O que é ser um verdadeiro homem ou uma verdadeira mulher?

Nestes tempos onde vicejam opiniões de todos os lados, é justo perguntar o que é um homem, no verdadeiro sentido da palavra.

Luiz Higino Polito

Eu me lembro perfeitamente de uma aula do Tiro de Guerra, onde o nosso querido Sargento King ministrava uma lição importante para nós, “Atiradores” (ou recrutas), naquela distante noite de 1975.

Ele nos exortava a sermos “homens de verdade“, e não somente meninos, e dizia que o fato de termos desejo sexual por uma mulher não era prova nenhuma da verdadeira masculinidade.

Rudyard Kipling e seu famoso poema “If

Num texto cheio de “Se“, Kipling alistou uma enorme quantidade de qualidades e atitudes necessárias para alguém dizer que é um verdadeiro homem.

Na verdade, creio que poderíamos dizer que o autor usou o termo “homem”, se referindo a todo “ser humano”, e não somente a alguém do sexo masculino.

Se

(Rudyard Kipling)

Advertisement

“Se és capaz de manter a tua calma quando Todo o mundo ao teu redor já a perdeu e te culpa; De crer em ti quando estão todos duvidando, E para esses no entanto achar uma desculpa; Se és capaz de esperar sem te desesperares, Ou, enganado, não mentir ao mentiroso, Ou, sendo odiado, sempre ao ódio te esquivares, E não parecer bom demais, nem pretensioso;

Se és capaz de pensar — sem que a isso só te atires, De sonhar — sem fazer dos sonhos teus senhores. Se encontrando a desgraça e o triunfo conseguires Tratar da mesma forma a esses dois impostores; Se és capaz de sofrer a dor de ver mudadas Em armadilhas as verdades que disseste, E as coisas, por que deste a vida, estraçalhadas, E refazê-las com o bem pouco que te reste;

Se és capaz de arriscar numa única parada Tudo quanto ganhaste em toda a tua vida, E perder e, ao perder, sem nunca dizer nada, resignado, tornar ao ponto de partida; De forçar coração, nervos, músculos, tudo A dar seja o que for que neles ainda existe, E a persistir assim quando, exaustos, contudo Resta a vontade em ti que ainda ordena: “Persiste!”;

Se és capaz de, entre a plebe, não te corromperes E, entre reis, não perder a naturalidade, E de amigos, quer bons, quer maus, te defenderes, Se a todos podes ser de alguma utilidade, E se és capaz de dar, segundo por segundo, Ao minuto fatal todo o valor e brilho, _Tua é a terra com tudo o que existe no mundo E o que mais — tu serás um homem, ó meu filho!”_

Nem sempre é fácil e nem possível agirmos como o poema nos inspira a fazer, mas simplesmente pelo fato de lermos tão inspiradas palavras e meditarmos sobre elas por alguns instantes, isso certamente nos afetará para o bem e nos tornará pessoas melhores.

Advertisement

As palavras que permitirmos que entrem em nossa mente com a força de nossa emoção têm grande poder.

Semelhante atrai semelhante

Sabe por que essa frase é tão velha e surrada? Porque ela é verdadeira, e é passada de pai para filho por muitas gerações, até se perder no mais longínquo passado.

Semelhante atrai semelhante. Falar positivamente atrai coisas positivas. Falar só de doenças e desgraças, atrai coisas ruins.

A vida nunca foi fácil

Vejo e ouço tanta gente reclamando da vida, da crise, das pessoas, do governo, da falta de dinheiro, e de tantas coisas.

Meu avô, há mais de cinquenta anos reclamava das mesmas coisas, o que significa que daqui a 50 anos, existirão os que reclamarão também das mesmas coisas.

Advertisement

Verdadeiros homens e mulheres são aqueles que estão dispostos a enfrentar os desafios da vida como algo normal e necessário, e com um sorriso nos lábios.

Toma un momento para compartir ...

Luiz Higino Polito

Casado, pai de três filhos e avô de quatro netos, estudei oratória e didática. Gosto muito de escrever. Profissionalmente, sou músico e tenho um Sebo Virtual, onde vivo com minha esposa e cercado de livros!