O que está impedindo você de se casar?

Pare de esperar a pessoa perfeita ou o momento perfeito. Mergulhe de cabeça e comece a desfrutar as bênçãos da vida de casado.

Gary and Joy Lundberg

Muitas pessoas hoje em dia estão adiando o casamento. Alguns parecem ter medo do compromisso para toda a vida que o casamento exige. É um pouco como comer fora de casa. A pessoa pode pensar: “Será que há bactérias no alimento que vão servir? Eu poderia ficar doente se comer e até morrer.” Então, para evitar essa possibilidade remota a pessoa fica longe de restaurantes, quando ele ou ela poderia estar desfrutando de uma refeição perfeitamente saudável se o fizesse em um lugar respeitável. Para esticar a analogia com o casamento, a solução é namorar pessoas respeitáveis. Isso vai melhorar suas chances de encontrar o parceiro ideal e desfrutar de um casamento feliz e duradouro.

Vamos supor que você está namorando, se apaixonou por uma pessoa respeitável, mas você não quer correr o risco de casar-se. Aqui estão algumas das desculpas que as pessoas dão para não se comprometer com o casamento e por que elas não são consistentes.

Desculpa 1

Precisamos viver juntos por alguns anos para nos certificarmos de que o casamento vai dar certo.

A verdade

De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), “as uniões de solteiros são mais instáveis que o casamento. A probabilidade de um primeiro casamento terminar em separação ou divórcio dentro de cinco anos é de 20 por cento, mas a probabilidade de uma coabitação antes do casamento acabar dentro de cinco anos é de 49 por cento. Depois de 10 anos, a probabilidade do fim do primeiro casamento é de 33 por cento, em comparação com 62 por cento para as coabitações. Michael McManus, cofundador do Ministério de Salvação do Casamento, afirma que casais que vivem juntos estão jogando e perdendo em 85 por cento dos casos… Mais de oito em cada 10 casais vão se separar antes do casamento ou depois.

Desculpa 2

Meus pais são divorciados e eu tenho medo que aconteça comigo. Eu não quero passar pela dor que o divórcio causou a eles e seus filhos.

Advertisement

A verdade

Você pode deixar as experiências ruins de seus pais arruinarem seus futuros planos conjugais ou você pode aprender com elas. As pessoas que descobrem as razões para o divórcio dos pais ou outras pessoas que conhecem, estão capacitadas a fazer as correções em seu próprio casamento. Um estudante universitário, cujos pais se divorciaram, disse: “Eu me recuso a permitir que o divórcio dos meus pais arruíne minhas chances de um casamento saudável. Eu posso aprender com seus erros e fazer o meu matrimônio forte e duradouro.” Esse aprendizado pode ser aprimorado através da observação de como se comportam os casais felizes.

Desculpa 3

Eu não estou financeiramente estável para me casar. Eu preciso ter dinheiro suficiente para comprar as coisas que minha esposa e eu queremos para uma vida confortável.

A verdade

Se as pessoas esperarem até ter dinheiro suficiente para gastar como seus pais ou outros gostam, vão perder a oportunidade de trabalhar com um cônjuge para fazer sonhos se tornarem realidade um pouco de cada vez. Estamos casados há quase 57 anos. Graças a Deus que não esperamos até termos uma carteira recheada para nos casarmos. Nós simplesmente nos apaixonamos durante a faculdade, casamos e deu certo. Algumas de nossas lembranças mais preciosas são as vezes que lutamos juntos, orando por orientação enquanto buscávamos atender as nossas necessidades financeiras.

Desculpa 4

A minha namorada ou namorado é uma ótima pessoa, mas tem algumas falhas. Se eu continuar procurando, posso encontrar uma pessoa que se encaixe melhor na minha lista de qualidades do(a) companheiro(a) perfeito(a).

A verdade

Ninguém é perfeito, nem mesmo você. Encontre alguém com qualidades básicas como honestidade, fé, que seja trabalhador e solidário. O resto pode ser trabalhado através das experiências da vida. Quando vocês se esforçam em direção a objetivos comuns de crescimento pessoal a melhora vem. Os casais precisam de tempo para que isso aconteça e encontrem alegria na jornada juntos, enquanto se tornam pessoas melhores.

Advertisement

Case-se!

Casamento demanda coragem, assim como toda realização digna. Veja se você realmente ama seu/sua pretendente. Será que ele ou ela faz o seu coração pular? Vocês têm as qualidades básicas mencionadas acima? Se sim, então se casem. Não há necessidade de acabar assim solitário como aquele nova-iorquino, relatado em um recente editorial de jornal. Ele disse: “… aos 44 anos minha vida não era tão diferente de quando eu tinha 24… Por não ter me casado… Acabei sozinho em um apartamento solitário, com apenas um seguidor a quem mostrar minhas realizações e os meus anos.”

Cabe a você fazer acontecer.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa Metzger do original What’s keeping you from getting married?, de Gary and Joy Lundberg.

Toma un momento para compartir ...

Gary and Joy Lundberg

Gary Lundberg is a licensed marriage and family therapist, Joy is a writer and lyricist. Together they present seminars and author books on relationships. Their website is garyjoylundberg.com, email