un momento de la vida en que descubrimos que necesitamos un cambio para poder avanzar y crecer reconoce el momento y no pierdas la oportunidad.