O que a você causa complexos a ele faz apaixonar-se

Não seja tão dura consigo mesma. Se você soubesse o que ele pensa de você, deixaria de ser obcecada.

Fernanda Gonzales Casafús

Nos últimos anos, as cirurgias estéticas aumentaram consideravelmente em todo o mundo. Os padrões de beleza feminina marcaram o rumo e as mamoplastias de aumento e a lipoaspiração obtiveram os primeiros lugares no ranking.

Até algumas décadas atrás, o protótipo de mulher era outro. Quadris mais largos, curvas mais arredondadas e não existia essa obsessão pela magreza que a mídia nos vende hoje. E embora haja um movimento feminista que nos inspira a amar-nos como somos, ainda nos custa muito desarraigar essa cultura que nos empurra a querer ajustar-nos aos cânones de beleza a nós impostos.

Você gosta de si mesma?

Ao longo dos anos, aprendi a amar o meu corpo tal como ele é. No entanto, é inevitável sentir-me incomodada com aquela calça que já não me serve ou com aquela camisa em que já não me sinto como antes.

Engordei um pouco e não tenho mais o corpo que tinha aos 20 anos. Mas cada vez que me olho no espelho não me sinto desconfortável, pois aprendi a amar este invólucro. E então me pergunto para quem quero perder esses 2 ou 3 quilos? Não pretendo que este seja mais um texto mais de autoajuda, mas quero compartilhar algo, que certamente você já sabe:

Ele adora você assim

Com seu rosto sem maquiagem, com sua pele macia e serena, com essa barriguinha que alojou seus bebês, com essas pequenas rugas ao redor de seus olhos. A ele encanta vê-la tão madura, tão cheia de vida e experiências.

Advertisement

Ele não vê os 3 quilos que engordou no último mês, mas a felicidade de ter partilhado os últimos jantares juntos. Também não vê que o eu cabelo não está perfeito, adora a forma divertida em que o amarra, desleixado, na nuca cada vez que acorda.

Essa parte que você passaria pelas mãos de um cirurgião é a que seu amor deseja ter entre as suas a cada noite, enquanto a beija ternamente. Claro que as garotas da TV são bonitas e atrativas. Mas, você não se apaixona cada dia por ele embora suspire pelo galã da novela?

Os homens fogem das mulheres inseguras de seu corpo

Cansa-os que estejamos o dia todo nos queixando do nosso corpo ou noa ajustando a uma dieta com a qual nos veem sofrer. Manter o peso é saudável e deve ser um hábito de vida, mas quando se torna uma obsessão pode trazer problemas pessoais e de relacionamento.

Se você pensa em parecer sempre fantástica “para ele”, deve saber que esse não é o caminho. Em primeiro lugar, você deve querer fazer isso para se sentir bem consigo mesma, e em segundo lugar, nunca a obsessão com o corpo deve ocupar todos os nossos objetivos e metas de vida.

Quando você começa a se amar e se aceitar como é, irradia luz. E essa é a luz que apaixona. Fique em forma se a faz sentir bem, coma alimentos saudáveis, maquie-se e arrume seu cabelo, mas que não dedique a vida a isso nem se sinta menos por não “encaixar” nas medidas perfeitas que nos querem vender.

Advertisement

Como superar um complexo?

A maioria dos complexos que temos com nosso corpo remontam a experiências passadas, em nossa infância ou adolescência, quando nos são impostas ideias de como ser ou parecer que nem sempre podemos alcançar.

Os pontos de comparação vão mudando segundo a época e as culturas, mas cada um deles dita um estereótipo que nos leva a sentir-nos inferiores aos demais. No caminho tortuoso para superar esse complexo é onde mais sofremos, e se não se supera, pode acompanhar-nos toda a vida.

Superar um complexo depende em grande medida da auto aceitação e de um entorno carinhoso que nos ajude no processo. Mas, além disso, para superar um complexo, precisamos aceitar que nem sempre podemos agradar a todos e que o mundo é um amplo leque de subjetividades.

Refaça seus passos e abrace sua criança interior

Um grande exercício é abraçar a nossa menina interior, ajudá-la a crescer e a sair da vergonha e do medo de mostrar-se aos outros. Em muitos casos, algumas pessoas precisam buscar ajuda psicológica para superar os complexos com seu corpo, e outras tantas o superam à medida que a vida as amadurece.

Seja qual for o seu caso, mais cedo ou mais tarde aprenderá a se amar e a superar aquele complexo que a impede de mostrar-se ao mundo como deseja. Se for algo pequeno, talvez resolva cuidar de você um pouco mais, correr, fazer exercícios ou aplicar seus cremes à noite. São carinhos que você merece, mas que deve fazer por prazer e jamais por querer “se encaixar” ou agradar aos demais.

Advertisement

Apaixone-se por você

Trate-se com cuidado. Ame-se e comporte-se dessa maneira. Que as palavras que diz a si mesma sejam de carinho e que construam em sua alma um muro forte e indomável.

Que cada dia que se olhar no espelho, seu sorriso irradie tanta luz que não a deixe ver aquilo que a deixa com complexos e não soma.

E que encontre um amor que a ame assim, como você é: bela… Por dentro e por fora.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original Lo que a ti te acompleja, a él lo enamora

Toma un momento para compartir ...

Fernanda Gonzales Casafús

Fernanda Gonzalez Casafús é argentina, mãe e formada em jornalismo. Ama os animais, daçar, ler e a vida em família. Escrever sobre a família e a maternidade se tornou sua paixão.