O que fazer quando seus pais não são bons exemplos

Considerações úteis para quem tem problemas com os pais.

Suzana Ribeiro

É comum ouvirmos frases genéricas do tipo: “Os pais sempre sabem o que é melhor para os filhos” ou “Ouça os conselhos de seus pais e estará bem”. Embora isso seja verdade para a maioria dos casos, também existem muitas pessoas a quem essas frases simplesmente não se aplicam!

Há pais que abandonam seus filhos, que maltratam, que abusam e, o que é mais comum, há pais que não levam uma vida exemplar, que não tem condições de passar as orientações mais corretas, e não são modelos a serem imitados, pelas mais diversas razões. O que fazer nesses casos? Como honrar seus progenitores quando eles mesmos não honram sua vida? Como reagir à conselhos que contradizem suas crenças ou princípios?

Essas são situações delicadas e muito pessoais, mas existem alguns conceitos interessantes a considerar:

1.

“Se o exemplo que recebemos de nossos pais não é bom, temos a responsabilidade de quebrar o ciclo. (…) Todos podem aprender a buscar um caminho melhor e, ao fazê-lo, abençoar a vida dos familiares e ensinar tradições corretas às gerações futuras”. (Robert D. Hales)

2. Exceto em casos extremos (como de total abandono ou maus tratos severos)

todos temos o dever de respeitar nossos pais, procurando compreender suas dificuldades, limitações e pontos de vista. E mesmo quando há profundas diferenças entre uma geração e outra, ainda assim deve haver gratidão por parte dos filhos, por sua vida e criação.

Advertisement

3.

É muito importante aprender a perdoar, mesmo quando não nos foi pedido perdão. Não faz bem nutrir mágoas e alimentar rancores, especialmente dentro da família. Procure não julgar seus pais, em muitos casos, eles estão fazendo o melhor que podem e desejam realmente seu bem. Tente achar o que eles lhe fizeram ou fazem de bom e foque no positivo.

4.

Busque exemplos inspiradores. Você pode ser orientado por pessoas que são o que você gostaria de se tornar, observe o modo de vida daqueles que considera bem sucedidos ou exemplares e siga seus passos. Também há muito conhecimento em livros que estão disponíveis nas bibliotecas e livrarias, que podem ser verdadeiros tutores.

5. Há ocasiões em que vai se sentir desanimado pela falta de apoio ou compreensão de seus pais, principalmente, quando ver outras pessoas cujos pais parecem tão melhores e fazem exatamente o que você gostaria que os seus pais fizessem. Nesses momentos, seja forte e continue fazendo seu melhor. Há um propósito para cada uma das dificuldades que encontramos nesta vida, e é possível transformar as provações em degraus, sendo aperfeiçoado(a) através delas.

Toma un momento para compartir ...

Suzana Ribeiro

Suzana A. Ribeiro é autora dos livros: O Elo Forte, uma história contada por quatro gerações, Um Sonho Distante, o que existe além da memória e está escrevendo o terceiro volume da série.