O mural da gratidão

Crie um espaço em casa onde todos possam escrever mensagens positivas

Wendy Rojas

Na semana passada vi uma foto publicada por uma amiga, onde mostrava um quadro que servia como mural de gratidão e de outras mensagens positivas entre membros de sua família.

Pareceu-me uma ideia genial e decidi fazer algo similar em casa. Encontrei uma moldura de madeira que tinha comprado meses antes com toda a intenção de usá-la para uma foto de família, e como ainda não o tinha utilizado como tinha pensado, decidi transformá-lo no meu mural da gratidão para criar um espaço onde cada membro da família pudesse escrever mensagens.

Na nossa última noite familiar, apresentei-lhes a ideia. O que não imaginei é que esse mural teria pelo menos duas funções, que beneficiam tanto quem dá quanto quem recebe, pois a pessoa que escreve está praticando a arte de expressar gratidão, algo que nos faz reconhecer o bem em nossos seres mais próximos – o que é muito necessário em cada família.

Por outro lado, exprimir gratidão gera bons sentimentos na pessoa que a exprime. Além disso, a pessoa que recebe a mensagem se sente bem ao ver que outros levam em conta o bem que fazem diariamente, e é uma injeção de positividade muito necessária para uma sadia autoestima.

Seu mural familiar de gratidão

Aqui lhe digo como integrar esta ideia às suas atividades diárias:

Advertisement

1. Consiga um “mural”

Pode ser uma cartolina, um papelão forrado ou pintado da cor que deseja. Pode usar também um pedaço grande de madeira, como eu fiz. Escreva na parede uma mensagem similar a esta: “Te amo porque…” ou “Obrigado por…” Encontre em uma das paredes de sua casa o lugar ideal para colocar seu mural. Pode ser na cozinha ou na área comum mais utilizada.

2. Notas autoadesivas

Compre um bloco de notas adesivas (tipo post it) e use uma nota para cada expressão de amor ou gratidão. Por exemplo: “Jorge, obrigada por consertar a porta do banheiro. Ficou como nova!”, ou simplesmente “Amo você porque consegue perceber quando preciso de um abraço”.

3. Inaugure seu mural

Convide todos os membros de sua família a participar de uma ocasião especial: a inauguração do muro de gratidão. Explique que esse é um novo espaço para expressar abertamente nossos sentimentos positivos. Não há limite para expressar tudo de bom que vemos em cada membro da família.

Talvez, no começo, seja só você que vai escrever no mural, mas asseguro-lhe de que todos irão notar o bem que lhes faz receber uma mensagem, mencionando algo bom que fizeram. Logo tentarão fazer os outros se sentirem bem com seus próprios bilhetes.

Além disso, os bilhetes podem permanecer lá pelo tempo que o destinatário desejar. Se quiser guardá-los num lugar mais privado, é seu direito.

Advertisement

Não deixe que passe um dia sem expressar algo bonito por cada membro de sua família. Muitas vezes, tudo o que precisamos é uma amostra de carinho ou saber que não somos invisíveis para os outros. Por diversas razões, às vezes pode ser difícil expressarmos com palavras o que sentimos. Nesse mural, podemos deixar um pequeno pedaço do nosso coração para que os nossos entes queridos saibam que são muito importantes para nós.

Com a prática, as expressões amáveis serão abundantes entre os membros de sua família e você terá contribuído para criar uma atmosfera de gratidão e amor em sua casa. Vale a pena lembrar que “o trabalho mais importante que faremos na vida será dentro das paredes de nosso próprio lar”.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original El muro de la gratitud

Toma un momento para compartir ...

Wendy Rojas

Wendy nasceu e cresceu na Guatemala. Já trabalhou como secretária executiva, recepcionista, tradutora e intérprete. É mãe de três filhos, faz trabalho voluntário, fala espanhol, inglês e alemão.