Casamento
    Filhos
    Superação
    Saúde

O que é mais importante? Seu filho ou seu celular?

Muitos filhos têm reclamado que seus pais pedem para eles não usarem tanta tecnologia quando eles mesmos não largam o celular...

Michele Coronetti

Talvez já tenha passado no seu feed de notícias do Facebook uma imagem com alguns dizeres modernos que lembram aos pais que os filhos precisam da atenção deles, muito mais que seus dispositivos eletrônicos. Elas foram criadas por uma campanha para conscientizar os pais e evitar que os pequenos sofram com a ausência de seus responsáveis, pois apesar de estarem presentes, sua atenção pertence ao aparelho eletrônico e alguns simples “aham” podem sair de suas bocas mesmo que seus olhos nem se levantem.

Segundo pesquisa, os filhos se queixam que seus pais trocam a atenção que deveriam lhe proporcionar pelo celular. Em comparação com outros países, o Brasil tem o maior índice de pais que utilizam o celular mais do que deveriam. Em estatística, 87% dos filhos reclamam da situação e 56% confiscariam os aparelhos de seus pais caso pudessem fazê-lo.

Mesmo que os pais comecem um diálogo, logo desviam o olhar para o dispositivo móvel e continuam ouvindo sem realmente prestar atenção. Dos entrevistados, 32% afirmaram sentirem-se rejeitados quando situações como essa acontecem. A pesquisa entrevistou 6.117 pessoas, adultos e filhos entre 8 e 13 anos, em vários países. No Brasil, 316 pessoas participaram.

Adotada por um hospital de grande prestígio e importante para que todos os pais revejam seus hábitos em casa, a campanha visa alertar familiares sobre essa violência virtual praticada nos lares. Os efeitos dessa prática em um jovem ou uma criança podem ser desastrosos e é justamente por isso que as imagens são divulgadas e buscado o incentivo ao olho no olho entre pais e filhos.

Leia10 dicas para dedicar mais tempo à família

Outros pais e até famosos comentam a experiência tentando mostrar com suas experiências ruins o quanto a criança considera importante a atenção. Um exemplo disso é este vídeo.

Advertisement

Pais que deixam de lado os celulares e interagem em seu tempo com seus filhos podem garantir as seguintes virtudes:

  1. A criança constrói um sistema de valores e autoestima forte. O olhar, o sorrir, as palavras de incentivo e outras conexões únicas incentivam a criança e a ajudam a continuar, mesmo com frustrações, pois têm em quem se apoiar.

  2. Habilidades emocionais são mais bem acionadas nas crianças. Elas sabem que o celular é importante para seus pais e ao ver que eles têm autocontrole um aprendizado é firmado e elas aprendem como superar problemas futuros e compreendem como escolher o que for mais importante.

  3. Os bebês não aprendem a interagir com outros através de telas. Isso só ocorre pela conexão entre seres humanos.

  4. O aprendizado na comunicação, especialmente com bebês, ocorre com as conversas entre eles e seus pais. Quanto mais complexas as frases, maior estímulo seus cérebros recebem e maior o aprendizado também.

    Advertisement

É difícil prever o quanto a falta de atenção ao filho causará em seu futuro, mas qualquer pessoa que quer conversar com alguém e precisa competir com a atenção dada a uma tela se sente mal. Fica fácil então usar de empatia e perceber que para os filhos, que depositam todo seu amor e confiança aos pais, ter sua atenção dividida com um aparelho eletrônico é muito desafiador e frustrante.

Além de entender a importância da atenção exclusiva aos filhos, como todos sabem, o exemplo sempre fala mais alto que os ensinamentos. Ficar pedindo para o filho largar o celular quando os pais não têm essa disciplina soará esquisito. Quando um esforço é realizado e o amor preenche o coração, os filhos sentirão que recebem a atenção necessária e confiarão em seus pais, e, naturalmente, deixarão de lado seus aparelhos para conversar com eles.

LeiaSer amigo dos filhos é bom ou ruim?
Toma un momento para compartir ...

Michele Coronetti

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.

Advertisement

Ideias de presentes para o Dia das Mães que vão encantar a sua

6 tradições antigas que deveríamos resgatar para sermos mais felizes

Ataque às escolas e videogames, a relação que não se confirma

Pequenos detalhes, grandes resultados

Pressão arterial: 15 maneiras naturais de controlá-la

4 problemas comuns na adolescência

Como influencia o mês de seu nascimento em sua personalidade e temperamento, segundo a ciência

Constipação: 10 remédios naturais para tratar

O déficit de atenção de uma criança pode estar relacionado à idade da mãe, segundo um estudo

3 maneiras de fazer bullying com seus filhos

Los Artículos Más Buscados

  1. 240 nomes COMPOSTOS – clássicos e modernos – para meninos e meninas
  2. 30 dinâmicas e brincadeiras para crianças e jovens
  3. 6 remédios que podem lhe matar (você tem eles dentro de sua casa)
  4. 11 brincadeiras para divertir os adolescentes
  5. Desafio dos 40 dias: Casamento à Prova de Fogo
  6. 8 coisas que os homens SÓ fazem com a mulher que amam
  7. 5 sinais de que seu marido não lhe ama mais
  8. 7 métodos supereficazes e caseiros para saber se você está grávida agora, sem gastar dinheiro em um teste
  9. Dor na região do útero: 5 sinais de que algo não vai bem
  10. Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis
Advertisement
Facebook
Seguir
18,235,315
Twitter
Seguir
3,881,246
Pinterest
Seguir
491,879
Instagram
Seguir
52,600
YouTube
Seguir
35,503
RSS Patrocinadores Términos de uso Privacidad Não Vender Meus Dados Diretrizes da Comunidade Patrocinadores Anuncie PKV DominoQQ BandarQQ Judi Bola

Familia.com.br não fornece aconselhamento financeiro, legal ou médico. Por favor, consulte um profissional. Veja informações adicionais

© 2025 Copyright Familia. Todos os direitos reservados

Close Ad