O homem bom para você chegará no momento certo

A ansiedade não traz mais que cansaço e decepção; espere o amor com calma e encontrará a pessoa que merece.

Erika Otero Romero

A minha última relação, aquela que pensei que seria com o amor da minha vida, começou como todas: cheia de magia. Pensei que a busca tinha terminado para mim. No entanto, o tempo e as ações mostraram-me que se tratava apenas de uma lição; uma muito difícil e dolorosa, aliás.

A realidade é que cheguei a odiá-lo. Ainda assim, o tempo me mostrou que devia estar agradecida com essa relação, pois me ensinou muitas coisas valiosas.

Apesar dessa aprendizagem, o medo de errar de novo me convenceu de querer ficar sozinha. Sim, tive medo, mas chegou um momento em que percebi que merecia alguém que me amasse de verdade e que eu lhe retribuísse igualmente. É por isso que estou trabalhando nessa aventura agora.

As verdades que aprendi

Como disse, dessa relação frustrada aprendi 5 coisas muito importantes que agora desejo compartilhar com você:

1. Você atrai o mesmo tipo de pessoa que é

Isso pode soar muito duro, mas é 100% verdadeiro. Você já ouviu aquela frase que diz: “semelhantes se atraem”? Pois existe uma variação a esta que diz: “Como se é por dentro, aparece por fora”. Esta é chamada de a Lei da correspondência.

Advertisement

A Lei da correspondência indica que o que há fora é uma projeção do que há dentro. Dentro de onde? Você se perguntará. De você! É simples, esta lei declara que “você pode saber o que está acontecendo dentro de si apenas olhando para o que acontece à sua volta”.

Vamos colocar isso então em palavras mais bíblicas se você prefere: “A luz atrai a luz e as trevas atraem mais trevas”. E sim, mesmo que me doa admitir, ele não era mais que uma pessoa atraída a mim pelo tipo de mulher que eu era naquele tempo.

Nessa época, meu crescimento espiritual era nulo, mas estava em plena busca dessa parte que me faltava para ser um ser humano melhor. No entanto, ele virou o meu mundo do avesso; deixá-lo entrar, acreditando que o amor havia chegado por suas mãos foi um caminho descendente que me mostrou o pior de mim. Como resultado, o meu mundo foi despedaçado.

Felizmente, as coisas mudaram para melhor quando tive a coragem de tirá-lo da minha vida. Comecei um processo de crescimento pessoal e espiritual que me trouxe muitas provas e solidão. Apesar disso, fui capaz de expor a minha melhor versão. Hoje sei que o tipo de pessoas que veem à minha vida, são as que se sentirem atraídas a mim pela minha luz, e não pelas minhas trevas.

2. O tipo de homem que merecia

Ao tirá-lo da minha vida, me dei conta dos grandes erros que tinha cometido. Apaixonei-me e amei a pessoa que acreditei ser e não quem ele realmente era.

Advertisement

Soube então reconhecer o tipo de homem com quem não queria voltar a tropeçar na vida. E isso, ao mesmo tempo, me levou a uma introspecção: descobri então as mudanças que tinha que fazer em mim para atrair a pessoa certa. Se queria alguém honesto em minha vida, eu tinha que ser honesta; e assim por diante.

Quando se faz isso, o que se consegue é crescer como pessoa. Você se fortalece de tal maneira, que aprende a reconhecer um bom homem e diferenciá-lo de outro que ainda falta amadurecer e aprender mais.

3. Os 5 aspectos essenciais

As coisas imprescindíveis são aquelas que você sente que são necessárias em sua vida.

Aplicadas a uma relação de casal, são aquelas características que essa pessoa especial deve ter e das quais não abre mão. E não o fará porque sabe que são vitais para tornar possível a convivência e o relacionamento.

Claro, “os imprescindíveis” podem ser 3, 5 ou 10, segundo suas regras. A questão é que não se faça um auto boicote só porque quer que esse homem esteja em sua vida.

Advertisement

4. Os 5 aspectos que de maneira nenhuma irá tolerar

Claro que o ponto anterior me traz diretamente a este. Se há características que desejo encontrar em um homem, também há coisas que não desejo encontrar.

Por exemplo: não quero que fume e tampouco que goste de álcool.

Isto pode parecer um pouco rígido, mas é que a longo prazo você vai economizar dor e decepção. Se ignorar os aspectos que não gosta em alguém, a relação vai complicar-se por causa da sua falta de coragem para enfrentar a tempo essas manias que você sabia que não ia tolerar.

5. Aprenda a esperar ativamente

É necessário aprender a esperar, mas não me refiro a uma espera passiva, mas ativa. Quer dizer, você sabe o que quer e não quer em um relacionamento, mas você não deve deixar de se preocupar com seu crescimento pessoal e espiritual.

Se há algo maravilhoso em ser humano, é que você pode passar de bom para melhor apenas trabalhando com vontade para conseguir. Se quiser, pode sair com amigos, inscrever-se em cursos, ir a uma academia ou só sair por aí de vez em quando. Talvez no momento menos esperado se veja de frente com essa pessoa especial.

Advertisement

Apenas tenha cuidado para que, com medo de ficar sozinha ou de “perder o trem”, você se confunda. Acalme-se e aprenda a discernir.

Ele virá na hora certa

Hoje ou amanhã, não sei, mas quando estiver preparada, o homem que merece e tanto procura e anseia chegará à sua vida. Não será questão de sorte nem acaso.

Mas, sim, que você trabalhou duro para se tornar uma mulher especial merecedora de um bom homem que, cedo ou tarde, chegará.

Mas, como eu disse antes, não tenha medo de ficar sozinha, porque isso pode levá-la a escolher mal. Saia, conheça pessoas, estude e divirta-se, mas com cuidado. Não se esqueça de observar e analisar com calma e ter sempre presente seu propósito, e saberá reconhecer esse homem especial no momento certo.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original El hombre que es bueno para ti, llegará en el momento indicado

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.