O que fazer quando o parceiro não sai do celular

Enquanto você fala, o outro está no celular. Já se sentiu ignorado dessa forma? Isso é mais comum do que você imagina. Conheça uma forma de resolver a situação!


Evelise Toporoski

Você já se sentiu ignorado alguma vez por seu parceiro enquanto falava com ele e a pessoa não desgrudava do celular?

Esta situação já pode ter acontecido uma vez ou outra com todo mundo, mas quando se torna um hábito pode fazer muito mal para o relacionamento.

E isso já tem até nome para a ciência: phubbing, a junção das palavras phoneesnubbing, que em livre tradução seria ignorar com o celular.

Quem comprova isso é um estudo realizado na Universidade de Baylor, nos Estados Unidos, e publicado no site El País. O professor James A. Roberts conduziu a pesquisa e descobriu que dentre os 453 adultos entrevistados, 46% já tinha sofrido o _phubbing_.

Para o pesquisador, isso é negativo por dois motivos. O primeiro porque o tempo que o parceiro passa no celular poderia estar conversando ou fazendo alguma atividade que uniria o casal, e o segundo motivo é que ser ignorado pelo parceiro causa um mal-estar que leva a discussões e desgaste do relacionamento.

E ficar grudado no celular em casa também faz mal para o relacionamento com os filhos. Segundo pesquisa da Universidade de Indiana, pais que ficam ao telefone enquanto estão com os filhos podem torná-las crianças com déficit de atenção.

Na China já foi feita até uma campanha chamada Phone Wall para ilustrar como literalmente o celular é uma parede entre pais e filhos.

Advertisement

Acordo

Para que o casal não deixe esse problema afetar a relação, o ideal é que conversem sobre as atitudes que incomodam cada um e combinem em que momentos vão ou não utilizar o celular.

Já existe até mesmo um site chamado Stop Phubbing para que um acordo real seja firmado entre o casal. Antes que ambos assinem o acordo eles conhecem outros dados de como a prática afeta relacionamentos em todas as partes do mundo.

Toma un momento para compartir …

Evelise Toporoski

Jornalista com experiência em redação de jornais e revistas. Mãe e esposa compartilhando experiências de vida!