O que fazer quando seu cônjuge descobre que tem câncer

Nunca estamos preparados para lidar com o câncer, principalmente quando ele entra em nossas vidas ou na vida de nossos familiares, mas só iremos vencê-lo se depositarmos nossa fé em Deus.

Roberta Preto

O câncer é considerado uma doença mundial que rouba muitas vidas, mas há aqueles que conseguem vencer esse mal. Apesar do número de tratamentos para a cura, as pessoas que já passaram por isso e venceram essa batalha, sempre dizem que o apoio da família foi o que não permitiu que elas desistissem.

Receber a notícia de que a pessoa que você ama está com câncer é doloroso! Entretanto, descobrir que se está doente é desesperador! A presença dos entes queridos é de extrema importância.

O cônjuge é a pessoa mais importante nessa parceria contra a doença, já que ele é a única pessoa capaz de segurar as mãos da pessoa amada que sofre com a doença, e segurar as mãos de todo o restante da família. Algumas pessoas não sabem exatamente como o fazer, mas, elas simplesmente o fazem.

Não existe um manual de instrução para se dizer como reagir ou o que se deve fazer quando seu parceiro está com câncer, mas há algumas coisas que se exige no relacionamento e que funcionam perfeitamente em momentos de desafios. São eles:

Apoio

O apoio é fundamental! Saber que se tem alguém que se importa com você, que chora e sorri ao seu lado é tudo o que se precisa nos momentos terríveis da vida.

Advertisement

Diante de todos os impasses que a doença provoca, o mais triste é o afastamento da família. Alguns familiares se revoltam com a descoberta da doença, culpam o doente pelas bebidas, o tabaco ou outras coisas que podem provocar o câncer. Essa atitude só tende a piorar a situação. Estar doente já é um grande peso e neste momento a pessoa não precisa de acusações, ela precisa da presença e do apoio verdadeiro.

Leia: Como sobreviver ao câncer juntos

Força

A doença enfraquece não só fisicamente, mas espiritualmente, e cabe ao companheiro ser a força para o doente. Se o cônjuge demonstrar seus medos, cabe a você demonstrar sua coragem e força, só assim, ele saberá que tem pelo que lutar, porque alguém está lutando por ele.

Gentileza

É preciso ser gentil e cuidadoso com seu companheiro, tanto nas palavras como nas ações. É preciso estar atento para não demonstrar pena, a doença torna o doente mais vulnerável, ele não precisa que ninguém fique com olhar de piedade para ele, ainda mais quando se trata da pessoa amada. A pessoa precisa encontrar no companheiro alguém que lhe enxugue as lágrimas e lhe faça acreditar que por mais difícil que seja a situação, tendo um ao outro, ambos ficarão bem.

Paciência

Algumas pessoas não lidam bem com as palavras quando estão vulneráveis, por isso seu cônjuge deve ser paciente para ajudá-la a enxergar que ofensas, ingratidão e desespero, só irão piorar a situação. E, acima de tudo isso, é preciso que toda a família não se sinta ofendida quando o doente entrar num período de autocomiseração e passar a desenvolver raiva e frustação. Essa pessoa precisa de um amor maior do que já lhe é oferecido e cabe ao cônjuge proporcionar a ela esse ato de amor.

Advertisement

Leia: 12 maneiras de evitar o câncer

Amor

O câncer, quando descoberto, tira da pessoa suas expectativas, sonhos e amor-próprio. Somente o parceiro é capaz de devolver a ela a capacidade de amar, sonhar e lutar novamente, quando demonstra o quanto a pessoa é valiosa na sua vida.

A rejeição, indiferença quando a pessoa não está com uma boa fisionomia, diante do tratamento duro do câncer, pode fazer a pessoa se sentir frustrada, inútil e mal-amada, levando-a a desistir do tratamento e da própria vida. Por isso o doente precisa do dobro de amor e cuidado que já lhe era oferecido antes.

O amor sempre foi a cura para todos os males, porque ele tem o poder de reavivar a fé na vida e trazer de volta a pessoa amada do abismo que o câncer a deixou.

Espiritualidade

O câncer é um mal que pode não só matar uma pessoa, mas também matar a fé dela e até de seus entes queridos. Por isso, o companheiro precisa manter o foco da família em Deus para que todos juntos consigam manter a fé suficiente para se ter o milagre da cura que todos anseiam. Se a esposa desistir de acreditar que há cura, como poderia o marido lutar contra a doença?

Advertisement

Todos nós teremos alguém que amamos sofrendo de um tipo de câncer ou pode ser que nós venhamos a ter um câncer, no entanto, essa doença não pode destruir nossos lares ou o amor que temos um pelo outro, somente os sentimentos de autocomiseração, medo, raiva, culpa e abandono é que podem levar a destruição de um ser humano ou de uma família.

Estamos nesta vida para sermos testados, e o câncer é parte deste teste. Por mais dolorosa que seja a situação, se confiarmos em Deus e nas pessoas que nos amam, poderemos adquirir forças e bom ânimo para vencer todos esses obstáculos. Pode ser que algumas de nossas batalhas sejam perdidas; mesmo assim, teremos vencido, se nos tornarmos dignos e merecedores das pessoas que amamos.

No final de nossas vidas poderemos olhar para tudo e todos e dizer: “Construí amigos, enfrentei derrotas, venci obstáculos, bati na porta da vida e disse-lhe: Não tenho medo de vivê-la.” (Augusto Cury)

Leia também: Isso causa câncer: Mitos e verdades

Toma un momento para compartir ...

Roberta Preto

Roberta Preto, 33. Formada como tradutora e intérprete, escritora, mãe. Apaixonada pela vida, em uma eterna busca por conhecimento. Espero que minhas palavras possam ser uma luz na vida das pessoas. Sonho em ajudar a humanidade a tornar-se livre da escravidão da ignorância.